Russell segura ataques de De Vries e vence problemática corrida 1 da F2 em Barcelona. Sette Câmara é 7º

A primeira corrida do fim de semana da F2 em Barcelona teve quatro intervenções do safety-car virtual. Em meio a tantos problemas, fechou pelo tempo e não pelas voltas programadas. George Russell conteve as ameaças de Nyck de Vries para vencer, enquanto o brasileiro Sérgio Sette Câmara ficou com o sétimo posto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma largada executada com pobreza praticamente tirou do pole-position as chances de brigar pela vitória e entregou para dois que estavam atrás dele. Com Alexander Albon praticamente fora do páreo, George Russell e Nyck de Vries brigaram até o fim. De Vries foi líder, acabou ultrapassado e conseguiu recuperar rendimento e grudar atrás de Russell. O pupilo da Mercedes, no entanto, teve habilidade e compostura para defender a posição sem enormes problemas e venceu a primeira corrida do fim de semana da F2 em Barcelona, na manhã deste sábado (12). 

 
É a segunda vitória seguida de Russell para a ART após um começo ruim de temporada. De Vries tentou o máximo que deu. A bordo da Prema, procurou os espaços que podia, chegou a passar perto do fim, mas tomou o 'xis'. Era mais rápido, só que não conseguiu vencer as barreiras de Russell.
 
Lando Norris, ainda líder do campeonato, conseguiu limpar o caminho em dois momentos: logo após a largada passou Jack Aitken e Luca Ghiotto, depois da parada nos boxes teve de recuperar isso e ainda ficou à frente de Alexander Albon pelos erros do tailandês. Não parecia provável, mas conseguiu ir ao pódio.
George Russell venceu a corrida 1 da F2 em Barcelona (Foto: Reprodução/TV)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Sérgio Sette Câmara largou na 14ª colocação e teve várias voltas a menos que o esperado para escalar o pelotão, especialmente por conta das batidas alheias. Terminou com o sétimo posto, o que garante a pole para a corrida no domingo. Ainda à frente dele, Ghiotto, Albon e Aitken. Artem Markelov foi o oitavo e parte na pole do domingo. Tadasuke Makino e Antonio Fuoco fecharam o top-10.

 

Os incidentes foram vários. Apenas para safety-car virtual, quatro: Maximilian Günther saiu sozinho e ficou atolado na brita, Arjun Maini também errou e bateu no muro, um toque com Roberto Merhi mandou Ralph Boschung ao muro e uma batida entre Sean Gelael e Louis Delétraz acabou com a prova dos dois. Além destes, Santino Ferrucci largou dos boxes e não completou uma volta sequer. 

Confira como foi a corrida:

Mesmo com o controle do pelotão, Alexander Albon largou muito mal. Patinou ainda no colchete e saiu de primeiro para quarto colocado como num piscar de olhos. Nyck de Vries assumiu a ponta, com Luca Ghiotto e George Russell logo atrás. Saindo do sexto posto, Nicholas Latifi ficou parado no colchete e caiu para o fim da fila.
 
Maximilian Günther passou direito na primeira curva e ficou atolado na brita. Fim de prova para ele e safety-car virtual. Ainda assim, Nirei Fukuzumi passou direto logo em seguida. Começo ruim da Arden, embora o japonês tenha voltado para o pelotão.
 
Sérgio Sette Câmara largou bem e aproveitou as chances, subindo de 14º para o nono lugar. E o companheiro Lando Norris passou Jack Aitken para se tornar o quinto.
Largada da corrida 1 em Barcelona (Foto: Reprodução/Twitter)
A bandeira verde apareceu no começo da quarta colocação, quando também ficou visível que a chuva começava a se aproximar do traçado catalão. 
 
A briga pela ponta era real, com Russell atacando De Vries, passado e assumindo a dianteira. Norris ia para cima de Ghiotto, também começando uma briga interessante e com o italiano resistindo bem. Sette Câmera seguia limpando caminho, agora passando Roy Nissany pelo oitavo posto. 
 
Na disputa pela 15ª colocação, confusão. Os dois pilotos da MP não se fizeram de rogado, com Roberto Merhi espalhando e tocando Ralph Boschung. O #10 saiu da pista e tocou o bico na barreira de proteção após desfilar por toda a área de brita. Novo safety-car virtual chamado para extrair o carro, enquanto Boschung reclamava ter sido tirado da corrida pelo piloto da casa.
Agora líder, Russell começou o safety-car virtual jogando o que parecia ser uma garrafa d'água para fora do carro. Com a bandeira verde na oitava volta, Merhi entrou no pit-lane logo no giro seguinte para trocar o bico após o toque com o companheiro. Apostou também em trocar o pneu macio pelo médio. 
 
