Como manda tradição, GP2 em Mônaco tem confusão e fica parada por 40 minutos. Palmer vence e Nasr consegue pódio
Na confusa e tumultuada corrida longa da GP2 em Mônaco, a vitória terminou nas mãos de Jolyon Palmer, que precisou fazer uma bela ultrapassagem sobre Mitch Evans na Saint Dévote para assumir a liderança. Estratégia e sorte ajudaram Felipe Nasr a levar para casa mais um troféu
Que corrida, povo, que corrida. Já é tradição a GP2 em Mônaco propiciar momentos divertidos, e não foi diferente nesta sexta-feira (23) na primeira corrida desta rodada dupla. Após René Binder rodar o companheiro de equipe André Negrão – manobra que lhe rendeu um stop-and-go de dez segundos – na curva mais lenta do circuito e fechar o caminho para a passagem de quem vinha atrás, a prova precisou ser interrompida por 40 minutos. O problema não foi nem tirar os carros da Loews, mas montar o grid para o reinício do grid. Uma comédia que deixou até mesmo o sempre preciso diretor de prova Charlie Whiting confuso.
Em meio a tudo isso, a vitória de Jolyon Palmer acabou sendo um acontecimento secundário. Depois de perder a ponta para Mitch Evans na largada, perseguiu o neozelandês na primeira parte da corrida até conseguir, no início da volta 11, uma boa ultrapassagem na curva Saint Dévote.
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Bem mais rápido que o adversário, imprimiu ritmo forte e abriu 2s1 na volta em que teve pista limpa – antes da bandeira vermelha interromper a disputa. Garantiu, assim, o terceiro pódio consecutivo e o direito de largar em sexto na corrida 2 do fim de semana no Principado.
Neste momento, Felipe Nasr era apenas o 15º colocado, mas com uma carta na manga: fizera seu pit-stop na volta 7 e era o primeiro entre os que já haviam trocado os pneus.
Depois da relargada, o piloto da Carlin se manteve na pista e foi ganhando posições com as paradas dos adversários até que se viu em terceiro, atrás de Palmer e Evans.
Sergio Canamasas e Arthur Pic, que adotaram tática semelhante, chegaram em quinto e sexto, respectivamente, atrás do venezuelano Johnny Cecotto Jr.
O top-10 ainda teve Rio Haryanto, Stéphane Richelmi, Adrian Quaife-Hobbs e Tio Ellinas.
Richelmi, o oitavo colocado, levou um baita susto no momento em que a disputa foi interrompida: seu carro entrou em modo de segurança no momento em que precisou estacionar na pista. Os fiscais tentaram fazê-lo pegar no tranco, mas não foi possível, e ele ficou parado no túnel até que seu motor pudesse ser religado adequadamente. Por sorte, foi reposicionado na mesma terceira colocação para a relargada.
Os muitos incidentes da prova ainda envolveram vários outros pilotos: Alexander Rossi, Facundo Regalia, Daniel Abt, Julián Leal, Stefano Coletti, Simon Trummer, Takuya Izawa e Artem Markelov.
GP2, Etapa de Mônaco, Monte Carlo, corrida 1, Final:
1 | JOLYON PALMER | ING | DAMS | 1:38:31.193 |
2 | MITCH EVANS | NZL | RUSSIAN TIME | +0.427 |
3 | FELIPE NASR | BRA | CARLIN | +0.653 |
4 | JOHNNY CECOTTO JR. | VEN | TRIDENT | +2.175 |
5 | SERGIO CANAMASAS | ESP | TRIDENT | +2.884 |
6 | ARTHUR PIC | FRA | CAMPOS | +6.187 |
7 | RIO HARYANTO | INA | CATERHAM | +8.718 |
8 | STÉPHANE RICHELMI | MCO | DAMS | +9.594 |
9 | ADRIAN QUAIFE-HOBBS | ING | RAPAX | +9.785 |
10 | TIO ELLINAS | CHI | MP | +10.187 |
11 | DANIËL DE JONG | HOL | MP | +10.689 |
12 | RAFFAELE MARCIELLO | ITA | RACING ENGINEERING | +11.727 |
13 | CONOR DALY | EUA | LAZARUS | +12.291 |
14 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | ART | +12.705 |
15 | KIMIYA SATO | JAP | CAMPOS | +26.761 |
16 | ALEXANDER ROSSI | EUA | CATERHAM | +29.166 |
17 | NATHANAËL BERTHON | FRA | LAZARUS | +56.107 |
18 | ARTEM MARKELOV | RUS | RUSSIAN TIME | |
19 | RENÉ BINDER | AUT | ARDEN | |
20 | SIMON TRUMMER | SUI | RAPAX | |
21 | STEFANO COLETTI | MCO | RACING ENGINEERING | |
22 | TAKUYA IZAWA | JAP | ART | |
23 | JULIÁN LEAL | COL | CARLIN | |
24 | ANDRÉ NEGRÃO | BRA | ARDEN | |
25 | DANIEL ABT | ALE | HILMER | |
26 | FACU REGALIA | ARG | HILMER |