Williams tira capa do FW37 em Jerez e mostra carro com aerodinâmica diferenciada para 2015
A Williams, que apenas havia divulgado fotos de seu carro, colocou o FW37 diante de sua garagem em Jerez na manhã deste domingo (1) para mostrar como é de verdade o bólido que construiu para a temporada 2015 da F1
A Williams chamou a imprensa nesta gelada manhã de domingo (1) em Jerez, na Espanha, para apresentar fisicamente o FW37, carro com o qual vai disputar a temporada 2015. Antes, a equipe apenas havia divulgado fotos pela internet.
Bem bonito, o modelo azul e branco possui uma aerodinâmica diferenciada em relação aos outros carros já mostrados. O FW37 traz certos resquícios do regulamento do ano passado com seu 'bico-mamilo', possui uma curva bastante uniforme do cockpit até a ponta do bico e, na traseira, uma espécie de barbatana encerrando a carenagem que cobre o motor.
Relacionadas
Acertar o desenho da frente do carro, aliás, foi o grande desafio desta temporada, segundo o diretor-técnico Pat Symonds. “O novo anteparo dianteiro e a geometria do bico tinham muito mais impacto do que nós tínhamos antecipado inicialmente e o efeito na aerodinâmica era profundo. O time trabalhou duro em minimizar o impacto que essa nova regulamentação teve em nós", descreveu.
A 'cerimônia' da Williams foi rápida, assim como a da Mercedes, que acontecera minutos antes. Felipe Massa e Valtteri Bottas foram solicitados para puxar a capa e revelar o carro, e depois posaram para fotos junto da pilota de testes Susie Wolff e do piloto de desenvolvimento Alex Lynn. Sem demorar muito, o quarteto voltou para o aconchego da garagem.
Também ficou visível uma nova patrocinadora da equipe, a marca Rexona, que antes apoiava a Lotus.
Com o FW37, a Williams tentará superar o ótimo ano que fez em 2014, quando fechou o Mundial de F1 na terceira posição, superando Ferrari e McLaren. O time espera conseguir voltar a vencer uma prova, algo que não acontece desde 2012.
A confiança tem como base o time técnico formado nos últimos 18 meses e comandado por Symonds, um dos responsáveis pelo sucesso da Renault na década passada. A expectativa é que a continuidade do trabalho leve à correção dos pontos fracos do FW36 e, consequentemente, a um crescimento. Esse trabalho, segundo Symonds, foi facilitado porque o carro do ano passado possuía grande quantidade de lastro, o que deu mobilidade para os engenheiros retrabalharem o design do bólido.
Neste domingo, quem faz a estreia do FW37 na pista é o finlandês Bottas, que também vai guiar na segunda-feira. O brasileiro Massa assume o cockpit para o terceiro e quarto dias de atividades no circuito andaluz. O GRANDE PRÊMIO segue os trabalhos AO VIVO e em TEMPO REAL.
#GALERIA(5187,88647)