Matemática do título: as chances de Castroneves ser campeão da Indy na decisão em Fontana

Helio Castroneves não pode nem pensar em chegar acima da terceira posição nas 500 Milhas de Fontana deste sábado. Qualquer resultado diferente da zona do pódio elimina as chances de o brasileiro tirar o título de Will Power

A cobertura completa do GP de Fontana no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens desta sexta-feira da Indy em Fontana

A pole ajudou um pouco, mas as chances de Helio Castroneves ser campeão na madrugada deste sábado (30) para o domingo (31) após as 500 Milhas de Fontana limitam-se a poucos resultados. Basicamente, o brasileiro tem de chegar na posição de pódio e torcer contra a evolução de seu companheiro Will Power, que largaria na 21ª posição, mas vai ganhar um posto no grid pela ausência de Mikhail Aleshin, acidentado gravemente no treino livre que sucedeu a classificação.

    O olhar de Stallone Cobra preocupado de Will Power (Foto: IndyCar)
    ANÁLISE
Pedro Henrique Marum: Power precisa ser campeão para provar que sabe ganhar
     

Aliás, a ausência de Aleshin é uma ajuda, ainda que mínima, a Power. Caso Castroneves termine a corrida em terceiro, o australiano teria de ser o último dos 21 pilotos que vão participar. Na prática, a situação é complicada, considerando que Carlos Huertas vem andando de forma tão lenta que possivelmente vai ganhar uma bandeira preta da direção de prova, pedindo para que pare e veja a decisão dos pits.

A matemática do título considera os pontos de bonificação que serão distribuídos, três no total — dois pelo maior número de voltas lideradas e um por qualquer volta liderada. Castroneves não pode em nenhuma situação empatar em pontos porque perde no principal critério de desempate, vitórias. Mesmo ganhando hoje, Helio teria duas no total, sendo que o parceiro de Penske colecionou três ao longo da temporada.

CASTRONEVES POWER
1º com bonificação máxima (3 pontos) 7º sem bonificação alguma 679 – 678
1º sem bonificação de número de voltas lideradas (1 ponto)  8º sem bonificação de número de voltas lideradas, com ou sem bonificação de volta liderada 677 – 674/675
1º sem bonificação de número de voltas lideradas  9º com bonificação máxima 677 – 673
2º com bonificação máxima 14º sem bonificação alguma 659 – 658
2º sem bonificação de número de voltas lideradas 16º com ou sem bonificação de volta liderada 657 – 655/654
2º sem bonificação de número de voltas lideradas 17º com bonificação máxima 657 – 655
2º sem bonificação de volta liderada 17º com bonificação máxima 656 – 655
3º com bonificação máxima 19º sem bonificação alguma 649 – 648
3º sem bonificação de número de voltas lideradas 20º sem bonificação alguma 647 – 646
3º sem bonificação de volta liderada 21º com ou sem bonificação de volta liderada 646 – 645/644
 

Castroneves consegue pole e vê companheiro e rival Power largar em penúltimo

É uma prova longa, de mais de 800 km e tal, mas se o treino que definiu o grid de largada nesta sexta-feira (29) em Fontana refletir o desempenho na corrida, Helio Castroneves tem grandes chances de reverter a quase impossível situação do campeonato. Will Power, o líder e favorito ao título, foi "tão, tão mal" em suas duas voltas rápidas que vai largar na penúltima colocação, apenas à frente do tartaruguiano Carlos Huertas. E no encerrar das luzes do treino, último a ir para a pista, o brasileiro conseguiu desbancar Juan Pablo Montoya para ficar com a pole-position da corrida.

A terceira via na decisão deve fazer mesmo um papel de coadjuvante no fim de semana. Simon Pagenaud e sua equipe, a SPM, repetiram o desempenho visto nas outras provas de 500 Milhas, e sem andar entre os mais rápidos, obtiveram uma posição intermediária no grid. 13º foi o que o ótimo francês conseguiu de melhor — 0s3 mais lento, destaque-se, que seu rápido companheiro, Mikhail Aleshin. Disse Pagenaud que tem carro para a vitória e que o tempo não importa em si. OK, então.

Tony Kanaan e seu parceiro de Ganassi, Scott Dixon, tiveram desempenhos bem semelhantes — como acontece nas provas de longa distância em superovais. Desta vez, o neozelandês levou a melhor, mas os dois largam próximos, em quarto e sexto.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Galeria de imagens


 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.