Metade dos pilotos pede leite integral de ‘Vitória’ no caso de triunfo na edição 100 das 500 Milhas de Indianápolis

Uma das tradições mais conhecidas e curiosas das 500 Milhas de Indianápolis é ver o vencedor beber uma enorme garrafa de leite ao invés de estourar o champanhe, como normalmente acontece nos pódios das provas do esporte a motor. E, na edição 100, o ritual segue e a maioria dos pilotos pediu por leite integral para festejar uma eventual vitória. E a vaca, inclusive, esteve no IMS. O nome dela? Victory

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As 500 Milhas de Indianápolis são por si só uma das mais importantes tradições do esporte a motor no mundo. Então, não é de se estranhar que a famosa corrida do estado de Indiana também tenha lá seus rituais próprios. E um dos mais conhecidos é, sem dúvida, a celebração com uma enorme garrafa de leite. 

 
Ao invés do banho do champanhe no pódio, o vencedor da prova de quase três horas no superoval bebe um singelo e quase maternal leite em meio a uma coroa gigante de flores no chamado Victory Lane. A imagem virou quase um sinônimo da Indy 500 e o cenário onde os 33 pilotos que largam domingo almejam estar depois da quadriculada.
 
A comemoração é tão antiga quanto a própria corrida. Na verdade, a primeira vez em que o ganhador entornou a bebida foi no longínquo ano de 1936 depois do terceiro triunfo do nova-iorquino Louis Meyer. 

Conta a lenda que o dia estava tão quente no Brickyard, mas tão quente que, quando o piloto parou após a vitória, apenas pediu um copo de leite para matar a sede e refrescar o calor. Simples assim. Nos anos seguintes, o rito protocolo seguiu. E o produto vinha das fazendas leiteiras de todo o estado de Indiana.  

A vaca Victory andou pelos tijolinhos no IMS nesta semana (Foto:Reprodução)
 
Na história, apenas entre os anos de 1947 e 1955 a tradição não foi cumprida, além da vez em que Emerson Fittipaldi quebrou o protocolo propositalmente ao tomar suco de laranja. Isso aconteceu na conquista do brasileiro de 1993. Emerson tomou a iniciativa que fez muitos torcerem o nariz em Indianápolis sob a justificativa de promover o produto no Brasil.
 
Tal comportamento nunca mais aconteceu. E desde então todos os ganhadores tomam o leite. E é claro que a mais tradição das celebrações vai se repetir novamente na edição 100 da Indy 500 no próximo domingo. Como também é tradição, o leite vai vir de fazendas pertencentes à Associação de fazendeiros de Indiana. E os pilotos já fizeram suas escolhas.
 
Dos 33 competidores que vão alinhar no grid, 17 pediram por leite integral no caso de vitória nas 500 Milhas, incluindo o pole James Hinchcliffe. 13 vão de semidesnatado, entre eles os dois brasileiros, Helio Castroneves e Tony Kanaan, enquanto apenas três optaram pelo desnatado: Charlie Kimball, Pippa Mann e Spencer Pigot.
 
E como a edição 100 é mais do que especial, até a provedora do leite também apareceu no IMS nesta semana. O nome dela? Victory.
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.