Vettel supera problemas, massacra concorrência e fecha dia na frente em Austin. Alonso repete terceiro lugar

Piloto da Red Bull liderou a primeira sessão e, mesmo com um problema em seu carro que levou muito tempo para ser consertado, ele também encerrou a segunda atividade nos Estados Unidos na posição de honra

 
Vettel e seu capacete 'texano' (Foto: Getty Images)

“Tá dominado, tá tudo dominado”, diria o poeta sobre as duas sessões de treinos no circuito de Austin, no Texas, sede do GP dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (16). Se na primeira sessão Sebastian Vettel dominou a atividade com extrema facilidade, a segunda também. E ele ainda enfrentou um problema que o tirou de boa parte do treino que aconteceu no início da tarde em terras americanas, quase início de noite no Brasil. Mesmo assim, ele foi o primeiro, e único, a entrar na casa de 1min37s e colocou mais de 0s7 em Mark Webber, seu companheiro de Red Bull, o segundo colocado.

Na luta pelo título, Fernando Alonso passou o dia fazendo testes em sua Ferrari e acabou o treino na terceira colocação, à frente da dupla da McLaren, formada por Lewis Hamilton e Jenson Button, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Felipe Massa melhorou seu tempo, mas não sua posição e, assim como no primeiro treino, finalizou a segunda atividade na sexta colocação.

Nico Rosberg finalizou o dia na sétima colocação, uma posição atrás de Bruno Senna, oitavo colocado. Kamui Kobayashi foi o nono e Michael Schumacher completou os dez primeiros do segundo treino livre em Austin.

[Mais no Grande Prêmio]

► Em treino sem aderência, Vettel bate Hamilton e lidera treino no Texas

 Por que Michael Schumacher não deu certo em seu retorno?

► As imagens nesta sexta-feira da F1 na pista de Austin, no Texas

Saiba como foi o segundo treino livre do GP dos Estados Unidos de F1

O segundo treino do GP dos Estados Unidos de F1 começou bastante agitado e com praticamente todos os carros na pista. Afinal, era preciso obter o maior número possível de dados, além de emborrachar o novo asfalto do Circuito das Américas. Mas a aderência ainda era um problema no início daquela tarde em Austin.

Logo de cara, Sebastian Vettel pulou para a ponta da tabela de tempos após ter registrado a melhor parcial em cada um dos três setores do circuito norte-americano. Candidato ao tricampeonato mundial, Vettel cravou 1min40s790, ainda bem longe do avassalador tempo de 1min38s125, estabelecido pela manhã. Mas com a melhora da pista e o uso dos pneus médios reduziria significativamente as marcas daquele início de segundo treino.

Supremo nos Estados Unidos, Vettel despontou como favorito à vitória (Foto: Getty Images)

Mas logo Vettel recolheu para os boxes, chamado pela Red Bull, que detectou problemas de refrigeração em seu carro. Sem a oposição de Sebastian, o treino foi protagonizado pela McLaren, com Mark Webber como coadjuvante. Lewis Hamilton chegou a assumir a liderança ao marcar 1min40s744, mas Webber, por apenas 0s001, superou o tempo do britânico. Em seguida, Jenson Button e Nico Rosberg também evoluíram suas marcas, com o piloto da McLaren à frente, seguido pelo alemão. A diferença do primeiro para o quinto colocado, Vettel, era mínima: apenas 0s1.

Até que Fernando Alonso deu as caras e mostrou a força da Ferrari. Ainda com pneus duros, o espanhol registrou 1min40s431. Em um bom stint de voltas rápidas, Hamilton andou bem próximo do tempo de Fernando, mas cruzou em segundo, apenas 0s015 atrás do britânico. Só que os tempos seguiam despencando, e as posições entre os líderes, se alternando. Com pouco mais de 15 minutos de sessão, Rosberg era o ponteiro, 0s133 à frente de Webber.

Felipe Massa terminou a sexta-feira com uma boa sexta colocação (Foto: Getty Images)

Massa e os pilotos da quase falida HRT, Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, seguiam nos boxes. Bruno Senna, por sua vez, parecia ter um ritmo bem melhor em relação ao treino da manhã e figurava em 12º, imediatamente à frente do seu companheiro de Williams, Pastor Maldonado.

Vettel seguia nos boxes, com a Red Bull trabalhando intensamente para resolver os problemas de vazamento de água do RB8, Massa estava na pista para cumprir sua primeira sequência de voltas cronometradas. Contudo, os tempos registrados pelo brasileiro eram um pouco inferiores ao do seu companheiro de equipe. Ainda assim, Felipe, em sua melhor passagem, anotou o sexto melhor tempo. Lá na frente, Rosberg seguia soberano na frente.

Ainda havia muito espaço para melhora antes do uso dos pneus médios. Rosberg, por exemplo, rompeu a barreira dos 1min40s e marcou 1min39s842. O alemão, que vinha fazendo um bom treino pela Mercedes, estava 0s222 à frente de Massa, que seguia seu bom stint de voltas rápidas e conseguiu passar rapidamente Webber e Alonso. Vettel, com problemas, despencava na tabela de tempos e, com 28 minutos de sessão, era o sétimo, enquanto Bruno Senna vinha em 14º.

