Em Elkhart Lake que é da Chevrolet, Newgarden abre treinos livres com passeio e jeito de quem vai deixar má fase para trás

Josef Newgarden teve extrema facilidade para liderar os dois treinos livres em Elkhart Lake. Em mais um circuito misto que deve ser da Penske, o americano tem tudo para esquecer a má fase

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro dia da Indy em Elkhart Lake teve domínio completo de Josef Newgarden. Sim, é o tipo de pista que Penske e Chevrolet mais gostam em 2018, mas o americano sobrou muito em relação aos demais integrantes da equipe, liderando com bastante sobra os dois treinos livres.
 
E isso é um sinal forte de que Newgarden está reagindo muito bem à má fase que vive na temporada 2018. Após cinco corridas ruins, o campeão de 2017 e maior favorito ao título do atual campeonato despencou na tabela e, em Road America, tem a chance de ouro para reagir e voltar a sonhar com o bicampeonato.
 
Foram impressionantes 0s425 no TL1 e 0s275 as vantagens que Newgarden conseguiu construir para os demais oponentes. Também chamou a atenção o fato do americano ter sobrado muito no comparativo também dentro da Chevrolet, com o quarto lugar de Will Power no segundo treino livre tendo sido o melhor resultado depois dos de Josef.
 
Agora, a missão de Newgarden é bem clara: evitar o que aconteceu no Texas – e até nas corridas anteriores. Um começo muito forte de final de semana é excelente, óbvio, mas não é tudo. O #1 precisa manter a força nos próximos dois dias.
Josef Newgarden dominou a sexta-feira em Elkhart Lake (Foto: IndyCar)
"Estamos bem satisfeitos. O carro estava fácil de lidar, de trabalhar nele, isso foi ótimo. É muito bom quando você tem pouco a mudar. Tentamos alguns acertos diferentes e vimos que não há necessidade de sair de onde começamos. O pacote da Chevrolet está funcionando muito bem, acho que vai ser uma constante em pistas desse tipo. Até aqui, ótimo carro. Um começo sólido, só precisamos manter isso durante o final de semana", comentou o americano.
 
Como os traçados mistos anteriores colocaram a Chevrolet como franca favorita em qualquer pista desse time, é mais do que natural que Will Power surja como maior ameaça a Newgarden. Aliás, não é tão incomum assim o australiano ter uma sexta-feira sonolenta e crescer na hora certa.
 
"Nós mudamos nosso acerto e acabamos voltando um pouco. Acho que a pista estava sem aderência no começo dos dois treinos e aí foi melhorando, mas não era fácil lidar com isso. Josef estava muito rápido, então temos muitas informações dali para estudar. Vamos seguir trabalhando e buscar", declarou o australiano.
Will Power (Foto: Indy)
Apesar da força que Power provavelmente terá, quem deu bons sinais hoje foi Robert Wickens. O mais próximo de Newgarden no TL2 também foi quarto no TL1 e, mais do que nunca, o canadense parece pronto para voltar a aprontar num misto que pouquíssimo favorece a Honda.
 
"Acho que foi uma sexta-feira muito decente. O carro estava bom e estamos progredindo. Fizemos top-5 nos dois treinos, mas é só sexta. Então, seguir trabalhando e de pés no chão. Os primeiros rinais são bem positivos para nós, espero um bom final de semana", disse o canadense.
Outro que certamente vai se meter na briga é Scott Dixon, que em 2017 conseguiu furar o bloqueio da Penske e triunfar de forma improvável em Road America. Ainda que tenha tido um dia ruim, não é de graça que Scott lidera o campeonato com a Ganassi.
Scott Dixon (Foto: Indy)
"Acho que começamos um pouco lentos por algum motivo e aí tivemos um trabalho extra depois do TL1 aqui. Agora, espero que, depois de algumas mudanças, a gente consiga ir para a direção correta e ficar mais perto do melhor tempo da Chevrolet", falou o neozelandês.
 
E o que esperar de Alexander Rossi? Bem, o vice-líder do campeonato ainda não fez nada nos mistos em 2018 – nem a Andretti, diga-se, mas o rendimento muito acima da média nas demais provas credencia naturalmente o americano que teve altos e baixos na sexta-feira.
 
"Não foi a melhor sexta que já tivemos. Acho que estamos indo passo a passo e melhorando aos poucos, mas nós precisamos melhorar bastante e ainda não conseguimos. Felizmente, temos outro treino amanhã e três outros carros para evoluirmos juntos. Por enquanto, precisamos de algo bem grande para tentar a pole", disse Rossi.
Tony Kanaan (Foto: Indy)
Considerando a força da Chevrolet nos mistos, Road America é uma chance que Tony Kanaan e Matheus Leist têm de obterem bons resultados. Ambos fizeram top-10 no TL1 e caíram no TL2, mas podem ser bons nomes para uma eventual surpresa nos próximos dois dias.
 
"É ainda muito cedo para dizer o quão competitivo estaremos nesta pista, mas em todo caso já é um bom caminho em relação ao nosso início em outros circuitos mistos nesta temporada, como Barber e no GP de Indianápolis, por exemplo. Ainda temos uma boa margem de melhora e o nosso objetivo é de buscar um lugar entre os dez primeiros do grid", declarou Matheus.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.