Vettel bate McLaren e Ferrari, lidera 1-2 da Red Bull e fecha dia como mais rápido em Yeongam

Felipe Massa conquistou um bom sexto melhor tempo, ficando a 0s590 do tempo estabelecido pelo alemão. Em seu primeiro treino no circuito sul-coreano com o carro da Williams, Bruno Senna foi discreto e fechou apenas em 12º

► Confira as melhores imagens da F1 nesta sexta-feira em Yeongam 

O script da sexta-feira (12) na Coreia do Sul segue à risca o que aconteceu há uma semana em Suzuka, no Japão. Lá na terra do sol nascente, a McLaren liderou com certa folga o primeiro treino livre. Horas depois, foi a vez de a Red Bull colocar as cartas na mesa e dominar a sessão matutina, com Sebastian Vettel. E foi exatamente assim que aconteceu em Yeongam, no primeiro dia de atividades do GP da Coreia do Sul. O bicampeão do mundo cravou 1min38s832, com pneus supermacios, garantiu a melhor marca do fim de semana e liderou a dobradinha taurina no circuito asiático. Mark Webber ficou 0s032 atrás do germânico e completou o domínio taurino.

Fernando Alonso, que apareceu com destaque no treino da manhã, repetiu a boa performance durante o segundo treino livre e garantiu o terceiro melhor tempo em Yeongam. Com o tempo de 1min39s160, o bicampeão do mundo e líder do Mundial de Pilotos deu mais um indicativo da força da Ferrari em solo sul-coreano. Vale lembrar, Alonso foi o primeiro vencedor da história do GP da Coreia do Sul, em 2010. A McLaren terminou o dia com o quarto lugar, mas não com Lewis Hamilton e sim com Jenson Button, 0s387 atrás do tempo de Vettel.

Em seu último fim de semana como piloto de F1 na Coreia do Sul, Michael Schumacher teve um bom treino nesta tarde em Yeongam. O veteraníssimo da Mercedes garantiu a quinta melhor marca, sendo seguido pelo seu ex-companheiro de equipe, Felipe Massa, que ajudou a Ferrari a colocar dois carros no grupo dos seis primeiros da tabela de tempos em um treino bastante produtivo. Nico Rosberg foi o sétimo, terminando a bateria de treinos logo à frente do seu novo parceiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que foi bastante discreto no segundo treino. Nico Hülkenberg e Kimi Räikkönen, este, ainda com chances de título, fecharam o grupo dos dez primeiros.

Vettel quebrou o domínio da McLaren e ficou com o melhor tempo do dia em Yeongam (Foto: Red Bull/Getty Images)

Vettel é o grande favorito à vitória no GP da Coreia? Opine

Em seu primeiro treino livre guiando o carro da Williams em Yeongam, Bruno Senna teve um desempenho bem razoável nesta tarde. Com 1min40s089, o brasileiro terminou com o 12º melhor tempo do dia, superando, inclusive, Pastor Maldonado. O venezuelano, vencedor do GP da Espanha e oitavo colocado em Suzuka, ficou apenas em 18º.

Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Coreia do Sul

O segundo treino livre do GP da Coreia do Sul teve a volta de quatro titulares, que viram a primeira sessão apenas pelos monitores de Yeongam. Bruno Senna assumiu o comando da Williams de número 19, assim como Nico Hülkenberg voltou a guiar a Force India. Giedo van der Garde deu lugar ao russo Vitaly Petrov na Caterham, enquanto Dani Clos saiu de cena para o retorno do titular Narain Karthikeyan na HRT.

Bem diferente do primeiro treino, quando os pilotos e equipes ocuparam os primeiros minutos com voltas de instalação e testes aerodinâmicos, Yeongam viu, à tarde, praticamente todos os pilotos deixarem os boxes para a realização de voltas rápidas logo no início da sessão. E o primeiro a registrar volta rápida na tarde sul-coreana foi o líder da manhã, Lewis Hamilton.

