Pole dominante, Newgarden encara ‘mata-mata’ em Elkhart Lake. E Hunter-Reay e Rossi tentam pontuar ‘fora de casa’

Josef Newgarden concluiu mais uma parte da etapa dominante em Elkhart Lake com a pole, mas agora parte para a corrida em clima de mata-mata. Para o americano, só a vitória interessa para seguir firme em busca do bicampeonato, enquanto Ryan Hunter-Reay e Alexander Rossi buscam bons pontos em uma pista que não é boa para a Andretti e a Honda

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A Indy parte para a décima de suas 17 etapas neste domingo em Elkhart Lake. No terceiro de seis circuitos mistos que o calendário possui, a pista de Road America recebe uma prova com toda cara de decisão. 

 
Sim, o domingo (24) também é dia de Copa do Mundo. De rodada tripla, aliás. Aí, no meio da programação futebolística, tem lá a etapa da Indy no misto de Elkhart Lake marcada para 14h (em Brasília). No clima do futebol, então, é possível dizer que trata-se de uma corrida com jeito de 'mata-mata' para Josef Newgarden.
 
Campeão de 2017, favorito em 2018 e pole dominante em Road America, Josef vive uma fase bem ruim na atual temporada e despencou de líder para quinto na tabela de pontos. E é na 'Spa-Francorchamps americana' que surge a maior chance de reação para o americano.
 
Isso porque a temporada tem sido bem clara em suas tendências: circuito misto é da Chevrolet – da Penske, sejamos sinceros -, circuito de rua é da Honda e os ovais é onde mais há equilíbrio. Portanto, Elkhart Lake é um território em que Josef basicamente tem a obrigação de sair com os 'três pontos'.
Josef Newgarden está fazendo sua parte, mas tem uma decisão neste domingo (Foto: IndyCar)

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"É legal quando você tem o carro para fazer isso. Nós tínhamos a velocidade na sexta-feira, então hoje foi ótimo. É nosso primeiro objetivo. Duas disputas, uma pela pole, uma pela corrida. A Chevrolet tem sido muito boa. O pacote do motor tem sido fenomenal. Precisamos apenas ser espertos e conseguir sobreviver as primeiras voltas. Poupar os pneus, salvar combustível e ficar ligado caso uma bandeira amarela aconteça durante a corrida. Veremos o que podemos fazer amanhã", explicou Josef.

 
Em situação um pouco melhor no campeonato e em segundo no grid aparece Will Power. Dá para dizer que o australiano tem as mesmas possibilidades que o americano companheiro de Penske no traçado de Wisconsin, mas sua situação no campeonato não é tão desesperadora assim.
 
"Essa foi perto. Estávamos próximos o tempo todo. Eu dei tudo em minha última volta. A primeira fila é uma surpresa. Eu sigo conquistando primeiras filas em todos os finais de semana. Não é a pole, mas sim, estou bastante feliz. Mas eram apenas 0s05, uma pena. Acredito que dei uma ótima volta, Josef também deu uma grande volta, e isso era o que tínhamos", disse o australiano.
Will Power larga ao lado de Josef Newgarden (Foto: Indy)
Voltando ao paralelo com o futebol, na segunda fila da corrida deste domingo temos dois pilotos que vão buscar 'pontuar fora de casa'. Num tipo de pista que não veste muito bem a Honda e pior ainda a Andretti, Ryan Hunter-Reay e Alexander Rossi foram extremamente competentes neste sábado.
 
