Ex-chefe decide processar Haas por “uso indevido de imagem” e falta de pagamentos

Guenther Steiner acredita que a Haas segue se beneficiando do uso de sua imagem. Por isso, processou a equipe que hoje é liderada por Ayao Komatsu

A relação de Guenther Steiner com a Haas não terminou de forma tão amistosa quanto o ex-chefe deu a entender em algumas de suas declarações. Apesar de não ter ressentimento por ter sido demitido da equipe no início do ano, o antigo dirigente está correndo atrás de seus direitos e levou o time à justiça por “uso indevido de imagem.”

Enquanto esteve no comando da Haas, Steiner se destacou por ser uma figura carismática e se tornou uma das grandes estrelas da série ‘Drive to Survive’, produzida pela Netflix. A popularidade de Guenther, naturalmente, aumentou a visibilidade da equipe, que passou a contar com mais fãs e, consequentemente, novos patrocinadores.

Relacionadas


Os patrocinadores, inclusive, foram essenciais para a permanência da Haas no grid, uma vez que ela é uma das menores equipes da Fórmula 1 e possivelmente a que mais enfrenta dificuldades financeiras. E ainda que não esteja mais à frente do comando das operações, Steiner acredita que a escuderia segue se beneficiando do uso de sua imagem.

“A Haas F1 optou por não renovar o contrato de trabalho de [Guenther] Steiner e este era o seu direito. Mas a equipe não pode se recusar a pagar os devidos valores sob seu contrato de trabalho, depois de anos aceitando os benefícios da reputação, experiência e conexões profundas de Steiner dentro do esporte”, apontou um documento judicial apresentado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Guenther Steiner se tornou uma figura carismática no paddock da F1 quando estava na Haas (Foto: AFP)

“A Haas F1 foi frequentemente apresentada na série [Drive to Survive], e a presença do Steiner atraiu cada vez mais fãs para a equipe. Essa exposição foi extremamente valiosa, especialmente porque buscava fontes de receita adicionais para se sustentar no ambiente notoriamente caro da Fórmula 1. A Haas F1 não tem o direito de usar o nome, imagem e semelhança do Steiner ou de explorá-los em qualquer forma de mídia após o término de seu contrato de trabalho”, finalizou o documento.

Agora comandada por Ayao Komatsu, a Haas apresenta um bom começo de temporada na F1 2024 e ocupa a sétima posição no Mundial de Construtores com cinco pontos somados em cinco etapas. A Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.