Dixon coloca mais de 0s4 no resto do grid e puxa novo top-5 todo da Honda no TL2 em Toronto

O segundo treino livre da Indy para o GP de Toronto teve Scott Dixon novamente na frente e ainda mais dominante. Outra vez, a Honda sobrou, com o top-5 todo dela. Spencer Pigot foi o melhor da Chevrolet. Tony Kanaan ficou em 14º e Matheus Leist em 19º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Scott Dixon sobrou muito na sexta-feira (13) de treinos livres para o GP de Toronto. Depois de ter liderado o TL1, o neozelandês dominou o TL2 e colocou mais de 0s4 em cima do resto do grid, puxando a fila com 59s075.

E foi mais uma sessão amplamente dominada pela Honda, seguindo a tônica do que vem sendo a temporada 2018 em circuitos de rua. No top-10, oito carros da montadora japonesa, sendo que o top-5 inteiro foi de pilotos da Honda.

A segunda colocação foi de Takuma Sato, que liderou boa parte do TL2, mas acabou 0s437 acima da marca de Dixon. Marco Andretti, Graham Rahal e Alexander Rossi surgiram atrás, mostrando mesmo que Ganassi, RLL e Andretti são as grandes favoritas à pole neste sábado.

Spencer Pigot acabou sendo o melhor piloto da Chevrolet na sessão, virando 0s560 mais lento que Dixon, mas próximo do que fez Sato. Josef Newgarden veio logo atrás, seguido por outras três Honda: Ryan Hunter-Reay, Sébastien Bourdais e James Hinchcliffe. Tony Kanaan ficou com o 14º lugar, enquanto Matheus Leist, que esteve no top-10 no TL1, foi 19º.

Scott Dixon liderou também o TL2 em Toronto (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL2 em Toronto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O segundo treino livre começou pontualmente às 15h30 (em Brasília). Desta vez, a pista foi atacada pelos pilotos logo de cara, com Will Power virando em 1min01s basicamente no primeiro minuto de atividade.

 
Tony Kanaan comandou a turma que já rompia a barreira de 1min01s. Mesmo escorregando e quase tocando o muro na sequência, o brasileiro arrumava uma bela volta em 1min00s431.
 
Vários outros pilotos foram baixando de 1min01s, mas o primeiro que conseguiu quebrar o limite de 1min00s foi Takuma Sato, que já tinha andado bem no TL1. O japonês virou 59s762, abrindo uma frente considerável para os rivais.
 
Lá para a metade da sessão, quando Sato parecia tranquilo ali na frente, Scott Dixou achou uma bela volta em 59s615. E Sato conseguiu responder não muito mais tarde, baixando em impressionante 0s104 a marca do neozelandês. Marco Andretti e Robert Wickens eram outros que rompiam 1min00s.
 
Aí veio uma bandeira vermelha por dois incidentes praticamente simultâneos. Graham Rahal rodou e deu uma leve beliscada no muro na curva 11, enquanto Ryan Hunter-Reay, logo atrás, também escapava.
Andretti seguia andando bem forte e cortava a distância para Sato para apenas 0s016. Enquanto isso, Spencer Pigot virava o melhor da Chevrolet, conseguindo girar em 59s635. A Chevrolet pelo menos melhorava em relação ao TL1, com três carros dentro do top-10.
 
Já na reta derradeira da sessão, Dixon apareceu com uma volta espetacular em 59s075, disparando na liderança do TL2. E Josef Newgarden crescia para o sétimo posto, colado em Pigot.

Quando a bandeira quadriculada foi acionada, mais algumas Honda apareceram e foram derrubando as Chevrolet. O top-5 foi, de novo, todo japonês, com oito carros da Honda também no top-10. Mas ainda tinha tempo para uma bizarrice: Ed Jones, apagado enquanto o companheiro Dixon liderava os dois treinos, recebeu a bandeirada final basicamente dando um cavalo de pau ao rodar o carro na última curva.

Indy, GP de Toronto, TL2:

1 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 59.075   22
2 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 59.512 +0.437 18
3 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 59.528 +0.453 19
4 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 59.531 +0.456 17
5 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 59.585 +0.510 19
6 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 59.635 +0.560 19
7 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 59.638 +0.563 16
8 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 59.647 +0.572 14
9 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 59.803 +0.728 21
10 5 James HINCHCLIFFE CAN Schmidt Peterson Honda 59.816 +0.741 18
11 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 59.822 +0.747 21
12 10 Ed JONES UAE Ganassi Honda 59.968 +0.893 24
13 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 59.986 +0.911 22
14 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 1:00.018 +0.943 17
15 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 1:00.060 +0.985 24
16 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 1:00.325 +1.250 16
17 88 Conor DALY EUA Harding Chevrolet 1:00.411 +1.336 23
18 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 1:00.498 +1.423 25
19 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 1:00.556 +1.481 23
20 32 René BINDER AUT Juncos Chevrolet 1:00.571 +1.496 22
21 20 Jordan KING ING Carpenter Chevrolet 1:00.676 +1.601 18
22 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 1:00.691 +1.616 22
23 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 1:01.182 +2.107 20

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.