O 'Spider Man' está de volta. Helio Castroneves quebrou o jejum que já durava desde o GP de Edmonton de 2012 e tornou a vencer na Indy, desta vez no oval do Texas, palco da oitava prova da temporada 2013 da categoria.
O brasileiro da Penske se valeu do excelente acerto de seu carro no Texas Motor Speedway e de uma estratégia ousada para se manter na liderança durante a maior parte da corrida, chegando ao seu primeiro triunfo no ano e ao quarto na pista texana.
Helio Castroneves escala grade da pista do Texas (Foto: Getty Images)
|
As imagens do GP do Texas, oitava prova da Indy em 2013 |
Ryan Hunter-Reay fechou em segundo, logo à frente de outro grande destaque da prova: Tony Kanaan. Seguindo o caminho inverso de Castroneves, o piloto da KV apostou em uma parada a mais, restando 20 voltas para o final, voltou em 11º e saiu ultrapassando quem aparecesse pela frente até alcançar a terceira posição. Ed Carpenter, Marco Andretti e Dario Franchitti completaram o top-6.
Confira como foi o GP do Texas, oitava prova da temporada 2013 da Indy:
Na largada, Will Power manteve a ponta apenas por três curvas: antes mesmo do fim da primeira volta, Andretti pressionou, jogou por fora e assumiu a liderança. Vulnerável, o australiano da Penske ainda perdeu posição para Hunter-Reay na sequência.
Os brasileiros partiram muito bem: Kanaan subiu de 13º para 11º, enquanto Helio saiu da sexta para a quinta posição, em um prenúncio do que estava por vir ao longo da corrida.
Durante a primeira bandeira amarela, provocada por problemas mecânicos no motor da Dale Coyne de Pippa Mann ainda nas primeiras voltas, a ordem do top-6 trazia Andretti na ponta, seguido por Hunter-Reay, Power, Viso, Castroneves e Josef Newgarden.
Inspirados, os brasileiros continuaram a escalada na relargada: enquanto Helinho pulou para o quarto lugar, TK subiu para oitavo. Ao mesmo tempo, a dupla da Andretti, que se manteve na liderança, abriu longa vantagem para os demais adversários.
Will Power foi quem largou na ponta da corrida do Texas (Foto: Getty Images)
Quem segurava o resto do pelotão era Power. Muito lento, o australiano chegou a estar 7s atrás de Hunter-Reay. Quando Castroneves, enfim, se aproximou e o ultrapassou com extrema facilidade, na volta 32, a vida dos líderes se complicou.
Imprimindo ritmo forte, o brasileiro da Penske herdou a segunda posição no momento em que Ryan parou nos boxes e, agressivo, ultrapassou Andretti em belíssima manobra, por fora, para ficar com a liderança pela primeira vez na corrida.
Na 55ª volta, a segunda bandeira amarela: Dixon, em fim de semana desastroso, sofreu um problema no motor, ficou lento na pista e causou nove voltas de interrupção.
Quando as posições se reorganizaram após a bateria de pit-stops, quase tudo estava como antes: Hunter-Reay liderava, seguido por Andretti e Helio.
Após a relargada, no entanto, o campeão de 2012 enfrentou problemas mecânicos e foi obrigado a diminuir o ritmo, sendo superado pelos dois pilotos que vinham logo atrás e, em seguida, fazendo novo pit-stop.
Foi, então, o momento do bote de Helio: na volta 98, o brasileiro novamente ultrapassou Andretti por fora, reassumiu a liderança e por lá ficou praticamente durante todas as voltas restantes, exercendo domínio quase absoluto no Texas.
Nem mesmo a terceira bandeira amarela, causada por uma rodada de Oriol Servià, aplacou o ímpeto do piloto da Penske, que sequer chegou a ter a posição ameaçada na terceira e última relargada.
Helio Castroneves recebe bandeirada no Texas (Foto: Getty Images)
A única ameaça à vitória de Helio, de fato, foi a estratégia de combustível. O brasileiro apostou em uma parada a menos, confiou no próprio taco e imprimiu pilotagem extremamente técnica no quarto final da corrida.
