O’Ward vence corrida 1 da Indy Lights em Toronto, vê Herta bater e recupera liderança da temporada

A primeira corrida da rodada dupla do GP de Toronto da Indy Lights foi espetacular. Cheia de alternativas, disputas e acidentes, a prova teve Pato O'Ward aproveitando uma série de problemas com Colton Herta, triunfando e retomando a dianteira no campeonato. Victor Franzoni bateu quando ocupava o segundo lugar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A liderança da temporada 2018 da Indy Lights trocou de mãos neste sábado (14). Aproveitando uma série de problemas com Colton Herta, Pato O'Ward venceu pela quinta vez no ano na excelente corrida 1 de Toronto e retomou a dianteira do campeonato.

Herta largava na pole, mas ficou para trás logo que a bandeira verde saiu. Depois, até conseguiu se recuperar e, quando vinha na segunda posição, perdeu o carro e foi parar no muro, tomando um atraso grande no campeonato. Agora, o mexicano O'Ward tem 306 pontos contra 298 de Herta.

Na conturbada e divertida corrida canadense, segundo lugar para Santi Urrutia, que rodou e quase bateu poucos segundos antes da bandeira amarela que encerrou a corrida. O uruguaio é terceiro no campeonato com 259 tentos. 

Ryan Norman conquistou o segundo pódio na temporada, terminando na frente de Aaron Telitz e Dalton Kellett, dois que tiveram de ir aos boxes com os carros avariados por batidas. 

Victor Franzoni tinha tudo para chegar na segunda colocação, mas perdeu o controle e bateu também no muro, perdendo boa chance de se aproximar do top-3 da temporada.

A corrida 2 da Indy Lights no Canadá começa às 13h25 (em Brasília) neste domingo, com o campeonato ainda totalmente aberto.

Pato O'Ward em Toronto (Foto: Indy Lights)

Confira como foi a corrida 1 da Indy Lights em Toronto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A corrida 1 da Indy Lights começou muito movimentada apesar do diminuto grid de sete carros. Colton Herta vacilou na largada e despencou para quarto, enquanto Ryan Norman saiu de sexto para terceiro. Assim, Pato O'Ward herdava a primeira posição.

 
Só que Herta tinha um ritmo muito bom – assim como Santi Urrutia, que largou em terceiro e caiu para último – e ambos prometiam movimentar bem a prova. Não demorou para que Herta passasse Norman e virasse terceiro, enquanto Urrutia, em poucos metros na volta 4, superou Dalton Kellett e Victor Franzoni.
 
No giro seguinte, Urrutia mergulhou para cima de Norman e pulou para quarto, soltando o americano para segurar Franzoni, que vinha com mais ação. Foram quase três voltas de pressão até o erro de Ryan, com Victor voltando ao top-5. Lá na frente, Aaron Telitz tentava pressionar O'Ward e, ao mesmo tempo, se afastar de Herta.
Colton Herta fez muita bobagem em Toronto (Foto: Indy Lights)
Dono da casa, Kellett seguia seu calvário nos circuitos de rua. O canadense travou tudo e foi direto na barreira de pneus, correndo riscos até de tomar uma volta dos líderes.
 
A recuperação de Herta basicamente se completava na volta 13. O americano, que ficou escoltando Telitz, perdeu a paciência e foi para cima, passando sem muitos problemas pelo piloto da Belardi. Aí seriam 2s1 para O'Ward.
 
Enquanto Kellett ia tomando volta de todo mundo, Franzoni colava em Urrutia e tentava o troco na melhor briga da corrida, cheia de tentativas e defesas. Enquanto a luta seguia aberta, na volta 24, algo totalmente inesperado: Herta tomou um solavanco da pista e foi parar no muro sem ação. Fim de corrida para o então líder da temporada.
Victor Franzoni bateu também em Toronto (Foto: Indy Lights)
A relargada veio na volta 27, com 19 minutos de corrida pela frente. Surpreendentemente, Telitz não fez o menor esforço para deixar Urrutia passar e ficou segurando bem o companheiro uruguaio. O'Ward fugia na frente e Franzoni escoltava os dois.
 
Estava claro que aquilo ali não acabaria bem. Quando Urrutia finalmente conseguiu superar Telitz, tomou um toque na traseira que arrebentou a asa dianteira do americano. Por sorte, aparentemente, o uruguaio saiu sem danos.
 
Urrutia colava em O'Ward e abria uma sequência bizarra de incidentes. Primeiro, o próprio uruguaio rodou sozinho e despencou para quarto. Aí, Norman escapou, quase bateu e devolveu o terceiro lugar a Urrutia. Metros depois, Franzoni derrapou e deu no muro, vendo o segundo lugar escorrer pelos dedos.

E aquela batida de Franzoni encerrou a corrida da Lights, assim como a da USF2000, em bandeira amarela. Vitória crucial para O'Ward.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.