Com apenas 0s008 separando os três primeiros, Coletti supera Calado e Nasr e larga na frente em Sepang
O piloto monegasco superou James Calado por 0s004 e Felipe Nasr por 0s008 para largar na pole-position na corrida da abertura da temporada 2013 da GP2 na Malásia. Sam Bird, de volta ao certame, sai em quinto
A temporada 2013 da GP2 começou com a promessa de um duelo emocionante entre James Calado e Felipe Nasr na luta pelo título. E eles corresponderam no treino classificatório, disputado nesta sexta-feira (22), na Malásia, afinal, apenas 0s004 separaram os dois pilotos. O único problema é que faltou combinar com Stefano Coletti que este era um duelo particular. Na tomada de tempo, o monegasco não tomou conhecimento dos rivais e garantiu a pole-position para a primeira corrida do ano ao ser também 0s004 mais rápido que Calado.
Nasr larga em terceiro, com apenas 0s008 separando os três primeiros colocados do grid. O brasileiro, aliás, tinha tudo para conseguir sair da posição de honra, mas acabou travando o pneu dianteiro esquerdo na última curva, perdendo um tempo precioso. A quarta colocação ficou com Fabio Leimer.
Relacionadas
Sam Bird, o quinto, se envolveu em um dos acidentes mais bizarros do treino. Na volta de desaceleração, o piloto da Russian Time foi empurrado propositalmente por Johnny Cecotto Jr. para fora da pista. Os comissários anunciaram que estão investigando o incidente. Mitch Evans – o melhor entre os estreantes –, Rio Haryanto, René Binder, Simon Trummer e Tom Dillmann completaram o grupo dos dez primeiros.
Confira como foi o treino classificatório da GP2 na Malásia:
Depois de o treino da F1 terminar com pista molhada em Sepang, a definição do grid de largada da categoria de acesso começou com céu aberto, forte calor e sol. Com isso as equipes se dividiram. Algumas rapidamente mandaram os carros à pista, enquanto as outras esperavam o asfalto ficar um pouco mais emborrachado.
Com isso, quem começou na frente foi Stefano Coletti, da Rapax, ao cravar 1min44s861, mas o piloto logo foi superado por Marcus Ericsson, da Dams. Na sequência, quem apareceu na frente foi o veterano Sam Bird, que retorna à GP2 depois de passar o último ano competindo na World Series.
O britânico, porém, acabou batido por Felipe Nasr, por 0s089. Julián Leal, por outro lado, não conseguiu superar o brasileiro ao quase escapar na última curva. Enquanto isso, os dois pilotos da ART – Calado e Daniel Abt – continuavam parado nos boxes, esperando os adversários gastarem pneus e a pista se emborrachar.
O brasileiro conseguiu melhorar a marca na volta seguinte, mas cometeu um pequeno erro. Esse tempo acabou sendo precioso, já que Fabio Leimer assumiu a pole provisória por apenas 0s104.
Com 15 minutos para o fim da classificação, foi a vez dos carros da ART entraram na pista. E logo Calado mostrou que não é favorito por acaso, obtendo a segunda colocação, mesmo depois de ter cometido dois erros durante a tomada de tempo.
Quem pulou para a ponta foi Stefano Coletti, que voltou à pista depois das voltas iniciais. O monegasco mais uma vez deu uma escapada, mas conseguiu assumir o comando da atividade. Faltando cinco minutos para o fim do treino, Felipe Nasr voltou à pista e quase conseguiu recuperar a ponta, ficando apenas 0s008 atrás do adversário.
No último instante do treino, James Calado veio em uma volta voadora e fez de tudo para garantir a pole. Entretanto, o britânico ficou apenas 0s004 atrás de Coletti e foi obrigado a se contentar com o segundo posto, derrubando Nasr para terceiro.
Um episódio que vai requerer maior atenção, sobretudo dos comissários, envolveu Johnny Cecotto Jr. e Sam Bird. Este acabou bloqueando a volta rápida do concorrente no fim do treino, sem propósito, mas acabou vendo um revide absurdo: o venezuelano empurrou o inglês para fora da pista abrupta e deliberadamente entre as curvas 6 e 7 da pista malaia. É bem provável que Cecotto leve uma punição brava.
GP2, GP da Malásia, Sepang, corrida 1, grid de largada:
1 | Stefano COLETTI | MCO | Rapax | 1:44.280 | ||
2 | James CALADO | ING | ART | 1:44.284 | +0.004 | |
3 | Felipe NASR | BRA | Carlin | 1:44.288 | +0.008 | |
4 | Fabio LEIMER | SUI | Racing Engineering | 1:44.463 | +0.183 | |
5 | Sam BIRD | ING | Russian Time | 1:44.598 | +0.318 | |
6 | Mitch EVANS | NZL | Arden | 1:44.618 | +0.338 | |
7 | Rio HARYANTO | INA | Addax | 1:44.681 | +0.401 | |
8 | Simon TRUMMER | SUI | Rapax | 1:44.687 | +0.407 | |
9 | René BINDER | AUT | Lazarus | 1:44.687 | +0.407 | |
10 | Tom DILLMANN | FRA | Russian Time | 1:44.731 | +0.451 | |
11 | Julián LEAL | COL | Racing Engineering | 1:44.732 | +0.452 | |
12 | Sergio CANAMASAS | ESP | Caterham | 1:44.761 | +0.481 | |
13 | Marcus ERICSSON | SUE | Dams | 1:44.766 | +0.486 | |
14 | Johnny CECOTTO JR | VEN | Arden | 1:44.788 | +0.508 | |
15 | Adrian QUAIFE-HOBBS | ING | MP | 1:45.191 | +0.911 | |
16 | Stéphane RICHELMI | MCO | Dams | 1:45.262 | +0.982 | |
17 | Conor DALY | EUA | Hilmer | 1:45.289 | +1.009 | |
18 | Nathanael BERTHÖN | FRA | Trident | 1:45.378 | +1.098 | |
19 | Kevin CECCON | ITA | Trident | 1:45.491 | +1.211 | |
20 | Ma QING HUA | CHN | Caterham | 1:45.497 | +1.217 | |
21 | Daniel DE JONG | HOL | MP | 1:45.522 | +1.242 | |
22 | Daniel ABT | ALE | ART | 1:45.593 | +1.313 | |
23 | Jolyon PALMER | ING | Carlin | 1:45.662 | +1.382 | |
24 | Jake ROSENZWEIG | EUA | Addax | 1:45.708 | +1.428 | |
25 | Pål VARHAUG | NOR | Hilmer | 1:45.830 | +1.550 | |
26 | Kevin GIOVESI | ITA | Lazarus | 1:45.985 | +1.705 |