"Não testamos aqui, então meio que chegamos atrás do resto, mas fizemos as mudanças certas e acredito que fizemos um grande esforço hoje. Eu esperava ser segundo colocado, mas largar em terceiro é algo que podemos trabalhar amanhã na corrida. Será interessante sem warm-up e tentar acertar o ajuste para a corrida, mas será o mesmo para todos. Nós temos uma ideia de onde estamos com pneus usados, então tentaremos e estimaremos onde precisamos estar com o ajuste e colocar todos os nossos esforços na pista. Brigar a partir terceira posição é algo bom, então podemos fazer isso", declarou Hunter-Reay, que larga da terceira colocação.
Alexander Rossi sai de um bom quarto lugar (Foto: IndyCar)
Bem próximos no campeonato, Hunter-Reay e Rossi podem acabar sonhando até com o pódio na etapa, visto que outros carros da Chevrolet não renderam muito bem e que Simon Pagenaud voltou a ter um desempenho sofrível. Ali, no bolo da Honda, nada impede que a Andretti se encontre e brilhe com seus dois principais pilotos.
 
"Podemos fazer muita coisa da quarta colocação. É sempre decepcionante quando você lidera dois grupos e perde a pole, mas foi bem próximo. É ótimo que em um circuito como esse é tudo tão próximo. Ontem realmente sofremos na parte da tarde e tomamos algumas boas decisões durante a noite que se mostraram certeiras", descreveu o vice-líder do campeonato Rossi.
Scott Dixon busca estragar a festa da Penske (Foto: Indy)
O líder do campeonato tem uma missão parecida com a da dupla da Andretti, mas com algumas diferenças: primeiro que Scott Dixon tem um histórico de visitante indigesto maior que o de Hunter-Reay e Rossi – inclusive estragou a festa da Penske nessa mesma pista em 2017 -, segundo que a Ganassi rende abaixo da Andretti quase que toda semana e parece ser este o caso novamente em Elkhart Lake. 
 
"Acredito que não tínhamos muito tempo para fazer algo na pista. Tinham uns outros cinco pilotos antes de nós e todos estavam tentando conseguir seus espaços. Não é culpa de ninguém, é apenas uma janela curta para tudo. Talvez deveríamos ter tentado descartar a terceira volta com os pneus pretos e conseguido um tempo melhor com os vermelhos. É o que é e nós só tivemos realmente uma volta para tentar conseguir algo. Acredito que o carro tinha o suficiente para o Fast Six, mas teremos que mostrar essa velocidade amanhã na corrida", comentou o neozelandês.

Foyt em dias de baixa

Com ambos de contratos renovados, Tony Kanaan e Matheus Leist viveram mais uma página da gangorra que tem sido a primeira temporada do plano de retomada da Foyt. A equipe tem bom rendimento em algumas pistas, ruim em outras. Em Elkhart Lake, a opção é a segunda.
Tony Kanaan ficou ligeiramente na frente de Matheus Leist (Foto: IndyCar)
Na 18ª colocação, Kanaan lamentou que o trabalho de ajuste de carro realizado pela Foyt não tenha dado certo e feito o desempenho evoluir. Não teve qualquer chance, segundo ele, de avançar no treino classificatório.
 
"Eu peguei tráfego na minha última volta, mas ela seria no máximo para o 13º lugar, não o bastante para avançar. O carro está saindo de traseira o fim de semana todo. Tentamos alguma coisa durante a noite [de ontem], mas não rolou, então ficamos um treino atrás", disse. 
 
"Estamos de volta onde estávamos ontem. Era o mesmo carro, então faríamos provavelmente as mesmas voltas de ontem quando tentamos os pneus vermelhos, mas o tráfego não ajudou. Não mudaria muito, talvez algumas posições, o que sempre ajuda, mas temos trabalho a fazer", seguiu.
Matheus Leist tenta seu primeiro top-10 na Indy (Foto: IndyCar)
Leist foi um pouco pior, parte da 20ª colocação, e falou sobre a necessidade de improviso da equipe para se sair melhor no domingo.
 
"Classificação complicada hoje. Tivemos dificuldades para encontrar o melhor ajuste para o carro. Precisamos de concentração para termos um ótimo carro para amanhã. É uma corrida longa  e você nunca sabe o que pode acontecer. Vamos continuar trabalhando, improvisando e fazendo nosso melhor para tentarmos um top-10 amanhã", colocou.
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