A princípio, Castroneves forçou o ritmo e chegou a abrir 11s de vantagem para Hunter-Reay, segundo colocado. Mas, nas 20 últimas voltas, tirou o pé e permitiu que a diferença caísse para a casa de 5s. A impressão era a de que o triunfo lhe escaparia.
No entanto, foi apenas uma maneira de poupar o consumo para voltar a voar nas oito voltas finais. Arriscando tudo, o 'Spider Man' conseguiu estabilizar a distância para o piloto da Andretti e cruzou a linha de chegada na frente pela quarta vez no Texas.
Kanaan fez estratégia oposta a seu compatriota: ao invés de fazer uma parada a menos e diminuir o ritmo para poupar combustível, fez uma parada a mais, restando 20 voltas para o fim, e voltou na 11ª posição. A partir de então, acelerou o máximo que pôde até o fim, ultrapassando um a um até alcançar a terceira posição
O ritmo de Tony foi tão impressionante que, talvez, com duas ou três voltas a mais, o baiano seria capaz não apenas de superar Hunter-Reay, de quem já estava muito próximo, mas também de ameaçar a vitória de Castroneves.
Para a sorte de Helio, isso não aconteceu. O brasileiro da Penske se tornou o maior vencedor em solo texano e disparou na liderança do campeonato, com 259 pontos, contra 237 de Andretti, vice-líder e quinto colocado na corrida. De quebra, foi a 28ª vitória de Castroneves na carreira. Kanaan, por sua vez, subiu para o quarto lugar, com 195 pontos, e entrou na briga pelo título.
Indy, GP do Texas, Final:
1 |
Helio CASTRONEVES |
BRA |
Penske Chevrolet |
1:52:17.459 |
228 voltas |
2 |
Ryan HUNTER-REAY |
EUA |
Andretti Chevrolet |
+4.691 |
|
3 |
Tony KANAAN |
BRA |
KV Chevrolet |
+11.608 |
|
4 |
Ed CARPENTER |
EUA |
Carpenter Chevrolet |
+17.693 |
|
5 |
Marco ANDRETTI |
EUA |
Andretti Chevrolet |
+19.507 |
|
6 |
Dario FRANCHITTI |
ESC |
Ganassi Honda |
+1 volta |
|
7 |
Will POWER |
AUS |
Penske Chevrolet |
+1 volta |
|
8 |
Josef NEWGARDEN |
EUA |
Fisher Honda |
+1 volta |
|
9 |
James HINCHCLIFFE |
CAN |
Andretti Chevrolet |
+1 volta |
|
10 |
Ernesto VISO |
VEN |
Andretti Chevrolet |
+1 volta |
|
11 |
Takuma SATO |
JAP |
Foyt Honda |
+1 volta |
|
12 |
James JAKES |
ING |
RLL Honda |
+1 volta |
|
13 |
Simon PAGENAUD |
FRA |
Schmidt Honda |
+2 voltas |
|
14 |
Sebastián SAAVEDRA |
COL |
Dragon Chevrolet |
+2 voltas |
|
15 |
Justin WILSON |
ING |
Dale Coyne Chevrolet |
+2 voltas |
|
16 |
Simona DE SILVESTRO |
SUI |
KV Chevrolet |
+2 voltas |
|
17 |
Charlie KIMBALL |
EUA |
Ganassi Honda |
+2 voltas |
|
18 |
Tristan VAUTIER |
FRA |
Schmidt Honda |
+3 voltas |
|
19 |
Oriol SERVIÀ |
ESP |
Panther Chevrolet |
+3 voltas |
|
20 |
Sébastien BOURDAIS |
FRA |
Dragon Chevrolet |
+4 voltas |
|
21 |
Graham RAHAL |
EUA |
RLL Honda |
+5 voltas |
|
22 |
Alex TAGLIANI |
CAN |
Bryan Herta Honda |
+5 voltas |
|
23 |
Scott DIXON |
NZL |
Ganassi Honda |
+167 voltas |
NT |
24 |
Pippa MANN |
ING |
Dale Coyne Chevrolet |
+226 voltas |
NT |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.