Williams confia na permanência de Bottas para 2016 apesar de interesse de rivais: “Podemos dar carro capaz de vencer”

O finlandês Valtteri Bottas já foi ligado a mudanças para Mercedes ou Ferrari na temporada 2016, após o encerramento de seu vínculo com a Williams. No entanto, o time de Grove acredita que conseguirá convencê-lo a ficar. Claire Williams ainda destacou que dupla formada por Bottas e Felipe Massa não deixa os egos interferirem nos planos da equipe

Quarto colocado no Mundial de Pilotos de 2014, Valtteri Bottas fica sem contrato no final da temporada 2015, mas a Williams confia na possibilidade de renovar com o finlandês e mantê-lo em Grove por mais alguns anos.

De acordo com o jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, a Ferrari estuda escolher Bottas para substituir Kimi Räikkönen, cujo contrato também acaba neste ano. Além disso, Toto Wolff afirmou que o jovem está na fila da Mercedes como segunda opção caso o contrato de Lewis Hamilton não seja renovado, atrás só de Fernando Alonso.

Mas a Williams, que correu com um pacote competitivo em 2014, espera que isso seja capaz de persuadir sua jovem estrela a assinar um novo vínculo.

Valtteri Bottas impressionou ao ser quarto colocado no Mundial de F1 em 2014 (Foto: Getty Images)

“Eu tenho certeza que tem gente olhando para o Valtteri, e por que não olhariam? Ele é uma das estrelas de maior brilho do paddock no momento. Mas Valtteri começou sua carreira na Williams e, quando você fala com ele, sabe que está 100% comprometido”, afirmou a chefe-adjunta Claire Williams em entrevista à revista inglesa 'Autosport'. “Para mim, essa lealdade é importante.”

“Claro que o nome da Ferrari, por exemplo, pode ser tentador, mas ele se ajusta bem aqui, e eu acho que para alguém como ele, isso é tão importante quanto qualquer outra coisa. E por que ele ia querer sair quando temos um carro competitivo e ele sabe dos planos que temos para o futuro e o sucesso que ele pode ter com a Williams?”, indagou.

“Não é que fomos quinto ou sexto no campeonato. Por que ele iria para uma equipe quando podemos lhe dar um carro capaz de vencer? Por que iria para outro lugar?”, acrescentou a dirigente.

Williams ainda destacou, mais uma vez, o bom entrosamento de Bottas com seu companheiro, o experiente Felipe Massa. “Temos uma das melhores duplas do grid, eu diria. Os dois trabalham duro para a equipe e são dois pilotos que não deixam os egos interferirem no que queremos conquistar, e isso é importante para um time como o nosso”, completou.

AMIGO DA ONÇA
Do agito das pistas à calmaria do Pantanal. A vida de Mário Haberfeld mudou bastante nos últimos anos. Depois de se aposentar relativamente cedo das pistas, aos 32 anos, o agora ex-piloto de 38 se dedica a uma atividade bem diferente daquela que o tornou famoso mundo afora: toca uma ONG que tem como objetivo a preservação das onças-pintadas na região do Pantanal .
 
“Você tem que achar uma outra coisa que gosta de fazer para repor aquilo e gastar a sua energia com esse novo desafio”, conta ao GRANDE PRÊMIO o fundador do Projeto Onçafari, que tem sua base no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

 PEGO NO FLAGRA
O francês Franck Montagny, que começou a temporada inaugural da F-E defendendo a equipe Andretti, foi pego no exame antidoping após a etapa da Malásia e está suspenso preventivamente das pistas até ser julgado pela FIA. O piloto foi flagrado com um derivado de cocaína no organismo. A revelação foi feita pelo próprio em coluna no jornal francês 'L'Equipe'. Montagny assumiu o erro e revelou que, ao ser chamado pelo fiscal da agência antidoping após a corrida nas ruas de Putrajaya sabia que estava em uma situação delicada.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

MELHORES DO ANO
 
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.