Conhecido como ‘Mr.500’, Andy Granatelli morre aos 90 anos em Santa Bárbara, na Califórnia

Andy Granatelli foi o dono do carro com o qual Mario Andretti conquistou sua única vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1969, e “entendia como ninguém o espírito e o desafio” da prova, afirmou o presidente do IMS

Morreu neste domingo (29) Andy Granatelli, ex-dono de carro, patrocinador, promotor de eventos e comentarista da Indy 500. Ele tinha 90 anos e deixou esposa e dois filhos.

Granatelli tem longa história nas 500 Milhas de Indianápolis e, nas palavras de Doug Boules, presidente do Indianapolis Motor Speedway, “entendia como ninguém o espírito e o desafio” da prova. Não à toa, era conhecido como ‘Mr. 500’.

Andy Granatelli morreu aos 90 anos (Foto: IndyCar)

“Conhecido mais apropriadamente como ‘Mr. 500’, Granatelli tinha uma habilidade marcante para combinar novas tecnologias com pilotos talentosos para fazer de seus carros uma ameaça para vencer em Indianápolis todos os anos. Andy deixa um legado de momentos históricos que vão durar para sempre”, acrescentou Boles.

Granatelli se envolveu com o automobilismo norte-americano das mais diversas maneiras, mas o mais marcante foi como dono de carro e patrocinador. Ex-CEO da companhia petrolífera STP, Andy foi o dono do carro com o qual Mario Andretti conquistou sua única vitória na Indy 500, em 1969. Uma segunda vitória foi comemorada quatro anos mais tarde, com Gordon Johncock ao volante.

“Tudo que ele fez foi maior do que a vida. A coisa que o deixou mais grato na vida foi o que ele fez nas 500 Milhas de Indianápolis”, afirmou o filho Vince.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.