Power apaga pecha de ‘ruim de oval’, guia com habilidade de especialista e vence 500 Milhas de Indianápolis
Possíveis grandes histórias foram ficando pelo caminho, como sempre acontece nas 500 Milhas de Indianápolis. Danica Patrick, Helio Castroneves, Takuma Sato, Tony Kanaan... Todos foram ficando pelo caminho e entregando os momentos finais para a disputa entre um trio improvável e veteranos que brigam pelo título do campeonato. Quem levou a melhor foi Will Power, tal qual um especialista das pistas ovais
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Que dia para ser australiano. Após Daniel Ricciardo vencer o GP de Mônaco da F1 pela manhã, Will Power aumentou a alegria no país de origem. Outrora visto como um piloto sem noção de pistas ovais, Power mostrou compostura, calma, acertos estratégicos e colocou a pressão de Indy no bolso para vencer as 500 Milhas de Indianápolis de 2018 de forma excepcional.
Confira como foram as 500 Milhas de Indianápolis
A largada para a Indy 500 de 2018 foi bastante tranquila e até pouco movimentada. Ed Carpenter saiu muito bem e se manteve na frente, com Simon Pagenaud sendo atacado por Will Power. Os dois até chegaram a trocar de posições, mas o francês retomou ainda no giro inicial.
Josef Newgarden manteve a quarta colocação, bem como Sébastien Bourdais seguiu em quinto. Atrás deles, porém, um feroz Tony Kanaan, dono da melhor largada do grupo da frente e que passava rapidinho por Spencer Pigot, Helio Castroneves e Scott Dixon.
Do pelotão da frente, pior para Danica Patrick, que saiu muito mal e caiu rapidinho para o 12º lugar, brigando com Matheus Leist, que também não saiu tão bem, mas ao menos recuperou a 13ª colocação em cima de Zachary Claman DeMelo.
No final do grupo, Graham Rahal e Alexander Rossi eram os grandes destaques dos primeiros giros e não poderia mesmo ser diferente. Ambos saíram bem, com o piloto da RLL ganhando sete lugares até ser 23º e o da Andretti levando seis posições para virar 26º.
As primeiras 50 milhas da corrida eram completadas e a impressão de que seria um ano com baixo número de ultrapassagens foi se confirmando no início. Carlos Muñoz ganhava a 18ª posição de Kyle Kaiser, mas era basicamente só isso que acontecia em dez voltas.
Praticamente todo mundo foi para os boxes, mas Claman DeMelo ficou na pista e, assim, liderou suas primeiras voltas na Indy. Os pilotos foram para a relargada na volta 55 com o canadense na frente de Carpenter, Kanaan, Newgarden, Pagenaud, Power, Castroneves, Pigot, Dixon e Hunter-Reay. Aliás, Helio tinha problemas com a bomba de combustível na parada.
Carpenter e Kanaan engoliram Claman DeMelo, mas nem tiveram muito tempo de abrir frente. No giro seguinte, lá estava Ed Jones estampando com força o muro na curva 2. Terceiro abandono e segunda amarela.
Com Power na dianteira, os pilotos chegaram à 120ª volta com um abismo entre o top-6 e Dixon, o sétimo. E Marco, que era quinto, parou bem pouco depois, mas não antes de ver Kaiser ter problemas mecânicos e abandonar.
BACK TO GREEN!?@AlexanderRossi AGAIN makes a move in Turn 2 on the OUTSIDE.?
? LIVE on ABC
? https://t.co/SAdeSxSfa7
? WatchESPN | @verizon INDYCAR Mobile#INDYCAR // Indy500?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Indy500 pic.twitter.com/DIqE7Sm5AZ— IndyCar Series (@IndyCar) May 27, 2018
Na volta 138, quando a corrida parecia mais calma e caminhando para uma decisão baseada na estratégia, logo depois da parada 5 de Newgarden, Wickens e Rahal, Bourdais rodou várias vezes até ir parar no muro da curva 4. Amarela no momento em que Muñoz virava líder.
