Vettel passeia e vence fácil GP do Bahrein. Lotus completa pódio e ‘azarado’ Massa é só 15º
Sebastian Vettel não tomou conhecimento dos adversários e venceu com tranquilidade o GP do Bahrein. A estratégia traçada pela Ferrari para Felipe Massa não deu certo; o brasileiro levou azar na corrida e fechou só em 13º. Destaque para a Lotus, pódio com Kimi Räikkönen e Romain Grosjean
P Zero: baixe o app grátis exclusivo da Pirelli para a F1 informações exclusivas e em tempo real direto das pistas |
Brilhou novamente a estrela de Sebastian Vettel na F1. Dono de pilotagem soberba do início ao fim do GP do Bahrein, o tricampeão do mundo passeou neste domingo (21) e não tomou conhecimento dos adversários em uma corrida empolgante do segundo lugar para trás. No dia da festa de Mark Webber pelo seu 200º GP, Vettel riu por último e comemorou sua segunda vitória na temporada. O pódio foi completado pelas Lotus de Kimi Räikkönen e Romain Grosjean, que acertaram na estratégia e repetiram o resultado do ano passado no circuito bareinita.
Se o dia foi de sorte para a Red Bull, foi de azar tremendo para a Ferrari. Fernando Alonso enfrentou problemas com a asa traseira móvel, fez dois pit-stops a mais, mas mesmo assim, bravamente, conseguiu chegar em oitavo. Felipe Massa teve azar em dobro, já que sua estratégia de largar com pneus duros não deu certo. O brasileiro foi traído pelo pneu traseiro direito, furado duas vezes, e teve sua pior participação em 2013, fechando apenas na 15ª posição.
Belíssima corrida fez Paul di Resta e a Force India no Bahrein. O escocês deu pinta de que poderia subir ao pódio pela primeira vez na carreira, mostrou desempenho consistente do início ao fim mesmo com duas paradas, mas, no fim das contas, sucumbiu ao melhor desempenho de Grosjean. Ainda assim, o quarto lugar saiu de ótimo tamanho para Paul, que conquistou seu melhor resultado na F1.
Lewis Hamilton conquistou a quinta posição depois de uma prova bastante discreta, mas boa na parte final ao levar a melhor no duelo com Webber, que foi superado no fim por Sergio Pérez, que fez sua melhor corrida na temporada. Nico Rosberg, num péssimo ritmo depois de largar na pole, foi o nono, enquanto Jenson Button, protagonista de um duelo épico com ‘Checo’, fechou o top-10.
Saiba como foi o GP do Bahrein de F1
Rosberg manteve a ponta após a largada em Sakhir, seguido por Alonso, que ganhou a posição de Vettel nos metros iniciais. Massa largou no lado sujo da pista e acabou tracionando mal, sendo superado por Di Resta e Sutil. Mas Felipe emparelhou com o alemão e conseguiu retomar o quinto posto. Adrian, por sua vez, teve um furo no pneu após um pequeno toque na Ferrari e despencou para último, tendo de ir logo para os boxes. Fora isso, foi uma largada sem grandes incidentes.
A segunda colocação de Alonso não durou mais que alguns segundos, já que Vettel, em ritmo incrível, conseguiu passar a Ferrari #3. Desde o princípio, a Mercedes demonstrou não ter mesmo um grande ritmo de corrida. Prova disso é que Rosberg era muito pressionado por Sebastian, mas resistia bravamente na liderança. Alonso acompanhava tudo logo atrás, em terceiro.
Na volta 3, não teve jeito. Vettel finalmente fez a ultrapassagem em Rosberg e assumiu a liderança da corrida. Pouco depois, foi a vez de Alonso superar o piloto da Mercedes para seguir no encalço do tricampeão do mundo. A performance de Di Resta era fantástica, também. Não demorou muito para o escocês ganhar a posição de Nico e fazer parte do rol dos três primeiros.
Massa, com pneus duros, vinha com um desempenho bem interessante, na balada dos líderes. O brasileiro, entretanto, tinha um pequeno problema em sua asa dianteira, decorrente do toque com Sutil. A avaria não prejudicou o desempenho de Felipe, que andava bem demais, mas ainda atrás de Rosberg.
