Dixon puxa top-6 todo da Honda no primeiro treino livre em Toronto. Leist é 9º

O GP de Toronto começou com um primeiro treino livre totalmente dentro das expectativas: assim como nos demais circuitos de rua, só deu Honda. O top-6 foi dominado pela montadora japonesa com Scott Dixon na frente. Matheus Leist, em 9º, foi o segundo melhor da Chevrolet

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Scott Dixon começou na frente na etapa de Toronto da Indy. Em um TL1 que deu a lógica dos circuitos de rua em 2018, só deu Honda, com o top-6 todo dominado pela fornecedora japonesa. Dixon ficou na ponta com 1min00s747.

Graham Rahal ficou com a segunda colocação, 0s191 acima da marca estabelecida por Dixon. Alexander Rossi, que deu um leve toque no muro e voltou a se envolver em uma fechada em cima de Robert Wickens, fez a terceira melhor marca.

Takuma Sato teve a quarta melhor marca da sessão, transformando a RLL na primeira equipe a ter dois carros no topo do TL1. Marco Andretti e Sébastien Bourdais também se colocaram na frente de todas as Penske.

Will Power foi o melhor da Penske e, consequentemente, da Chevrolet. O australiano ficou 0s412 acima do tempo de Dixon. Ryan Hunter-Reay foi oitavo, com o brasileiro Matheus Leist em um bem positivo nono lugar. Ed Jones completou o top-10.

Scott Dixon liderou o TL1 em Toronto (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL1 em Toronto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro treino livre para o GP de Toronto começou pontualmente às 11h40 (em Brasília). O primeiro a estabelecer uma volta rápida foi o dono da casa Zachary Claman DeMelo, ainda em um bem elevado 1min09s. 

 
Max Chilton e, logo na sequência, Matheus Leist conseguiram tirar o canadense das primeiras colocações, com o brasileiro já conseguindo girar na casa de 1min04s.
 
Leist conseguia, pouco depois, virar já em 1min02s8, mas foi ali que sua liderança foi embora, com Josef Newgarden, o rei dos TL1, tomando a ponta: 1min02s832 para o norte-americano. Outra Penske, Simon Pagenaud aparecia perto com 1min02s868, enquanto Newgarden já baixava para 1min02s702.
 
Os primeiros 15 minutos de sessão se passavam com Pagenaud e o local Robert Wickens superando Newgarden, enquanto Alexander Rossi e Ed Jones logo atropelavam a dupla e já apareciam com 1min02s1. Ali, a ordem tinha: Rossi, Jones, Pagenaud, Wickens, Newgarden, Scott Dixon, Charlie Kimball, Leist, Zach Veach e Marco Andretti.
Will Power foi o melhor da Chevrolet (Foto: Indycar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro a romper a barreira de 1min02s foi Dixon, mas não demorou para Rossi voltar ao topo virando 1min01s404. Jones também tornava a superar o companheiro de Ganassi, com Andretti e Ryan Hunter-Reay surgindo no top-5.

 
Em todas as etapas de rua anteriores, deu Honda em todas elas, com um domínio bastate considerável. E isso começava a acontecer no TL1, com sete carros da fornecedora japonesa no top-7. E Dixon líder com 1min01s204, seguido por Marco, Rossi, Rahal e Jones.
 
A barreira de 1min01s não demorou também a ser derrubada por Dixon, que achava uma grande volta em 1min00s838. Enquanto isso, Newgarden era o melhor da Chevrolet em quinto, mas 0s6 acima do neozelandês. Aí, já nos 15 minutos finais, Jordan King apareceu como de costume na sexta-feira: no muro. Bandeira vermelha pelo incidente da curva 6.

Dixon conseguia baixar sua marca para 1min00s747 no curto período de bandeira verde que ainda apareceu. E deu tempo de Rossi relar no muro e ainda fechar Wickens, seu grande rival em disputas de pista na temporada.

Indy, GP de Toronto, TL1:

1 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 1:00.747   16
2 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 1:00.939 +0.192 16
3 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 1:00.979 +0.232 17
4 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 1:01.005 +0.258 16
5 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 1:01.049 +0.302 14
6 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 1:01.131 +0.384 18
7 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 1:01.160 +0.413 16
8 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 1:01.254 +0.507 15
9 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 1:01.270 +0.523 22
10 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 1:01.319 +0.572 19
11 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 1:01.341 +0.594 19
12 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 1:01.344 +0.597 17
13 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 1:01.441 +0.694 18
14 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 1:01.700 +0.953 23
15 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 1:01.769 +1.022 18
16 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 1:01.879 +1.132 13
17 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 1:01.904 +1.157 22
18 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 1:02.003 +1.256 16
19 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 1:02.176 +1.429 23
20 88 Conor DALY EUA Harding Chevrolet 1:02.386 +1.639 14
21 20 Jordan KING ING Carpenter Chevrolet 1:02.412 +1.665 23
22 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 1:02.471 +1.724 18
23 32 René BINDER AUT Juncos Chevrolet 1:02.477 +1.730 24
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.