A bandeira verde voltou com Hunter-Reay e Pagenaud brigando duro pelo terceiro lugar, Rossi fazendo uma manobra absurda por fora para ganhar duas posições e uma nova batida. Castroneves perdeu o controle na entrada da reta e bateu de traseira no muro interno, causando a quinta amarela.
Com a batida de Helio, a corrida foi para seu quarto final sob bandeira amarela. Power, Carpenter, Pagenaud, Hunter-Reay, Rossi – em corrida absurdamente incrível -, Andretti, Karam, Dixon, Leist e Newgarden pintavam no top-10, com Kanaan em 20º.
A história da corrida começava a ficar repetitiva: mais uma relargada, mais uma ultrapassagem absurda de Rossi pela linha de cima e outro acidente. Karam, que fazia ótima prova, voltou a ir para o muro em uma Indy 500, com uma roda soltando e tudo. Nova amarela.
A nova ordem tinha Power, Carpenter, Rossi, Pagenaud, Hunter-Reay, Andretti, Dixon, Leist, Rahal e Newgarden. Muñoz aparecia colado no top-10, com Kanaan já subindo para 14º e voltando ao páreo.
…YELLOW.
This time it's @SageKaram making contact with the wall in Turn 4.
:tv: LIVE on ABC
:chart_with_upwards_trend: https://t.co/SAdeSxSfa7
:calling: WatchESPN | @verizon INDYCAR Mobile#INDYCAR // Indy500?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Indy500 pic.twitter.com/m61rH1Vu8S— IndyCar Series (@IndyCar) May 27, 2018
Kanaan aproveitou o momento e, junto com Leist, cercou Muñoz, que ainda perdeu lugares para Hildebrand e Chaves. Tony virou nono e Matheus caiu para 14º.
Na relargada, a sete voltas do final, quem disparou foi Wilson, passando bem pela frente com Servià atrás. Power passou Harvey e seguiu em terceiro. Mas, a três voltas do fim, os ponteiros jogaram seus carros para o pit-lane. Power cruzou a entrada dos boxes já na liderança e com vantagem. Enfim, após anos de ser motivo de piada nos ovais, Power se vingou. Ele é vencedor da Indy 500.
Indy 2018, 500 Milhas de Indianápolis, Final:
1 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 200 voltas | ||
2 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | +3.158 | ||
3 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +4.592 | ||
4 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +5.223 | ||
5 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +6.718 | ||
6 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +7.235 | ||
7 | 29 | Carlos MUÑOZ | COL | Andretti Honda | +7.837 | ||
8 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | +8.691 | ||
9 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +9.311 | ||
10 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +11.336 | ||
11 | 66 | JR HILDEBRAND | EUA | Dreyer & Reinbold Chevrolet | +12.735 | ||
12 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +14.074 | ||
13 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +14.779 | ||
14 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +15.117 | ||
15 | 25 | Stefan WILSON | ING | Andretti Honda | +33.674 | ||
16 | 60 | Jack HARVEY | ING | Michael Shank SPM Honda | +34.797 | ||
17 | 64 | Oriol SERVIÀ | ESP | Scuderia Corsa RLL Honda | +38.232 | ||
18 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +41.514 | ||
19 | 19 | Zachary CLAMAN DEMELO | CAN | Dale Coyne Honda | +1 volta | ||
20 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | ||
21 | 17 | Conor DALY | EUA | Dale Coyne Honda | +1 volta | ||
22 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +2 voltas | ||
23 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +2 voltas | ||
24 | 7 | Jay HOWARD | ING | Schmidt Peterson Honda | +7 voltas | ||
25 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +13 voltas | NC | |
26 | 24 | Sage KARAM | EUA | Dreyer & Reinbold Chevrolet | +46 voltas | NC | |
27 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +55 voltas | NC | |
28 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +63 voltas | NC | |
29 | 32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevrolet | + 90 voltas | NC | |
30 | 13 | Danica PATRICK | EUA | Carpenter Chevrolet | +113 voltas | NC | |
31 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +143 voltas | NC | |
32 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +154 voltas | NC | |
33 | 33 | James DAVISON | AUS | Foyt Chevrolet | +155 voltas | NC |