Vettel vence duelo com Alonso por 0s01 e põe Red Bull na frente no segundo treino em Barcelona
Sebastian Vettel colocou fim ao domínio da Ferrari na terra de Fernando Alonso e superou o piloto da casa por meros 0s017. Felipe Massa terminou o dia na quinta colocação em Barcelona
Desta vez, a chuva ficou longe do Circuito da Catalunha. Com a pista seca, a Red Bull de Sebastian Vettel se mostrou melhor que a Ferrari de Fernando Alonso e terminou a sexta-feira (10) na frente em Barcelona. Depois de o piloto da casa abrir o fim de semana como o mais rápido no asfalto úmido de Montmeló, no período da tarde o equilíbrio do RB9 acabou falando mais alto. No entanto, a diferença foi bastante apertada entre os dois protagonistas da temporada passada. Vettel anotou 1min22s808 e terminou o dia com apenas 0s017 de vantagem em relação ao espanhol.
O equilíbrio entre a Red Bull e a Ferrari de Alonso foi tamanho que a diferença do espanhol para Mark Webber, o terceiro colocado, foi igualmente pequena: 0s083. Kimi Räikkönen obteve um bom rendimento do seu Lotus E21 e acabou na quarta colocação, terminando o dia à frente de Felipe Massa. As Mercedes ficaram para trás e terminaram em sexto e sétimo, respectivamente, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg. A Force India voltou a aparecer bem e colocou dois carros entre os dez primeiros: Adrian Sutil em oitavo e Paul di Resta, décimo. Entre eles, Jean-Éric Vergne, que repetiu a boa performance da manhã na Catalunha e foi o nono colocado.
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Saiba como foi o segundo treino do GP da Espanha de F1
O segundo treino livre do GP da Espanha começou bastante agitado. Afinal, desta vez a pista estava seca, e os pilotos e equipes tinham de aproveitar ao máximo os 90 minutos de sessão para a realização de simulações de classificação e corrida e, principalmente, a avaliação do comportamento dos pneus duros e médios, que serão utilizados em todo o fim de semana na Catalunha.
Não demorou muito tempo para que a melhor marca da manhã, estabelecida por Fernando Alonso — 1min25s252 —, fosse quebrada, e isso aconteceu logo nos primeiros minutos do treino da tarde. Para se ter uma ideia, antes dos primeiros dez minutos de sessão, Lewis Hamilton já tinha 1min23s900. Desta vez, o clima era mais ameno, com sol entre nuvens, temperatura do ar em 20ºC e o asfalto indicando 35ºC.
No começo da sessão, os pilotos dedicaram o tempo ao uso dos pneus duros, tanto os disponibilizados pela Pirelli para todo o fim de semana quanto os protótipos, que só foram usados nesta sexta-feira. Os compostos médios só seriam utilizados na metade final do treino, como acontece normalmente na abertura do fim de semana de cada GP.
O começo do treino foi liderado pela Mercedes e suas belas Flechas de Prata. Após os primeiros 15 minutos de treino, o mais rápido era Rosberg, que tinha 1min23s801, apenas 0s099 mais rápido que Hamilton. Kimi Räikkönen vinha em terceiro, seguido por Alonso, Ricciardo e Vergne. As Toro Rosso apareceram muito bem neste começo de fim de semana em Barcelona.
E foi Vergne o primeiro piloto do fim de semana a fazer uso dos pneus médios em Barcelona. Mas foi Webber, com ainda com compostos duros, o responsável por quebrar a marca de Rosberg e assumir a ponta com 1min23s112. Nem mesmo Vettel, que completou sua volta pouco depois, conseguiu superar o australiano. Jean-Éric mostrou que mesmo com pneus mais rápidos não consegue andar no ritmo dos carros mais competitivos. O francês andou na casa de 1min24s, marcando o quinto tempo provisório.
Depois da Mercedes e da Red Bull, foi a vez de a Ferrari comandar as atividades em Montmeló. E a exemplo do que aconteceu no fim da manhã, Alonso figurava no topo da tabela graças ao tempo de 1min23s030, ainda com pneus duros. Massa também vinha em bom ritmo e estava na terceira posição, com apenas 0s2 de desvantagem para seu companheiro de equipe.
