Williams é multada por roda que se soltou do carro de Maldonado no primeiro treino livre em Suzuka

Equipe foi considerada culpada pela roda que se soltou do carro de Pastor Maldonado durante a primeira sessão de treinos livres para o GP do Japão e recebeu uma multa no valor de € 60 mil

A cobertura completa do GP do Japão de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Suzuka
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Os comissários do GP do Japão puniram a Williams com uma multa de € 60 mil por considerarem a equipe culpada pela roda que se desprendeu do carro de Pastor Maldonado durante a primeira sessão de treinos livres, realizada nesta sexta-feira (11).

O venezuelano contornava a curva ‘Spoon’ quando a roda traseira esquerda se soltou do carro e seguiu desgovernada até a barreira de pneus, quando foi coletada por um dos fiscais de pista.

Maldonado ficou pelo caminho no primeiro treino livre em Suzuka após a roda traseira esquerda de seu carro se desprender (Foto: Clive Mason/Getty Images)

A equipe foi convocada pelos comissários para explicar o incidente. Após o encontro, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou um comunicado, informando os motivos da punição.

“Após análise, foi constatado que a roda não estava devidamente fixada e portanto, a primeira trava não prendeu a roda, o que viola o artigo 23.12 do regulamento esportivo da F1. A segunda trava de segurança não foi capaz de manter a roda no lugar, e isto viola o artigo 14.7 do regulamento técnico da F1”, afirmou a nota.

A Williams, por sua vez, informou que tomará todas as medidas para impedir que o incidente se repita. Na pista, quem terminou o dia como o mais veloz foi o líder do campeonato, Sebastian Vettel.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.