Kanaan e Leist dão show e garantem vaga na quarta fila das 500 Milhas de Indianápolis. Rossi larga em penúltimo

A dupla brasileira da Foyt teve um excelente desempenho no primeiro grupo do Pole Day. Com Tony Kanaan batendo Matheus Leist por 0s07, os dois se garantiram nas melhores posições de fora do Fast Nine

E só deu Foyt no grupo que definiu do décimo ao 33º lugar no grid das 500 Milhas de Indianápolis. Com um desempenho espetacular, Tony Kanaan e Matheus Leist bateram os rivais e se posicionaram nas primeiras colocações da quarta fila, atrás apenas daqueles que vão ao Fast Nine. 

Marco Andretti também foi outro que levantou a galera no Indianapolis Motor Speedway. Apesar dos problemas da Andretti, o americano foi muito veloz e fez o terceiro melhor tempo, pouco menos de 0s2 acima de Leist. Assim, também sairá na quarta fila.

A quinta fila terá o inspiradíssimo Zachary Claman DeMelo, o mediano Ryan Hunter-Reay e um também surpreendente Charlie Kimball, que conhece bem também o oval.

A sexta fila começa com o atual vencedor Takuma Sato, que fez ótimo trabalho pelas limitações da RLL. Kyle Kaiser, bem também, sai em 17º, enquanto Robert Wickens é só 18º.

Lá no fim do grid, assustaram o desempenho ruim de Ed Jones, que sai apenas em 29º, mas principalmente o de Alexander Rossi. Aparentemente sem nada de asa, o vice-líder do campeonato saiu descontrolado nas quatro voltas, tocou duas vezes o muro e sairá em penúltimo, ficando em situação delicadíssima. Só não foi último pela falta de potência de Conor Daly.

Tony Kanaan voou antes do Fast Nine começar e sai na quarta fila (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Confira como foi a definição do 10º ao 33º lugar em Indianápolis

Último classificado no Bump Day, James Davison abriu os trabalhos no domingo. E o australiano não foi dos piores, apesar de ter perdido bastante ritmo de uma volta para a outra e despencado da primeira para a quarta. O resultado foi 2min39s113, mais de 1s abaixo do tempo de ontem. Na sequência veio Conor Daly, favoritíssimo ao último lugar do grid com um carro que simplesmente segue sem acelerar. No fim, 1s3 acima de Davison.

 
Oriol Servià conseguiu andar 0s4 abaixo do tempo de sábado, mas isso não quis dizer muita coisa. O catalão se posicionava em segundo na lista, com grande chance de última fila. Aí veio Graham Rahal, com a RLL perdidíssima sem vácuo. O americano repetiu o desempenho do Bump Day, logo, ficou atrás de Servià.
 
Takuma Sato fez um trabalho muito competente com a RLL capenga. Foram mais de 0s7 derrubados em relação ao sábado e a liderança provisória da sessão. Após uma primeira volta bem animadora, Max Chilton foi perdendo ritmo como Davison, mas ficou atrás do rival por ter começado já mais lento. Pelo menos já estava salvo da última fila.
Ryan Hunter-Reay foi apenas mediano (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Jack Harvey abriu seus trabalhos com uma volta bem lenta e comprometeu tudo ali. Até conseguiu alguma consistência, mas só o suficiente para superar Daly. Aí veio Zachary Claman DeMelo, o grande destaque do início do segundo dia de classificação. O canadense tirou 0s9 da marca de ontem e virou um tempo que seria suficiente para 13º lugar no sábado. Belo desempenho.

Apesar de um começo bem promissor, Charlie Kimball foi caindo de produção volta após volta e chegou a brigar com Sato, mas se manteve entre Claman DeMelo e o japonês. O desempenho de Zach Veach seguia uma tristeza. O novato da Andretti continuou perdido e foi bem lento nas quatro voltas, batendo apenas Servià, Rahal, Harvey e Daly.
 
Gabby Chaves foi para a pista e teve duas últimas voltas fracas. O colombiano até abriu com cara de que poderia beliscar top-3 do grupo, mas ficou entre Chilton e Veach. Stefan Wilson veio na sequência com um desempenho bem parecido a do piloto da Harding, mas perdeu de Chaves no detalhe, ao menos batendo o companheiro de Andretti Veach.
 