Pole destronado com uma largada ruim, Albon começou a acelerar. O décimo giro foi o mais rápido até então e precedeu ultrapassam em De Vries pelo segundo posto. Apenas 1s7 atrás de Russell.
 
Na 11ª volta, foi a vez da Trident de Arjun Maini aparecer no muro. Sozinho, saiu da pista e causou a terceira intervenção do VSC. Além disso, era o fim da corrida da Trident, visto que Santino Ferrucci, que largou dos boxes, nem completou volta. Os comissários também anunciaram que não puniriam Merhi pelo incidente com Boschung. 
A batida de Maini (Foto: Reprodução/Twitter)
A corrida voltou no 14º giro e logo a janela de pit-stops foi aberta. Entre os primeiros colocados, Tadasuke Makino, Jack Aitken e Lando Norris, chamado pela Carlin, saíram de P7, P6 e P5 para os boxes. Sette Câmara capitalizou momentaneamente. Na 19ª volta, ele parou e, assim como o companheiro, não passou por um bom pit-stop da Carlin. Na volta, de pneus frios, ainda foi ultrapassado por Sean Gelael.
 
De Vries agora aparecia como o mais rápido da pista, enquanto Russell recebeu a mensagem da equipe ART para ficar o maior número de voltas possível na pista. Com expectativa de chuva, ele, Albon e De Vries, o top-3, seguiam na pista. Um pouco mais atrás, Artem Markelov tomava o quinto posto de Antonio Fuoco. 
 
Após 21 das 37 voltas, os agora oito primeiros colocados ainda não haviam parado. E De Vries atacou Albon pela segunda colocação. Primeiro colocado entre os que já tinham parado era Aitken, à frente de Norris, no nono lugar. 
 
A equipe DAMS chamou Albon para os boxes no fim da 23ª volta, mas o tailandês ignorou e acabou ultrapassado novamente, agora por Ghiotto. Enquanto isso, De Vries tirava muita diferença em relação a Russell. Mais atrás, Sette Câmara passava Gelael enquanto Norris ganhava uma boa briga com Aitken. Albon sequer conseguiu voltar dos boxes à frente de Norris e Aitken, aliás.
 
Os dois líderes entraram colados no pit-lane ao fim da 25ª volta e Ghiotto veio segundos depois. Russell manteve a ponta, mas com De Vries colcados e ambos de pneus macios. Ainda na pista estavam Markelov, Fuoco e Fukuzumi, agora líderes.
Louis Delétraz tentou atacar Gelael pela décima posição, mas se precipitou, foi para cima do rival ainda na reta e acabou com a prova dos dois. Gelael, obviamente, ficou pistola no rádio da equipe. Teve a corrida completamente comprometida. A quarta intervenção do safety-car virtual foi necessária. 
Sérgio Sette Câmara (Foto: FIA Fórmula 2)
A corrida relargou na 32ª volta, e De Vries foi direto atacar Russell, passou e tomou o 'xis'. E a direção avisou: a prova terminaria por tempo, não pelas 37 voltas.

Após o ataque, De Vries capitulou e passou a ter que se preocupar com Norris, que chegava. Atrás, Markelov ultrapassou Makino para uma potava posição que vale muito: a pole da corrida do domingo. No fim, foi isso. Russell, De Vries, Norris, Ghiotto, Albon, Aitken, Sette Câmara, Markelov, Makino e Fuoco fecharam o top-10. 

F2, Barcelona, Corrida 1, Resultado final:

1 GEORGE RUSSELL ING ART 1:31.731 36 voltas
2 NYCK DE VRIES HOL PREMA +1.0  
3 LANDO NORRIS ING CARLIN +1.7  
4 LUCA GHIOTTO ITA CAMPOS +5.7  
5 ALEXANDER ALBON TAI DAMS +6.0  
6 JACK AITKEN ING ART +8.2  
7 SÉRGIO SETTE CÂMARA BRA CARLIN +9.8  
8 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +20.8  
9 TADASUKE MAKINO JAP RUSSIAN TIME +23.9  
10 ANTONIO FUOCO ITA CHAROUZ +25.2  
11 NIREI FUKUZUMI JAP ARDEN +29.1  
12 ROY NISSANY ISR CAMPOS +36.7  
13 ROBERTO MERHI ESP MP +58.7  
14 NICHOLAS LATIFI CAN DAMS +1 volta  
15 SEAN GELAEL INA PREMA +9 voltas  
16 LOUIS DELÉTRAZ SUI CHAROUZ +9 voltas  
17 ARJUN MAINI IND TRIDENT +26 voltas  
18 RALPH BOSCHUNG SUI MP +31 voltas  
19 MAXIMILIAN GÜNTHER ALE ARDEN +36 voltas  
20 SANTINO FERRUCCI EUA TRIDENT +36 voltas  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.