Chamava a atenção também a disputa interna na McLaren. Button vinha na sétima colocação e tinha Pérez logo atrás, depois de ótima largada. O mexicano não se intimidou com a maior experiência do líder da equipe e partiu para cima de Jenson.
Quem não vinha bem era Alonso. O espanhol deu azar tremendo na asa traseira móvel, que emperrou e ficou aberta, o que é contra o regulamento. Fernando parou uma vez e voltou à pista, mas o problema persistiu. Assim, o espanhol teve de fazer outra parada em seguida, e aí já era praticamente carta fora do baralho.
Massa, por sua vez, estava bem no jogo e tinha a estratégia como seu trunfo para brigar pela vitória no Bahrein. O brasileiro ganhou a posição de Rosberg na reta dos boxes na nona volta e subiu para terceiro, atrás somente de Vettel e Di Resta. A diferença de Felipe para o líder era bem pequena, apenas 8s7. Até que Sebastian, com pneus macios, foi aos boxes no décimo giro. Massa parou na mesma volta do alemão, indicando que a tática dos pneus, que surpreendeu a todos na classificação, não jogou em seu favor.
Di Resta, soberbo, assumiu a liderança, com Räikkönen em segundo e Hülkenberg em terceiro. Só que Vettel, que vinha logo atrás, estava num ritmo de corrida avassalador com os pneus médios, andando mais de 3s mais rápido que Di Resta, o que fatalmente prejudicaria o escocês, que seguia na pista com os médios.
A tática da Ferrari com Massa deu errado duas vezes, já que o piloto, ao voltar à pista novamente com pneus duros, retornou atrás de Button e Rosberg, na sétima colocação. Jenson se deu melhor, parou duas voltas antes e conquistou nos boxes a posição do piloto da Ferrari, que vinha lutando, sem sucesso, para voltar a ter uma posição de destaque. Webber também foi bem-sucedido e pulou para a quarta colocação, que virou terceira depois que Di Resta finalmente fez sua parada.
Após 15 voltas, Räikkönen era o único na pista sem ter trocado pneus, mas vinha com ritmo bem mais lento em relação aos líderes. Tanto que Vettel, quase 3s mais rápido que o finlandês, fez a ultrapassagem e assumiu a ponta, tendo vantagem confortabilíssima para Webber. Kimi só foi aos boxes na volta 16. Assim, o rol dos seis primeiros tinha Vettel, Webber, Rosberg, Button e Massa.
Só que Massa levou outro azar num dia de pura zica para a Ferrari. Felipe teve o pneu traseiro direito furado e perdeu muitas posições, caindo de quinto para 11º. O piloto foi aos boxes e mudou de pneus médios para duros. Suas chances de vitória, que já pareciam escassas, foram de vez para o vinagre no Bahrein ao cair para a 15ª posição. Alonso, em corrida de recuperação, vinha em 12º.
Lá na frente, Vettel parecia ter a corrida na mão, já que sua vantagem para Webber só crescia. Rosberg era o terceiro colocado e tinha a pressão de Button, numa ótima quarta posição em Sakhir. Pérez também vinha bem, em sexto. Era sua melhor corrida desde a estreia pela McLaren.
Curioso é que Pérez fazia sua melhor exibição na McLaren exatamente no dia da pior performance de Hamilton pela Mercedes. O mexicano chegou a ficar lado a lado com Button e Rosberg, mas não tomou conhecimento dos adversários mais experientes e seguiu subindo na corrida, alcançando a sexta colocação. Lewis, por sua vez, era só o 12º.
Com exceção de Vettel, que sobrava perante seus rivais, a corrida estava indefinida, já que muitos pilotos jogaram com a estratégia de pneus, que se desgastavam demais ao longo da prova, tanto que muitas equipes faziam previsão de quatro paradas por piloto. Com menos da metade da etapa, a maioria dos competidores já tinha feito dois pit-stops.
Di Resta foi um dos últimos a fazer seu segundo pit-stop. O escocês estava dando um verdadeiro show na pista mesmo com pneus mais gastos. A Lotus também vinha razoavelmente bem, com Räikkönen e também com Grosjean, outro que fazia sua melhor prova em 2013, disparado. Pérez, por sua vez, acabou sendo superado por Button, mas seguia no encalço do companheiro de McLaren. Numa dessas, o mexicano acabou tocando no carro de Jenson, que reclamou via rádio para a equipe.