Kyle Kaiser foi o piloto que passou mais perto do muro em sua quarta volta, mas nem isso o fez despencar. O americano andou firme e se colocou entre Sato e Davison. Logo na sequência chegou a vez do novato Robert Wickens, um dos candidatos ao título. O canadense não fez grandes coisas e acabou atrás de Kaiser, se complicando para a corrida.
Alexander Rossi fez uma classificação horrorosa (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Sage Karam foi mais uma decepção do dia. O americano da Dreyer & Reinbold passou longe de andar forte e ficou entre as Andretti de Wilson e Veach com 2min39s417, 0s9 atrás de Claman DeMelo e 0s2 acima da própria marca no Bump Day. Jay Howard foi ainda pior e bateu na trave de ficar na última fila virando 2min39s725.
Marco Andretti levantou a arquibancada pela primeira vez no dia. O americano teve excelente ritmo e conseguiu baixar em 0s2 o tempo de Claman DeMelo, se credenciando a uma boa posição. Aí veio JR Hildebrand e mostrou que não foi Karam o problema e, sim, a Dreyer & Reinbold, que voltou muito em relação ao sábado. O americano quase perdeu lugar até para Howard.
 
Carlos Muñoz é um cara que sempre anda bem em Indianápolis, mas que não impressionou desta vez. O colombiano piorou em 0s4 a marca do sábado e se colocou entre Chilton e o compatriota Chaves. Outra Andretti a ir para a pista, Ryan Hunter-Reay teve desempenho mediano. Não foi mal como Muñoz, Wilson ou Veach, mas não repetiu o rendimento de Marco: 2min38s739 e o terceiro lugar parcial na disputa.
Tony Kanaan e Matheus Leist são companheiros e grandes amigos (Foto: Indy)
Aí veio um desempenho lamentável de Ed Jones. O piloto do #10 da Ganassi fez três voltas ruins e uma horrorosa, a pior do dia, mas escapou da última fila no detalhe, virando 0s02 mais rápido que Rahal. Aí vieram as duas Foyt dando show e levantando o IMS. Matheus Leist foi extremamente consistente e beliscou a primeira colocação do grupo, saindo na sequência quando o companheiro veterano Kanaan fez uma primeira volta absurda e bateu o jovem por 0s07 no somatório. 

O último carro a ir para a pista foi Alexander Rossi, que conseguiu tirar de Jones o posto de decepção do dia. O desempenho do americano foi medonho e, aparentemente sem asa, a luta de Alexander foi se manter no traçado. Larga em penúltimo.


Indy, Indy 500, Grid de largada do 10º ao 33º:
10 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 2:38.128  
11 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 2:38.192 +0.064
12 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 2:38.389 +0.261
13 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 2:38.591 +0.463
14 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 2:38.739 +0.611
15 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 2:38.830 +0.702
16 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 2:38.900 +0.772
17 32 Kyle KAISER EUA Juncos Chevrolet 2:39.012 +0.884
18 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 2:39.084 +0.956
19 33 James DAVISON AUS Foyt Chevrolet 2:39.113 +0.985
20 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 2:39.143 +1.015
21 29 Carlos MUÑOZ COL Andretti Honda 2:39.259 +1.131
22 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 2:39.287 +1.159
23 25 Stefan WILSON ING Andretti Honda 2:39.389 +1.261
24 24 Sage KARAM EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 2:39.417 +1.289
25 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 2:39.470 +1.342
26 64 Oriol SERVIÀ ESP Scuderia Corsa RLL Honda 2:39.504 +1.376
27 66 JR HILDEBRAND EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 2:39.703 +1.575
28 7 Jay HOWARD ING Schmidt Peterson Honda 2:39.725 +1.597
29 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 2:39.743 +1.615
30 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 2:39.768 +1.640
31 60 Jack HARVEY ING Michael Shank SPM Honda 2:39.819 +1.691
32 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 2:40.046 +1.918
33 17 Conor DALY EUA Dale Coyne Honda 2:40.407 +2.279
 

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