F3
13/05/2018 16:50

Zhou se aproveita de largada ruim de Ticktum e vence primeira corrida da F3 Europeia em 2018. Schumacher é 18º

Guan Yu Zhou ultrapassou Daniel Ticktum após o pole-position errar o controle de embreagem na largada. Chinês venceu a corrida 1 em Pau, na França. Mick Shumacher sofreu com acidentes e ocupou o fim do grid
Warm Up / Redação GP,  de São Paulo
 Guan Yu Zhou

Guan Yu Zhou venceu a corrida 1 da etapa de Pau da F3 Europeia e largou na frente no início da temporada 2018. O chinês, segundo nos treinos de classificação, se aproveitou da falha do pole-position Daniel Ticktum, que destracionou e perdeu tempo após errar no acionamento da embreagem, e conquistou a vitória no circuito de rua da cidade francesa.

Zhou, que faz parte da academia da Ferrari, ressaltou a importância de ter aproveitado a falha do inglês num circuito estreito como o do fim de semana, onde as ultrapassagens são difíceis.

“A chave da corrida foi ter uma boa largada, porque, obviamente, Pau é uma pista apertada e difícil de ultrapassar. Eu tive uma mega largada, mas foi uma corrida difícil, com longas bandeiras amarelas, dois safety-cars e muita tensão quando os caras colocaram pressão em mim. Após isso, eu simplesmente relaxei e evitei as zebras”, afirmou.
Guan Yu Zhou venceu a corrida 1 da etapa de Pau na F3 Europeia (Foto: Reprodução/Twitter)

Dentre os incidentes ocorridos, destacaram-se a batida de Keyvan Andres Soori e o problema na suspensão de Ben Hingeley, que causaram a entrada do safety-car duas vezes.

As interrupções permitiram a Ticktum almejar a liderança perdida, porém Ralf Aron ousou e completou a dobradinha da Prema. Pouco após o reinício da corrida, após o incidente de Hingeley, o britânico ocupava o traçado interno e perseguia Zhou, quando Aron realizou uma manobra arriscada. O estoniano dividiu a curva por fora, enquanto tocava levemente o carro de Ticktum e, após quase bater no guard-rail, obteve a segunda posição, protegendo-a até o fim — a despeito das investidas do rival que caiu para terceiro.

Destaque nos treinos livres, Mick Schumacher se acidentou na classificação e, sem conseguir encaixar uma boa volta, largou apenas em 18º. O alemão, porém, não esteve livre de problemas durante a corrida e, ao tentar ultrapassar Fabio Scherer no grampo do Liceu, rodou junto ao concorrente. Schumacher voltou bem atrás no pelotão, terminando em 16º após os abandonos de Devlin DeFrancesco, Soori, Hingeley,  Jehan Daruvala, Ameya Vaidyanathan e Sebastian Fernández.

Já no domingo

Sacha Fenestraz se livrou incólume de uma contato na segunda corrida para vencer com Alex Palou e Marcus Armonstrong a seu lado no pódio. Já na terceira prova, que foi encurtada pela chuva, Ralph Aron levou a melhor após apenas oito voltas, já que a chuva forte obrigou a direção de prova a interromper a corrida. Ao lado de Aron no pódio, Enaam Ahmed e Jehan Daruvala.
 
A F3 Euro deixa a primeira etapa com Fenestraz na liderança com 37 pontos e Aron com 34,5, levando em conta que a corrida interrompida com menos de 25 minutos rende metade dos pontos. A categoria volta com a rodada tripla de Hungaroring nos dias 2 e 3 de junho.
CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO