Vettel tira proveito de melhor estratégia da Ferrari e punição de Hamilton para vencer GP do Bahrein
Sebastian Vettel tirou proveito de uma melhor estratégia da Ferrari e de uma punição a Lewis Hamilton para conquistar a segunda vitória em 2017 na F1, se colocando agora como líder isolado do campeonato. À Mercedes coube completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Valtteri Bottas. Felipe Massa terminou na sexta colocação
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Pela segunda vez no ano, a Ferrari fez um melhor trabalho que a Mercedes no pit-wall. E ainda contou com o inesperado. Mas Sebastian Vettel se colocou impecável durante o GP do Bahrein e tirou proveito de todas as oportunidades que surgiram ao longo das 57 voltas em Sakhir, conquistando como prêmio a vitória, o que o põe como líder isolado do campeonato com 68 pontos, sete a mais que Lewis Hamilton. Ainda, foi o segundo triunfo do alemão na temporada e a 44ª da carreira.
O domingo em Sakhir começou com a notícia do abandono de Stoffel Vandoorne. Quando os carros já se encaminhavam para o grid, a equipe inglesa informou sobre os problemas com o motor Honda e confirmou que o belga estava fora da corrida barenita. É a terceira unidade de potência no carro #2, em um ano em que só se permite o uso de quatro motores. O piloto largaria da 17ª colocação. Dito isso, o grid foi formado sob temperaturas mais amenas dos que nos últimos anos, na casa de 25ºC. No asfalto, os termômetros registravam 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar seguia maior também, em 58%.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Ainda sobre a largada, Carlos Sainz e Daniil Kvyat chegaram a se tocar. Enquanto o espanhol ainda teve como se colocar em 11º, o russo caiu para 18º.
Já o líder Bottas tentava de todo jeito escapar de Vettel, mas a tarefa se mostrava difícil. O ferrarista se mostrava mais rápido a cada volta, não permitindo que a diferença superasse 1s. Hamilton, por outro lado, enfrentava os ataques de Verstappen, que tinha também na cola o companheiro de Red Bull, Daniel Ricciardo. Foi nesse momento da corrida, no nono giro, que Lance Stroll decidiu parar e mudar os pneus para os macios. O canadense voltou em 18º, ao mesmo tempo em que Kevin Magnussen abandonava a disputa.
Dessa forma, a ordem na décima passagem da corrida árabe era: Bottas, Vettel, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Räikkönen, Massa, Hülkenberg, Grosjean, Ocon, Sainz, Pérez, Palmer, Alonso, Werhlein, Kvyat, Ericsson e Stroll.
Um giro depois, a Ferrari decidiu chamar Vettel para a troca de pneus. O alemão parou e voltou com os supermacios novamente, na 12ª posição do pelotão. Enquanto isso, a Mercedes apenas observava. A Red Bull, por outro lado, seguiu os ferraristas e também pediu para Verstappen parar na 12º volta. Só que a corrida do holandês não durou muito mais. Logo depois de deixar os boxes, Max passou reto em uma curva e bateu, se queixando de problemas de freios. Ao mesmo tempo, Räikkönen fazia seu pit-stop, também mudando para os pneus supermacios.
Enquanto isso, Stroll surgia parado na pista. Pouco depois veio a explicação: o canadense bateu com Sainz em uma disputa na primeira curva da corrida árabe. Por causa do incidente, o safety-car foi acionado na volta 14. E foi neste momento, na abertura da 15ª passagem, que a Mercedes chamou Bottas e Hamilton – e enquanto o finlandês mudou para supermacios, o britânico optou pelos macios. Ricciardo veio logo atrás. Só que Hamilton acabou 'segurando' o australiano na entrada do pit-lane. O incidente foi parar na mesa dos comissários. E não demorou para vir o veredito: 5s de penalty para o inglês.
Muita gente também foi aos boxes nesta fase da corrida com a safety-car.
determinarTipoPlayer(“16192903”, “2”, “0”);
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Depois de todas as paradas, a ordem atrás do carro de segurança mostrava Vettel na liderança, seguido por Bottas, Ricciardo, Hamilton, Massa, Räikkönen, Hülkenberg, Ericsson, Pérez e Grosjean. Aí a corrida voltou à vida no giro 16.
