A falta de sorte de Ryan Hunter-Reay em 2013 chegou ao fim. O norte-americano contou com o excelente desempenho da Andretti e com sua pilotagem arrojada para conquistar em Milwaukee sua segunda vitória na temporada 2013 da Indy.
O atual campeão da categoria soube o momento certo de fazer suas paradas nos boxes e contou, também, com o abandono de Marco Andretti, favorito, por pane seca após erro da equipe em seu reabastecimento.
Ryan Hunter-Reay, vencedor do GP de Milwaukee (Foto: Nick Laham/Getty Images)
Helio Castroneves foi um dos destaques da prova. Graças a uma estratégia diferente, o brasileiro da Penske escalou o pelotão e saltou da 18ª posição de largada para um excelente segundo lugar, segurando o aguerrido Will Power nas voltas finais.
Entre os demais brasileiros, Tony Kanaan se manteve o tempo todo dentro do top-10 e cruzou a linha de chegada na décima posição, enquanto Bia Figueiredo, em atuação irregular, sofreu um acidente e foi a 19ª e última colocada entre os que completaram a corrida no oval de West Allis.
Confira como foi o GP de Milwaukee, nona etapa da Indy em 2013:
Na largada, o domínio da Andretti ficou evidente. Hunter-Reay superou facilmente Power, jogou por fora e emparelhou com Marco e James Hinchcliffe nas duas primeiras curvas, mas o piloto do carro #25 conseguiu se manter na liderança. Quem também deu o pulo do gato foi Kanaan, que pulou de sétimo para quinto logo na primeira volta.
Largada do GP de Milwaukee, com trio da Andretti na frente (Foto: Nick Laham/Getty Images)
A primeira bandeira amarela veio apenas com 22 giros, quando Simona de Silvestro errou o traçado, raspou no muro e ficou lenta na pista. Esta primeira interrupção abriu o jogo de quebra-cabeças das diferentes estratégias entre os líderes e os pilotos que vinham mais atrás: enquanto os donos das primeiras posições seguiram na pista, a turma do pelotão intermediário parou nos boxes. Entre eles, Castroneves, que vinha apenas em 17º.
Na relargada, nova interrupção: Alex Tagliani perdeu a traseira e saiu rodando como se não houvesse o amanhã. Ao mesmo tempo, Graham Rahal acertou de leve a traseira do carro de James Jakes e danificou o aerofólio dianteiro.
A corrida só recomeçou para valer na volta 33. Andretti manteve a ponta, com Hunter-Reay em seu encalço. Helinho, neste momento, começou a escalar o grid. Em poucas voltas, saiu da 17ª para a 12ª posição e se manteve no mesmo ritmo dos líderes.
Quem roubou a cena subitamente foi Viso: enquanto Ryan seguia pressionando Marco sem conseguir ultrapassá-lo, o venezuelano tratou de se aproximar e de superar ambos, assumindo momentaneamente a liderança. Só então é que o atual campeão da Indy conseguiu superar o filho de Michael Andretti.
A partir daí, os líderes foram para os boxes, e quem já havia parado antes apareceu nas primeiras posições. Foi quando Takuma Sato surgiu na liderança, seguido por Castroneves. O duo acelerou forte e imprimiu ritmo intenso durante várias voltas. Quando, enfim, fizeram seus pit-stops, voltaram para a pista dentro do top-6 e entraram de vez na briga pela vitória.
Quem saiu da disputa de forma melancólica foi Andretti. Favorito absoluto ao triunfo em Milwaukee por seu domínio nos treinos livres e na classificação, o norte-americano teve problemas durante seu reabastecimento e, na sequência, sofreu pane seca e ficou parado no meio da pista, provocando nova bandeira amarela na 99ª volta.
Neste momento, a ordem dos seis primeiros trazia Sato em primeiro, seguido por Helinho, Hunter-Reay, Viso, Power e Hinchcliffe.
