Na Garagem: Acidente em Michigan encerra carreira de Fittipaldi na Indy

A longa carreira de Emerson Fittipaldi no automobilismo chegou ao fim há exatos 20 anos. O ponto final foi um grave acidente no oval de Michigan

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Uma forte batida no oval de Michigan, há exatos 20 anos, colocou um ponto final na vitoriosa carreira de Emerson Fittipaldi no automobilismo. Curiosamente, no mesmo circuito e dia da primeira vitória do bicampeão da F1 na Indy.

 
Em 28 de julho de 1985, Emerson venceu com a Patrick as 500 Milhas de Michigan. Ali, colocou o primeiro ponto de exclamação em sua trajetória de sucesso nos Estados Unidos: ainda viriam um título e outros 21 triunfos, dois deles em Indianápolis.
 
Em 28 de julho de 1996, a passagem pela Indy se encerrou. Largando no meio da segunda fila, Emerson conseguiu pegar um excelente vácuo e partiu para o ataque sobre o terceiro colocado, o canadense Greg Moore.
Emerson Fittipaldi sofreu um forte acidente (Foto: Getty Images)

Moore, que espalhou um pouco na curva, acabou tocando sutilmente o carro de Emerson, que rodou em alta velocidade em direção ao muro.


Então com 49 anos, Emerson sofreu uma fratura em uma vértebra, no ombro e também uma lesão no pulmão. Desde então, só disputou provas ocasionalmente, a última delas no Mundial de Endurance em Interlagos em 2014.
 
Em entrevista à REVISTA WARM UP em 2012, Fittipaldi lembrou o episódio e citou a inexperiência do então apenas promissor Moore. “Eu fiquei chateado porque nunca pensei que, da posição em que eu estava, passando ele por fora, ele fosse me tocar na roda traseira. Se ele viesse me passando, tinha até chance de ele me tocar na roda traseira. E não é que eu baixei a minha trajetória. Acho que a falta de experiência dele… Quando eu cheguei do lado dele, passando por fora, tirei um pouco da asa dianteira dele. Ele deveria ter tirado um pouco o pé, mas ele não tirou e acabou tocando na minha traseira”.
Emerson Fittipaldi (Foto: Getty Images)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de quatro meses, ele me ligou: ‘Ô, Emerson, como que você está?’. Ele tinha medo de ligar para mim. Tinha 22, 23 anos. Era um super piloto. Eu tinha o maior respeito por ele. Era a esperança do Canadá. Tinha o Paul Tracy, que era espetacular, e aí apareceu o Greg Moore, muito jovem, que era tão espetacular quanto”, comentou. Moore tinha contrato assinado com a Penske para 2000, mas morreu na última corrida de 1999, em Fontana.

A corrida em Michigan seguiu e terminou com vitória brasileira: o paulista André Ribeiro brigou até a bandeirada com Bryan Herta e Maurício Gugelmin para ganhar pela segunda vez no ano.

PADDOCK GP #39 DEBATE F1 E MOTOGP COM CONVIDADO ALEX BARROS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.