A briga entre Pérez e Button seguia espetacular. O mexicano, com postura bastante agressiva, não afinou e tocou de novo em Button, que esbravejou novamente no rádio, mas acabou sustentando a quinta posição. ‘Checo’ ficou para trás e acabou sendo ultrapassado por Grosjean, numa manobra que por muito pouco também não resultou em um toque. O fato é um só: depois de um péssimo começo de temporada, Pérez finalmente acordou.
Vettel seguia abrindo vantagem na frente, mas Kimi e Di Resta continuavam fazendo bonito em Sakhir e foram os últimos a fazerem a segunda parada. Räikkönen fez uma brava ultrapassagem sobre o escocês, mas foi aos boxes logo depois. Paul fazia sua melhor corrida na F1 e dava indícios de que tinha boas chances de chegar ao pódio.
Di Resta só fez seu segundo pit-stop na volta 37 e tinha tudo para subir ao pódio para coroar uma belíssima corrida. Massa era o oposto de Di Resta. O brasileiro teve pela segunda vez o pneu traseiro direito furado — sem toque com ninguém, diga-se — e foi novamente aos boxes, fazendo assim seu quarto pit-stop também na volta 37. A vida de Felipe não estava nada fácil.
Na base da tática — e da pilotagem também, claro —, Grosjean era outro cara que brilhava no Bahrein e, depois de mais uma janela de pit-stops, era o segundo, logo à frente de Räikkönen. Também com duas paradas, a exemplo da dupla da Lotus, Di Resta vinha em quarto. Mas o escocês voltou ao top-3 depois que Romain fez sua terceira e definitiva parada em Sakhir na volta 42, a mesma de Vettel.
Com Vettel garantido e perto da vitória e Räikkönen sossegado logo atrás, a briga do fim da corrida ficou entre Grosjean e Di Resta pelo pódio no Bahrein. Com pneus mais novos, Romain teve vantagem e passou fácil o escocês, que bravamente tentou retomar o terceiro lugar. Mas não teve jeito para Paul, que ficou em quarto. Assim, o top-3 da corrida deste ano foi exatamente o mesmo do ano passado.
Kimi garantiu assim sua 21ª corrida seguida na zona de pontuação, a terceira em quatro corridas. Hamilton foi o quinto após vencer a batalha final com Webber. O australiano também foi superado por Pérez, que fez belíssima exibição no Bahrein. Alonso, valente do começo ao fim, foi o oitavo, chegando atrás de Mark e à frente de Rosberg, enquanto Button beliscou mais um ponto e fechou o rol dos dez primeiros. Massa perdeu tanto rendimento no fim que foi ultrapassado por Sutil e Valtteri Bottas, caindo para 15º.
Siga o GRANDE PRÊMIO | Curta o GRANDE PRÊMIO |
Relacionadas
F1, GP do Bahrein, Sakhir, final:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:36:00.498 | 56 voltas | 3 |
2 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | +9.111 | 2 | |
3 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | +19.507 | 3 | |
4 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | +21.727 | 2 | |
5 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | +35.230 | 3 | |
6 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | +35.998 | 3 | |
7 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | +37.244 | 3 | |
8 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | +37.574 | 4 | |
9 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | +41.126 | 4 | |
10 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | +46.631 | 4 | |
11 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | +1:06.450 | 3 | |
12 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | +1:12.933 | 3 | |
13 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | +1:16.719 | 3 | |
14 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | +1:21.511 | 3 | |
15 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | +1:26.364 | 4 | |
16 | Daniel RICCIARDO | AUS | Ferrari | +1 volta | 3 | |
17 | Charles PIC | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1 volta | 3 | |
18 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | +1 volta | 4 | |
19 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | +1 volta | 4 | |
20 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | +1 volta | 4 | |
21 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | +2 voltas | 5 |
Não completou/nº de voltas:
Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 15 | 2 | |||
Melhor volta | |||||||
Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:36.961 | volta 55 | |||
REC | Mark Webber | AUS | Williams BMW FW27 | 1:29.527 | 02/04/2005 | ||
MV | Pedro de la Rosa | ESP | McLaren Mercedes MP4-20 | 1:31.447 | 03/04/2005 | ||
Condições do tempo | PARCIALMENTE NUBLADO | ar: 26-29ºC | pista: 37-42ºC | |||||
Pneu médio | Pneu duro |