Dentre os pilotos de ponta, Webber foi o primeiro a usar os pneus médios. Era natural, portanto, que o australiano subisse para a ponta. Sua marca foi de 1min22s891. Entretanto, em comparação com o tempo realizado por Alonso com pneus médios, a volta de Webber foi bem ruim, sendo apenas 0s139 mais rápido que o espanhol. Em seguida, foi a vez de Vettel tomar a ponta, colocando 0s083 de frente para o companheiro de equipe.
A base de comparação viria pouco tempo depois, já que as Ferrari de Massa e Alonso foram à pista com pneus médios. Mas, pelo menos neste segundo treino, a diferença entre um tipo de pneu e outro era muito pequena. Tanto que Fernando sequer conseguiu passar Vettel, ficando a 0s017 do tempo do alemão. Webber vinha em terceiro. A diferença entre os três primeiros colocados do treino era de menos de 0s1.
Restando meia hora para o fim da sessão, a ordem de forças era Red Bull, Ferrari, Lotus — de Räikkönen — e a Mercedes. Na zona intermediária, a Williams seguia decepcionando, assim como a Sauber. A McLaren estava longe da melhor forma e tinha Button e Pérez em 12º e 13, respectivamente. Até mesmo os dois carros da intermediária Toro Rosso estavam à frente da McLaren.
Outro fato que impressionava demais era o incrível desgaste dos pneus, sobretudo dos médios, que aguentavam poucas voltas com boas condições. Definitivamente, a mudança na composição dos pneus duros acabou por ser bastante útil para pilotos e equipes neste fim de semana.
A partir daí, as equipes realizaram simulações em ritmo de corrida tanto com os pneus médios quanto com os duros, mas as marcas obtidas eram muito altas. Mesmo assim, em um ritmo mais lento, teve gente com problema na pista. Antes de completar uma volta, Paul di Resta passou na última curva, e o pneu traseiro esquerdo do seu carro simplesmente dechapou após 11 voltas. Um funcionário da Pirelli logo tratou de cobrir o composto danificado antes de o carro ser levado de volta para os boxes. Foi o único incidente de um treino que terminou morno e com pouca ação na bela Catalunha.
F1, GP da Espanha, Barcelona, treino livre 2:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:22.808 | 34 | ||
2 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:22.825 | +0.017 | 35 | |
3 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 1:22.891 | +0.083 | 36 | |
4 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 1:23.030 | +0.222 | 32 | |
5 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | 1:23.110 | +0.302 | 37 | |
6 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:23.140 | +0.332 | 35 | |
7 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:23.398 | +0.590 | 45 | |
8 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 1:23.840 | +1.032 | 37 | |
9 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 1:24.058 | +1.250 | 31 | |
10 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 1:24.104 | +1.296 | 25 | |
11 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 1:24.175 | +1.367 | 32 | |
12 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 1:24.306 | +1.498 | 35 | |
13 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | 1:24.854 | +2.046 | 31 | |
14 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | 1:24.888 | +2.080 | 38 | |
15 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | 1:25.167 | +2.359 | 38 | |
16 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | 1:25.321 | +2.513 | 32 | |
17 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 1:25.441 | +2.633 | 37 | |
18 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 1:25.851 | +3.043 | 36 | |
19 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | 1:25.963 | +3.155 | 30 | |
20 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | 1:26.078 | +3.270 | 31 | |
21 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | 1:26.930 | +4.122 | 35 | |
22 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | 1:26.970 | +4.162 | 26 | |
TEMPO 107% | TL2 | 1:28.605 | +5.797 | ||||
REC | Rubens BARRICHELLO | BRA | Brawn BGP 001 | 1:19.954 | 09/05/2009 | ||
MV | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari F2008 | 1:21.670 | 27/04/2008 | ||
Condições do tempo | SOL ENTRE NUVENS | ar: 19-20ºC | pista: 29-30ºC | |||||
Pneu médio | Pneu duro |