Hinchcliffe brilha, controla rivais e vence fácil em Iowa. Inspirado, Kanaan fecha prova em terceiro

Canadense se impôs, liderou praticamente de ponta a ponta e dominou dobradinha da Andretti, com Hunter-Reay, em bela prova de recuperação, chegando em segundo. Kanaan, melhor brasileiro da corrida, superou Rahal na penúltima volta e completou pódio no oval de Newton. Castroneves ficou em oitavo, enquanto Bia abandonou

James Hinchcliffe não teve dificuldades para vencer o GP de Iowa, décima etapa da temporada 2013 da Indy. Inspirado, o canadense assumiu a liderança ainda na primeira volta e só saiu da ponta durante as rodadas de pit-stops.

Em grande atuação, o piloto do carro #27 contou com o bom ritmo da Andretti para controlar a prova e segurar os poucos ataques que recebeu tanto de Marco Andretti quanto de Graham Rahal, um dos grandes destaques da corrida.

Pódio de Iowa, com Hunter-Reay, Hinchcliffe e Kanaan (Foto: Chris Jones/IndyCar)

Com isso, Hinchcliffe alcançou a terceira vitória na carreira e se tornou o primeiro piloto a triunfar três vezes na atual temporada. Ryan Hunter-Reay, em belíssima recuperação, ficou com o segundo lugar, logo à frente de Tony Kanaan, que ganhou a terceira posição na penúltima volta.

Helio Castroneves foi apenas o oitavo, enquanto Bia Figueiredo não completou a prova.

Confira como foi o GP de Iowa, décima etapa da Indy em 2013:

Após a largada, a liderança do pole Will Power durou apenas duas curvas: Hinchcliffe, impetuoso, largou por fora e assumiu a liderança logo na primeira volta. Kanaan ganhou uma posição, subindo para o quinto lugar, enquanto Helio se manteve em 11º.
Hinchcliffe assume liderança na largada em Iowa (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Quem logo de cara mostrou a que veio foi Rahal: largando em oitavo, o piloto da RLL fez um início muito forte, travou excelente duelo com Pagenaud e ascendeu ao sétimo posto. 
 
Mais à frente, ao mesmo tempo, Kanaan disputou posições com Ed Carpenter e Andretti e, mostrando o bom acerto de sua KV, assumiu momentaneamente o terceiro lugar. Enquanto isso, Power seguia perdendo posições sucessivamente e, antes da 30ª volta, já havia caído para oitavo, quase fora do top-10.
 
A primeira bandeira amarela veio já no 38ª giro: em duelo com Rahal, Hunter-Reay perdeu o controle e acertou de leve a traseira do carro de seu adversário, danificando o aerofólio dianteiro e deixando alguns detritos na pista. A maior parte dos pilotos partiu para o primeiro pit-stop, mas as posições não se alteraram.
 
A relargada veio na volta 52. Hinchcliffe manteve a liderança, sem ser ameaçado por Carpenter, que naquele momento ocupava o segundo lugar.

Os grandes duelos, neste estágio da prova, estavam no pelotão intermediário, com três ou até quatro carros emparelhados e trocando posições, com alguns toques entre si, mas sem nenhum acidente.

 
Enquanto isso, Hinchcliffe seguia imbatível na liderança, abrindo cada vez mais vantagem. Andretti chegou a recuperar o segundo lugar, mas nem mesmo ele, com equipamento tão competitivo quanto o do canadense, foi capaz de ameaçá-lo. 
 
Um pouco mais atrás, Rahal seguia abrindo caminho e realizando ultrapassagens cada vez mais arriscadas, acima do limite e com direito a toques leves, tanto no muro quanto nos adversários. Assim, enfileirou belas manobras sobre Oriol Servià, Carpenter e Simon Pagenaud e apareceu rapidamente no terceiro lugar, começando a surgir como um dos postulantes à vitória. 
Pelotão em ação no GP de Iowa (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Endiabrado, o piloto da RLL precisou de poucas voltas para se aproximar com extrema facilidade também de Andretti e superá-lo, assumindo o segundo lugar. Nas voltas seguintes, ambos trocaram de posições algumas vezes, mas o piloto do carro #15 levou a melhor e se manteve na vice-liderança da prova.
 
