Andretti vive situação inusitada com conflito interno e ação judicial impetrada por empresa do próprio grupo

A Andretti Sports Marketing ingressou na Corte de Marion, em Indiana, com ação judicial contra a Andretti Autosport. Detalhe: as duas empresas têm como proprietário o mesmo dono: Michael Andretti, que também entra como réu na ação, sendo acusado de insolvência

A Andretti Autosport vive um conflito interno que pode prejudicar seu futuro no esporte a motor. A empresa, de propriedade do ex-piloto de F1 e Indy e atual dirigente Michael Andretti, está sendo processada por uma das empresas do próprio grupo, a Andretti Sports Marketing, que alega que a equipe de corridas é incapaz de honrar suas dívidas. Michael, contudo, se defendeu com veemência das acusações que vem sofrendo recentemente.

John Lopes, antigo braço-direito de Andretti nas operações empresariais, foi demitido do seu posto de presidente da Andretti Sports Marketing em julho. Lopes, em aliança com seu antigo colega e coproprietário da empresa, Starke Taylor, ingressou com uma ação judicial na Suprema Corte de Marion, em Indiana, contra a Andretti Autosport.

Michael Andretti tem de lidar com o inusitado de ser réu de uma ação impetrada por sua própria empresa (Foto: LAT Photo/Indycar)

A ação foi ajuizada em 30 de julho, e Michael Andretti também foi nomeado como réu. A partir desta semana, todos os citados começarão a ser ouvidos pela justiça do estado de Indiana. Juridicamente, Michael responde como chefe de ambas as empresas: tanto da Andretti Autosport como também diretor-executivo e presidente do conselho da Andretti Sports Marketing.

Michael se defendeu em declaração publicada na última terça-feira. “Esta ação é uma tentativa hipócrita e egoísta para beneficiar John Lopes e Starke Taylor em detrimento da Andretti Autosport e dos seus 120 funcionários. As alegações de Lopes e Taylor não são baseadas em qualquer evidência, e responderemos de forma agressiva com a verdade”, disse.

“Minha família tem se esforçado para ganhar uma reputação exemplar em todas as facetas das nossas vidas pessoais e profissionais. Não vamos permitir que essa tentativa imprudente venha impactar negativamente o nome da nossa família”, bradou Andretti.

Na ação impetrada por Lopes e Taylor, há a acusação de que a Andretti Autosport tem nada menos que US$ 7 milhões em dívidas e apenas US$ 2 milhões em ativos financeiros, além também da menção de uma má administração da Andretti Sports Marketing pela Andretti Autosport.

A Andretti Sports Marketing trabalha com uma equipe reduzida depois de demitir alguns funcionários em virtude de fracassos recentes em suas últimas tentativas de organizar eventos no automobilismo: a etapa de Baltimore da Indy foi limada do calendário no ano passado, e o mesmo se espera em relação à prova em New Orleans para o ano que vem. Além disso, a etapa de Milwaukee, organizada pela empresa, também está em xeque.

A ASM também foi responsável por promover a etapa da F-E nas ruas de Miami, mas a prova não seguirá no calendário para o ciclo 2015/2016.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.