E Bottas já tentou atacar Vettel, mas o tetracampeão soube como segurar a liderança. Mais atrás, Hamilton já passava Ricciardo, para recuperar a terceira posição. Massa, por sua vez, aparecia em quinto, novamente travando uma batalha com Räikkönen. Ricciardo vinha mais atrás, tendo Pérez, Hülkenberg, Grosjean e Ocon completando o top-10.
Quando a prova chegou na volta 24, Räikkönen finalmente tomou o quinto lugar de Massa. Mais atrás, Palmer (11º), Kvyat (12º) e Alonso (13º) protagonizavam uma dura uma batalha no pelotão intermediário. E a briga teve direito a até um toque entre o inglês e o russo, que voou lasca – literalmente. Enquanto isso, o espanhol se queixava novamente da falta de potência do motor Honda.
Lá na frente, Bottas abriu para Hamilton na volta 27. E o tricampeão começou a imprimir um ritmo forte na tentativa de alcançar o líder Vettel, que vinha 6s2 à frente da dupla da Mercedes. Räikkönen estava mais longe dessa disputa, enquanto Massa agora tinha Ricciardo em seus espelhos. E a ultrapassagem também não tardou, vindo na 30ª passagem.
Apenas um giro depois, a Mercedes decidiu chamar Bottas aos boxes. Como os supermacios não estavam mais rendendo no carro do nórdico, a troca foi inevitável. Valtteri voltou com os compostos macios na volta 31. Três passagens depois, o líder Vettel veio aos pits também, mudando para os macios. Enquanto isso, Hamilton assumia a ponta, tendo Räikkönen, Vettel, Ricciardo, Bottas e Massa nas seis primeiras posições.
De macios novos, o #5 chegou rápido no companheiro ferrarista e passou também sem nenhum problema, para assumir a segunda colocação da corrida. Na ponta, Hamilton tentava abrir distância, mas a diferença seguia na casa dos 15s. E isso foi assim até que Vettel começou a andar em 1min33s826, na volta 37, se aproximando do líder. Ao mesmo tempo, Räikkönen e Massa foram aos pits. E ambos deixaram os pits com os macios. E o finlandês voltou em quinto, logo à frente do brasileiro.
Aí na volta 44, Hamilton finalmente foi aos boxes. E pagou a punição de 5s, perdendo no total 8s9 nos pits. O tricampeão mudou para os pneus macios e voltou em terceiro, atrás do agora líder Vettel e do segundo colocado Bottas. E o inglês deu início a uma perseguição ao companheiro de equipe, o superando com facilidade duas passagens depois, assumindo a vice-liderança.
Hamilton, então, fez aquilo que se esperava dele. Começou a imprimir um ritmo muito forte, andando mais de um 1s melhor que Vettel, mas o esforço não foi recompensando. E o inglês teve mesmo de se contentar com o segundo lugar. Lá na frente, o ferrarista comemorou mais uma vitória – a segunda do ano. Bottas completou o pódio. A parte final da corrida ainda viu um Fernando Alonso irritado pela falta de potência do motor Honda. O espanhol, de novo, não pode completar a prova.
A F1 volta daqui a duas semanas com o GP da Rússia.
F1, GP do Bahrein, Sakhir, final:
1 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:33:53.573 | 57 voltas | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +6.660 | |||
3 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | +20.397 | |||
4 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | +22.475 | |||
5 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | +39.346 | |||
6 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | +54.326 | |||
7 | 31 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | +1:02.606 | |||
8 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | +1:14.865 | |||
9 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | +1:20.188 | |||
10 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | +1:35.711 | |||
11 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | +1 volta | |||
12 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | +1 volta | |||
13 | 30 | Jolyon PALMER | ING | Renault | +1 volta | |||
14 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | NC | |||
9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | NC | ||||
55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | NC | ||||
18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | NC | ||||
33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | NC | ||||
20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | NC | ||||
2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | NC | ||||
Recorde | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:28.792 | 15/04/2017 | |||
Melhor volta | Pedro DE LA ROSA | ESP | McLaren Mercedes | 1:34.223 | 03/04/2005 |
#GALERIA(6991)
O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades do GP do Bahrein de F1 neste fim de semana. Acompanhe tudo AO VIVO e em TEMPO REAL, com o novo livetiming.
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);