Na volta 136, Alex Tagliani provocou a segunda bandeira amarela ao perder a dianteira, raspar no muro e rodar, ficando atravessado na entrada do pit-lane. O canadense, no entanto, ainda conseguiu prosseguir na corrida e só abandonou algumas voltas depois.
 
Nova relargada, com Hinchcliffe ainda na liderança, seguido por Rahal e Andretti. Hunter-Reay, em grande reinício, deu continuidade à sua recuperação e saltou da nona para a sexta posição em uma única volta, se colocando também como um dos grandes nomes da prova e possíveis candidatos à vitória.
 
Mas Hinchcliffe estava imbatível. Seu triunfo, na realidade, só foi ameaçado de fato uma única vez, na relargada após breve bandeira amarela por conta de detritos na pista. Rahal, determinado a vencer em Iowa e com excelente acerto em seu carro, colocou por fora e emparelhou com o canadense durante uma volta inteira, chegando inclusive a ficar na frente por meio carro.
 
Mas o motor Chevrolet da Andretti de James falou mais alto que o Honda da RLL de Graham, e o carro verde ganhou a 'queda de braço' e permaneceu na primeira posição. A partir daí, restou a Hinch controlar o ritmo até o final.
Hinchcliffe celebra vitória em Iowa com a bandeira canadense (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Pouca coisa aconteceu a partir deste momento. Nem mesmo a última rodada de pit-stops, aberta na volta 190, alterou o cenário em relação à disputa pela vitória. 
 
Os giros finais, no entanto, foram dominados por Hunter-Reay – que enfileirou ultrapassagens sobre Pagenaud, Servià, Andretti e Rahal e pulou para a segunda posição –, e por Kanaan, que na penúltima volta, se valeu da queda de desempenho de Graham e o tirou do pódio, ficando com o terceiro lugar. 
 
Carpenter também acabou superando o carro #15 no último giro e fechou em quarto lugar, relegando o filho de Bobby a uma excelente quinta posição, com Pagenaud completando o top-6.
 
Castroneves, em desempenho discreto, chegou a flertar com os primeiros lugares, mas não conseguiu ir além do oitavo posto – suficiente, no entanto, para mantê-lo como líder do campeonato. Bia, discreta, em nenhum momento conseguiu deixar o fundo do grid e abandonou já no quarto final da prova.
 
Destaque negativo para Dario Franchitti, que teve desempenho muito abaixo do esperado e levou nada menos que quatro voltas de Hinchcliffe, cruzando a linha de chegada em uma melancólica 20ª posição.
 
Indy, GP de Iowa, Final:
1 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   250 voltas
2 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet +1.500  
3 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet +1.689  
4 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet +2.760  
5 Graham RAHAL EUA RLL Honda +3.020  
6 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Honda +6.665  
7 Oriol SERVIÀ ESP Panther Chevrolet +9.700  
8 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet +10.685  
9 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet +12.713  
10 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet +17.615  
11 Justin WILSON ING Dale Coyne Honda +1 volta  
12 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda +1 volta  
13 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Honda +2 voltas  
14 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet +2 voltas  
15 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda +2 voltas  
16 Scott DIXON NZL Ganassi Honda +3 voltas  
17 Will POWER AUS Penske Chevrolet +3 voltas  
18 James JAKES ING RLL Honda +3 voltas  
19 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet +3 voltas  
20 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda +4 voltas  
21 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet +7 voltas  
22 Bia FIGUEIREDO BRA Dale Coyne Honda 183 voltas NC
23 Takuma SATO JAP Foyt Honda 162 voltas NC
24 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda 139 voltas NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.