Se a pista é considerada fascinante, fantástica e outros adjetivos mais, o treino não merecia, pelo menos naquele momento, os mesmos adjetivos. O que era meio óbvio, já que a sexta-feira foi reservada quase que totalmente ao estudo da pista. E quem aprendeu direitinho a lição foi Webber, que bateu Rosberg e subiu para a liderança do treino ao marcar 1min39s485. Em seguida, Alonso também melhorou sua marca, ficando apenas 0s005 atrás do australiano. Pouco tempo depois, o veterano da Red Bull foi 0s2 mais rápido que seu tempo anterior.

Correndo 'em casa' Pérez foi discreto e fechou o dia em 14º (Foto: Getty Images)

Aí Massa surpreendeu novamente. Ainda com pneus duros, o brasileiro fez uma bela volta em Austin e marcou 1min39s106, a segunda melhor marca do fim de semana até então, subindo para a liderança do segundo treino livre. Seu tempo era 0s384 melhor que o de Fernando Alonso. Em seguida, Felipe, em seu 17º giro, melhorou para 1min39s061.

Quando faltavam 40 minutos para o fim da sessão, Jean-Éric Vergne, que vinha bem no treino, em décimo, foi o primeiro a deixar os boxes com pneus médios, gesto que foi seguido primeiramente por Romain Grosjean e que viria a ser imitado pelos outros oponentes do grid.


► Vídeo: acidente mata piloto de moto português em classificação para Macau


Finalmente com pneus médios, Webber não teve muito trabalho para bater o tempo de Massa. Contudo, a diferença para o tempo do brasileiro, ao menos naquela volta, foi bastante reduzida. O oceânico marcou 1min38s958, apenas 0s103 mais rápido que o segundo piloto da Ferrari. Alonso vinha logo atrás, em terceiro. Mas obviamente que os tempos iriam cair, até mesmo porque Vettel estava se arrumando para voltar à pista depois que a Red Bull concluiu o trabalho de reparo do vazamento de água do RB8 de número 1.

Ainda sem Vettel na pista, Webber fazia o papel de protagonista. E não fazia feio, não. Dando sequência ao domínio da Red Bull, o australiano liderava com sobras, principalmente depois de marcar 1min38s475, 0s586 à frente de Massa, que seguia nos boxes da Ferrari. Button por sua vez, subiu para terceiro, deixando Alonso e Rosberg para trás. Surpreendia a nona colocação de Lewis Hamilton, mas o britânico tratou de melhorar — pouco — seu tempo.

O treino caminhava com certa tranquilidade. O único incidente digno de nota foi o choque entre Kovalainen e Vergne, que foi fechado pelo finlandês. Ainda assim, o piloto da Caterham, então o melhor das equipes novatas, levou a pior e teve seu pneu traseiro esquerdo furado.

Calçado com pneus médios, finalmente Vettel voltou à pista. E logo de cara, em sua primeira volta rápida após deixar os boxes, o alemão cravou um ótimo quarto tempo, apenas 0s419 atrás de Webber. Entre as Red Bull, as duas McLaren: Hamilton em segundo, logo à frente de Button. Massa caiu para quinto, mas seguia bem, à frente de Alonso. Senna, por sua vez, melhorou muito seu tempo, subindo de um habitual 14º lugar para oitavo, sempre melhor que Pastor Maldonado. O venezuelano, mesmo com toda a torcida a seu favor nas arquibancadas de Austin, não vinha tendo uma grande sexta-feira.

O Circuito das Américas proporcionou belas fotos nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

► Por que Michael Schumacher não foi o mesmo? Leia na WARM UP

É, Vettel não estava mesmo para brincadeira. Com pista livre pela frente, o alemão simplesmente destruiu o tempo de Webber, superou o companheiro de equipe em 0s757 e cravou o melhor tempo do dia até aquele momento: 1min37s718. Sem os problemas que comprometeram boa parte da sua sessão, Vettel mostrava ao mundo sua grande condição de favorito à vitória. Para o título ser definido no Texas, no entanto, Sebastian vai depender do que Alonso fizer (ou não fizer) até domingo. E o espanhol também melhorou, pulando para terceiro.

Como é de praxe no fim da segunda sessão do fim de semana, os pilotos reservaram os últimos minutos para testarem os respectivos carros em ritmo de corrida, com o tanque cheio. Assim, os melhores tempos e a ordem da tabela de classificação do treino seguiram inalterados, com Vettel sobrando na dobradinha da Red Bull e Alonso repetindo o terceiro lugar obtido pela manhã. Massa terminou bem o dia, em sexto, enquanto Senna cumpriu um programa mais competitivo pela manhã e garantiu a oitava melhor marca, quatro posições à frente de Maldonado.

F1, GP dos Estados Unidos, Circuito das Américas, treino livre 2:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.