Power não dá chance aos rivais e larga na pole-position em St. Pete. Castroneves é quinto

O australiano da Penske conquistou a pole-position da primeira etapa da temporada ao superar Takuma Sato e Simona de Silvestro, que conseguiu o terceiro posto na última volta

O treino classificatório deste sábado (23), em São Petersburgo, mostrou que a temporada da Indy vai ser muito equilibrada. Sem as presenças de Tony Kanaan, Ryan Hunter-Reay e das Ganassis na fase final, quem se deu bem foi Will Power. Ele aproveitou a força e o favoritismo que carrega para cravar a pole-position da primeira prova do ano.

A segunda colocação ficou com Takuma Sato, líder do último treino livre, com Simona de Silvestro completando os três melhores. A suíça conseguiu superar Tony Kanaan, seu companheiro de KV, que ficou apenas na 11ª colocação e foi eliminado na penúltima fase da atividade. A quarta colocação ficou com James Hinchcliffe, da Andretti.

Com um carro aparentemente melhor nas atividades de hoje, Helio Castroneves ficou em quinto. Fechando os seis que brigaram pela pole, o estreante Tristan Vautier mostrou que pode ser uma das surpresas da temporada.

Marco Andretti ficou em sétimo, com Hunter-Reay, Sebastian Saavedra e Dario Franchitti fechando as dez primeiras colocações. Bia Figueiredo foi eliminada ainda na primeira fase do treino.

A etapa de abertura da nova temporada da Indy está marcada para este domingo (24). 

Will Power larga na primeira colocação do GP de São Petersburgo (Foto: Chris Jones/Indycar)

Confira como foi o treino classificatório em St. Pete

Grupo 1

O primeiro grupo foi dividido com Ed Carpenter, Ryan Hunter-Reay, Helio Castroneves, Oriol Servià, James Hinchcliffe, Marco Andretti, Simon Pagenaud, Graham Rahal, Justin Wilson, Sébastien Bourdais, Alex Tagliani e Sebastian Saavedra.

Carpenter e Castroneves foram os primeiros a marcar tempo, com Ed cravando 1min03s277 e indo para a ponta da tabela. Mas Wilson melhorou a marca em 0s165 e tomou a primeira colocação do concorrente. E ele conseguiu uma marca ainda melhor  ao fazer 1min02s177.

Logo depois, quem pulou para a primeira colocação foi o brasileiro da Penske, que baixou a marca do companheiro de Bia Figueiredo em 0s147. Mais atrás, Hinchcliffe, Saavedra, Bourdais e Pagenaud, além de Carpenter, também já tinham voltas rápidas cronometradas.

Então com todos os pilotos na pista, Hunter-Reay foi para quarto, atrás de Castroneves, Saavedra e Hinchcliffe.  No fim, além deles, Servià e Andretti avançaram à segunda fase do treino classificatório.

As informações em tempo real direto de São Petersburgo
As imagens do sábado em São Petersburgo
A volta virtual em São Petersburgo
Especial Indy

Grupo 2

Já a segunda parte do treino contou com as presenças de Will Power, Simona de Silvestro, Takuma Sato, Tony Kanaan, Tristan Vautier, James Jakes, Charlie Kimball, EJ Viso, Dario Franchitti, Scott Dixon, Josef Newgarden, JR Hildebrand e Bia Figueiredo.

Dixon fez a estreia do segundo grupo na pista e cravou 1min04s479, tempo alto para os padrões dos treinos livres. Logo atrás veio Bia, sendo mais lenta 1s, mas ela melhorou, fez 1min03s301 e pulou para primeira faltando pouco mais de cinco minutos para o encerramento. Newgarden foi o terceiro a tentar uma volta rápida e conseguiu ser 0s016 mais lento que o tempo da brasileira. Perto do final, mais pilotos entravam na pista, mas Vautier, Power, Hildebrand, Kanaan, Viso e De Silvestro ainda não haviam marcado tempos na sessão.

Mas o cenário mudou quando o ponteiro mostrava três minutos para o fim, quando todos os pilotos restantes entraram na pista. Líder do último treino livre, Sato assumiu a primeira colocação, com Kanaan e Power completando os três melhores. Os 12 dos 13 pilotos estavam separados por menos de 1s no momento em que Power pulou para primeiro.

No fim, Power, Sato, Kanaan, De Silvestro, Franchitti e o estreante Vautier ficaram entre os seis melhores e se juntaram aos outros seis da primeira parte na disputa da pole-position do GP de São Petersburgo.

Grupo 3

Alguns minutos depois, começou a penúltima parte do classificatório. E, mais uma vez, Castroneves foi o primeiro a entrar na pista e conseguiu marcar 1min03s330 logo na primeira tentativa. O segundo foi Servià, mas ele optou por recolher seu carro sem uma marca significativa. E sem a presença de pilotos na pista, o treino ficou sem movimentação por alguns instantes.

Depois, todos os pilotos foram á pista faltando menos de cinco minutos para o final. E, claro, a monótona sessão ganhou emoção. Castroneves melhorou seu tempo e manteve a primeira colocação, mas Kanaan estava muito próximo, na segunda posição. Franchitti era o terceiro até ser superado por Hinchcliffe.

O minuto final foi de busca por melhorar as marcas anteriores. E Power aproveitou, fez 1min01s303 e assumiu a ponta. Sato era o segundo e De Silvestro ocupava a terceira posição. Por fim, o brasileiro da Penske, Hinchcliffe e Vautier completaram os seis melhores e avançaram à fase final do classificatório. Kanaan e Hunter-Reay acabaram ficando de fora da última parte do treino.

Fast Six

O início do treino foi com muito vento e, claro, sem piloto algum se arriscando na pista no primeiro minuto e meio de atividade. Castroneves entrou na pista pela primeira vez e marcou 1min02s825. Mas a chuva chegou para atrapalhar os outros pilotos na busca pela primeira colocação.

Faltando menos de três minutos para o encerramento, o único com tempo era Helinho, mas Power tratou de acabar com isso e assumiu o primeiro posto, deixando seu companheiro de Penske na segunda colocação.

Sato conseguiu tirar a dobradinha da Penske ao fazer o segundo tempo. O treino ganhou emoção no último minuto, mas ninguém conseguiu superar o tempo do australiano, que começa 2013 na pole-position. De Silvestro ainda conseguiu ficar com a terceira colocação em sua última volta.

Indy, GP de São Petersburgo, grid de largada:

1 Will POWER AUS Penske Chevrolet   1:01.207  
2 Takuma SATO JAP Foyt Honda   1:01.577 +0.370
3 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet   1:01.767 +0.560
4 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   1:01.822 +0.615
5 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet   1:01.899 +0.692
6 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Peterson Honda   1:02.064 +0.857
7 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet   1:01.688  
8 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet   1:01.733  
9 Sebastian SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet   1:01.794  
10 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda   1:01.815  
11 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet   1:01.913  
12 Oriol SERVIÀ ESP DRR Chevrolet   1:02.148  
13 Justin WILSON ING Dale Coyne Honda   1:02.177  
14 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda   1:02.119  
15 Graham RAHAL EUA RLL Honda   1:02.270  
16 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda   1:02.159  
17 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda   1:02.332  
18 James JAKES ING Dale Coyne Honda   1:02.165  
19 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Peterson Honda   1:02.473  
20 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   1:02.171  
21 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet   1:02.653  
22 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet   1:02.198  
23 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet   1:02.663  
24 JR HILDEBRAND EUA Panther Chevrolet   1:02.317  
25 Bia FIGUEIREDO BRA Dale Coyne Honda   1:03.255  
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.