Sato na liderança do GP de Milwaukee (Foto: Nick Laham/Getty Images)
Na terceira relargada da prova, o japonês manteve a liderança e abriu grande vantagem para Castroneves, chegando à casa dos 7s. No entanto, Takuma pegou pela frente, como retardatário, Ed Carpenter. E o norte-americano não facilitou: por não ter recebido bandeira azul, ficou à frente do então líder durante várias voltas e a diferença entre o nipônico e o brasileiro desapareceu.
Em seguida, o piloto da Foyt parou novamente para reabastecer e trocar pneus. Hunter-Reay herdou momentaneamente a primeira posição, seguido por Viso e Hinchcliffe. Mas quando o trio da Andretti parou nos boxes, Sato reassumiu a ponta, outra vez seguido por Helio e Ryan.
A vitória do japonês parecia certa. Mas 'uma vez Takuma, sempre Takuma': o piloto se desconcentrou e errou sozinho quando tinha mais de 6s de vantagem para o segundo colocado, saiu da pista, andou pela parte suja e viu Helinho e Hunter-Reay se aproximarem de vez.
Mas não foi o brasileiro quem partiu para o ataque: foi o piloto da Andretti. Determinado, o dono do #1 superou tanto o piloto da Penske quanto o da Foyt e assumiu a ponta para não mais perdê-la, abrindo caminho para seu segundo triunfo em 2013.
A partir daí, Sato perdeu posições sucessivamente até chegar ao sétimo lugar final. Nem mesmo a última bandeira amarela restando apenas 39 voltas para o fim – provocada por um acidente de Bia, que errou sozinha e destruiu o bico de seu carro ao bater no muro – alterou a classificação. Hunter-Reay venceu, seguido por Castroneves e Power.
A vitória é da Andretti, mas pela segunda vez seguida, a Penske mostrou que reagiu e está mais viva do que nunca no campeonato. Helio, líder, agradece.
Indy, GP de Milwaukee, Final:
1 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Chevrolet |
|
250 voltas |
2 |
Helio CASTRONEVES |
BRA |
Penske Chevrolet |
+4.805 |
|
3 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
+5.392 |
|
4 |
Ernesto VISO |
VEN |
Andretti Chevrolet |
+6.251 |
|
5 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Andretti Chevrolet |
+6.463 |
|
6 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
+16.529 |
|
7 |
Takuma SATO |
JAP |
Foyt Honda |
+23.382 |
|
8 |
Dario FRANCHITTI |
ESC |
Ganassi Honda |
+23.804 |
|
9 |
Justin WILSON |
ING |
Dale Coyne Honda |
+1 volta |
|
10 |
Tony KANAAN |
BRA |
KV Chevrolet |
+1 volta |
|
11 |
Josef NEWGARDEN |
EUA |
Fisher Hartman Honda |
+1 volta |
|
12 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Schmidt Honda |
+1 volta |
|
13 |
Sebastián SAAVEDRA |
COL |
Dragon Chevrolet |
+2 voltas |
|
14 |
Ed CARPENTER |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
+2 voltas |
|
15 |
Ryan BRISCOE |
AUS |
Panther Chevrolet |
+2 voltas |
|
16 |
Graham RAHAL |
EUA |
RLL Honda |
+3 voltas |
|
17 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Ganassi Honda |
+4 voltas |
|
18 |
James JAKES |
ING |
RLL Honda |
+5 voltas |
|
19 |
Bia FIGUEIREDO |
BRA |
Dale Coyne Honda |
+8 voltas |
|
20 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Andretti Chevrolet |
+74 voltas |
NC |
21 |
Tristan VAUTIER |
FRA |
Schmidt Honda |
+77 voltas |
NC |
22 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dragon Chevrolet |
+98 voltas |
NC |
23 |
Alex TAGLIANI |
CAN |
Bryan Herta Honda |
+104 voltas |
NC |
24 |
Simona DE SILVESTRO |
SUI |
KV Chevrolet |
+181 voltas |
NC |
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