Karam surpreende e lidera oitavo treino livre das 500 Milhas de Indianápolis marcado por batida de Wickens

Sage Karam, apenas 24º no grid das 500 Milhas de Indianápolis, conseguiu a proeza de liderar o oitavo treino livre. Tony Kanaan terminou a sessão na segunda colocação, enquanto Helio Castroneves foi o sétimo. Matheus Leist ficou em 18º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ele é apenas 24º no grid de 33 carros das 500 Milhas de Indianápolis, mas mostrou alguma força nesta segunda-feira (21). Sage Karam, piloto do #24 da Dreyer & Reinbold, assumiu a liderança do oitavo treino livre ainda nos primeiros instantes de lá não mais saiu, assegurando o melhor tempo de volta na abertura da semana da principal corrida do automobilismo americano.

 
Karam anotou o tempo de 39s741 logo em uma das primeiras tentativas. Em um dia marcado pelas voltas em tráfego, simulando situações de corrida, o objetivo da maioria dos pilotos não era necessariamente quebrar os cronômetros de Indiana.
Sage Karam liderou o TL8 em Indianápolis (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Tony Kanaan foi o segundo mais rápido, mas não tão próximo de Karam. O piloto do #14 foi 0s236 pior que o líder, capitaneando um grupo de pilotos com rendimentos semelhante. Ryan Hunter-Reay, Charlie Kimball, Alexander Rossi completaram o top-5, todos com tempos na casa de 40s0.
 
Helio Castroneves terminou a sessão na sétima colocação da tabela e 0s370 pior que Karam. O veterano chegou perto de ser o melhor Penske do dia, superado por pouco por Will Power, que fechou em sétimo.
 
Já Matheus Leist, que sofreu problemas mecânicos e passou bastante tempo na garagem, não conseguiu a quilometragem desejada e apareceu apenas em 18º na tabela de tempos. Foram apenas 19 voltas para o novato, enquanto o piloto com mais voltas na sessão, Will Power, somou 120.

O destaque negativo do dia foi Robert Wickens. O canadense aumentou o ainda baixo número de acidentes nos preparativos em Indiana após perder controle na reta oposta e bater de frente. Trata-se de um novo revés para a Schmidt Peterson, que já passou pelo trauma de perder James Hinchcliffe no Bump Day de forma altamente inesperada.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Saiba como foi o TL8 das 500 Milhas de Indianápolis

A chuva resolveu aparecer exatamente na hora em que os carros iam para a pista nesta segunda-feira. Desta forma, o oitavo treino livre sofreu um pequeno atraso, começando às 14h (em Brasília). Ainda que o traçado não inspirasse tanta confiança assim, muita gente já foi dar voltas logo no início, buscando os primeiros acertos para a corrida do final de semana.

Com pista cheia, as velocidades ainda não estavam tão rápidas assim. O primeiro piloto a conseguir baixar dos 40s foi Sage Karam, que virou 39s742, quase 0s3 mais rápido que Ryan Hunter-Reay.

E aí veio uma bela pancada. Robert Wickens escorregou, tocou o muro na curva 2 e, após metros de pouco controle, deu de frente na reta, danificando muito a dianteira e forçando a primeira amarela. Foram bons minutos para tirar o carro do piloto – que ficou bem.

Os minutos seguintes acabaram sendo de quilometragem e tentativas diferentes das equipes, mas sem muitas mudanças em relação a tempos. Charlie Kimball era um dos que conseguia subir, virando terceiro.

A sessão foi se arrastando com pista lotada, mas sem muitas quedas de tempo e bastante trabalho com o vácuo. No meio disso, diversas aparições da bandeira amarela para inspeções de pista, com uma chuva que seguia ameaçando. E Matheus Leist sequer saía para andar já na hora final, sofrendo com problemas elétricos mais uma vez.

Indy 2018, 500 Milhas de Indianápolis, treino livre 8:

 
1 24 Sage KARAM EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 39.742   71
2 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 39.978 +0.236 66
3 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 40.032 +0.290 68
4 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 40.075 +0.333 79
5 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 40.088 +0.346 70
6 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 40.099 +0.357 120
7 3 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 40.113 +0.371 118
8 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 40.152 +0.410 56
9 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 40.162 +0.420 79
10 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 40.185 +0.443 101
11 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 40.223 +0.481 92
12 25 Stefan WILSON ING Andretti Honda 40.229 +0.487 115
13 32 Kyle KAISER EUA Juncos Chevrolet 40.238 +0.496 72
14 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 40.255 +0.513 100
15 66 JR HILDEBRAND EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 40.315 +0.573 93
16 29 Carlos MUÑOZ COL Andretti Honda 40.319 +0.577 109
17 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 40.337 +0.595 115
18 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 40.365 +0.623 19
19 13 Danica PATRICK EUA Carpenter Chevrolet 40.372 +0.630 69
20 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 40.379 +0.637 51
21 60 Jack HARVEY ING Michael Shank SPM Honda 40.384 +0.642 93
22 7 Jay HOWARD ING Schmidt Peterson Honda 40.396 +0.654 100
23 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 40.435 +0.693 74
24 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 40.467 +0.725 54
25 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 40.481 +0.739 3
26 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 40.491 +0.749 98
27 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 40.527 +0.785 81
28 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 40.544 +0.802 87
29 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 40.559 +0.817 45
30 33 James DAVISON AUS Foyt Chevrolet 40.613 +0.871 45
31 64 Oriol SERVIÀ ESP Scuderia Corsa RLL Honda 40.617 +0.875 65
32 17 Conor DALY EUA Dale Coyne Honda 40.682 +0.940 60
33 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 40.742 +1.000 58

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.