Indy
25/05/2018 15:06

Herta bate O’Ward na linha de chegada e leva 100 Milhas de Indianapolis na Lights. Franzoni é oitavo

Colton Herta se recuperou de treino classificatório ruim e venceu as 100 Milhas de Indianápolis. Prova foi marcada por disputa intensa entre os quatro primeiros carros e problemas mecânicos que deram a última posição para Victor Franzoni
Warm Up
EDUARDO PASSOS, de São Paulo

Após o Carb Day que teve Tony Kanaan ditando um forte ritmo na preparação para a Indy 500, as 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights mostraram que a briga na categoria suporte também pode ser emocionante. Em corrida decidida na linha de chegada, Colton Herta garantiu a terceira vitória consecutiva e se redimiu de uma classificação ruim. Herta, agora, lidera o campeonato seguido por Pato O'Ward, que apresentou melhor desempenho após etapa ruim no circuito misto do IMS.

O pole-position Dalton Kellett mostrou consistência e se manteve na briga pela vitória até os instantes finais e completou o pódio. Outro postulante ao título, Santiago Urrutia completou a briga quadrúpla que persistiu até a última volta e foi quarto.

Victor Franzoni, que havia largado bem e chegou a assumir a ponta, sofreu com problemas nos pneus e teve que ir aos boxes. A parada minou as chances do brasileiro, que chegou em último lugar.  O estreante Davey Hamilton Jr não conseguiu conter as investidas de Aaron Telitz e foi sétimo. Ryan Norman foi quinto.

A largada das 500 Milhas de Indianápolis está marcada para as 13h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo in loco.
Colton Herta venceu as 100 Milhas de Indianápolis depois de uma chegada emocionante (Foto: Indycar)
Confira como foram as 100 Milhas de Indianápolis da Indy Lights

Logo na largada, o pole Dalton Kellett começou a ser fortemente ameaçado pelos que concorrentes vinham logo atrás. Largando bem, Victor Franzoni chegou a assumir a liderança ao passo que Pato O’Ward caiu para sexto. No fim do primeiro quarto de prova, porém, o brasileiro sofreu com problema de pressão nos pneus e teve que ir aos boxes.

Pior da Andretti nos treinos que definiram o grid de largada, Colton Herta aproveitou bem as mudanças provocadas pelo problema de Franzoni e, em movimento surpreendente, chegou à primeira posição. Herta, então, passou a dividir a ponta com o pole-position Kellett e Urrutia, que também vinha do fundo do pelotão.

Com oito carros na pista novamente, a corrida seguiu apresentando forte dinamismo, com variações nas primeiras posições e no pelotão de fundo. Enquanto Urrutia, Herta e Kellett brigavam pela vitória, Victor Franzoni — que largara em quarto — brigava contra o estreante Davey Hamilton Jr e Aaron Telitz para sair da lanterna.

Por volta da 28ª volta, a briga a três pela ponta permitiu também a chegada de Pato O’Ward. O mexicano se aproveitou dos diversos momentos em que os líderes dividiam as curvas e, consequentemente, perdiam tempo, para se recuperar. Logo o dono do #27 se incluía na confusão.

A partir desse momento, a corrida atingiu impressionante grau de imprevisibilidade. A cada instante que um concorrente atingia a ponta, logo tinha seu vácuo aproveitado e caía de volta para uma posição anterior. As ultrapassagens foram constantes e a liderança variou entre os quatro carros. Paralelamente, no fundo, a situação seguiu estável, com Franzoni incapaz de sair da última posição e duas voltas atrás dos líderes.
Victor Franzoni enfrentou problemas durante a Indy 100 da Lights (Foto: Indycar)
A antepenúltima volta, porém, decidiu de vez o certame. Após passarem sem problemas o retardatário Hamilton Jr, o quarteto seguiu praticamente colado para mais um giro. O’Ward, que estava logo atrás de Urrutia, aproveitou-se bem do vácuo ao passo que Herta defendeu, com competência, investida semelhante de Kellett. Logo, os líderes do campeonato se desprenderam dos rivais e, garantindo a parte de dentro das curvas finais da prova, seguiram para o duelo particular.

A inteligente defesa de posição do dono do carro #98 se mostrou muito eficiente, e fez fracassar as duas tentativas do mexicano de ultrapassar pelo traçado externo. Com ligeira vantagem, o americano conduziu de maneira objetiva seu carro para a linha de chegada. O agora vice-líder do campeonato ainda tentou aproveitar-se do vácuo pela última vez, entretanto não obteve ritmo suficiente para a ultrapassagem uma vez saído da traseira de Herta. Kellett, que tentou manobra semelhante sobre Herta, chegou em terceiro e completou o pódio. Após chegar a liderar em certos momentos a prova, sobrou para Urrutia o quarto lugar. O grid foi completado, respectivamente, por Norman, Telitz, Hamilton Jr e Franzoni.

A vitória do americano é a terceira consecutiva na Indy Lights. Com esse resultado, Herta finalmente chega à liderança e agora possui 174 pontos, quatro a mais que O’Ward. Urrutia vê a briga pelo título mais restrita ao dois primeiros, e possui 158 tentos. Apesar do último lugar, Franzoni manteve o quarto lugar, com 132 pontos.
TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID


Últimas Notícias
domingo, 24 de junho de 2018
Indy
F1
Indy
F1
F1
F3
Indy
F1
F1
F1
F1
F1
Indy
F1
Indy
Galerias de Imagens
Facebook