O britânico marcou 1min41s851, tempo bem acima do 1min39s148 estabelecido pela manhã. Mas o tempo de Lewis foi facilmente quebrado pelos seus oponentes, como Kimi Räikkönen, Nico Rosberg e Jenson Button que, em sua primeira passagem, registrou 1min40s687. Michael Schumacher, em seu último fim de semana correndo na Coreia do Sul, marcou 1min40s424, 0s263 acima do tempo de Button.

Primeiro a marcar volta rápida à tarde, Hamilton sucumbiu ao poderio da Red Bull (Foto: McLaren)

O início do treino vespertino estava bastante animado, assim como acabou a sessão da manhã em Yeongam, com muitas trocas de posições nos primeiros minutos. Prova disso foi a marca de Paul di Resta, que anotou 1min40s331 e superou Schumacher, que ainda se aproximou do tempo do jovem escocês — em 0s093 —, mas só conseguiu ultrapassar o piloto da Force India no giro seguinte, o seu quinto no circuito asiático, baixando o tempo de Di Resta em 0s420.

Aí veio Alonso, que logo em sua primeira volta rápida deu mais uma prova de que tem de ser considerado um dos favoritos à vitória no domingo. O espanhol marcou 1min40s032, cerca de 0s6 mais lento que seu melhor tempo, feito pela manhã, e subiu para segundo. Só que seu maior rival na luta pelo tricampeonato deu o troco em seguida. Sebastian Vettel bateu o tempo do compatriota Schumacher em 0s117 e subiu para a ponta do treino em Yeongam.

Os pilotos reservaram a primeira metade da sessão para o uso dos pneus macios, os mais duros escolhidos pela Pirelli para o fim de semana. Os compostos supermacios apenas seriam utilizados na fase final do treino livre na Coreia do Sul. A pista estava em boas condições para testes com pneus. O asfalto de Yeongam apontava temperatura de 26ºC, o que era bom para o consumo dos pneus.

Com apenas 16 minutos de sessão, Massa registrou ótima volta — 1min39s872 — e subiu para a segunda colocação, ficando a apenas 0s078 do tempo de Vettel, único piloto a superá-lo em Suzuka no fim de semana passado. Bruno Senna, no seu primeiro treino em Yeongam com o carro da Williams, vinha em 16º, entre Jean-Éric Vergne e Heikki Kovalainen.

Lá na frente, a McLaren voltava a mostrar sua força, até para intimidar as equipes rivais. Primeiro foi Hamilton, que marcou o melhor tempo da sessão até então, mas o britânico foi superado em seguida, por apenas 0s012, por Button. E então veio a Ferrari na sequência, só para deixar claro que os carros de Maranello estão fortes neste fim de semana. Alonso registrou 1min39s704, apenas 0s001 mais rápido que a marca estabelecida por Button. Segundos depois, foi a vez de Massa desbancar o companheiro de equipe e, em grande fase, assumir a ponta, colocando 0s017 de vantagem para o espanhol. Enquanto isso, Senna rodava na pista — mas conseguiu voltar normalmente —, sempre sob olhares atentos de Valtteri Bottas.

Antes mesmo da primeira metade do treino, Jean-Éric Vergne foi o primeiro piloto do dia a ir para a pista usando pneus supermacios. Entretanto, seu melhor tempo foi de 1min40s789. Mas Webber não precisou dos compostos ‘vermelhinhos’ para superar Massa. Com pneus macios, o australiano marcou 1min39s404 e assumiu a liderança provisória do treino, que tinha Felipe em segundo, com Alonso, Button, Hamilton, Schumacher, Vettel e Di Resta fechando o rol dos oito melhores após a primeira meia hora.

Schumacher teve bom rendimento na tarde desta sexta e fechou com o quinto tempo (Foto: Red Bull/Getty Images)

Até que Vettel abriu a segunda meia hora da sessão quebrando não só a marca de Webber, mas também o melhor tempo da manhã, registrado por Hamilton, anotando a melhor volta do fim de semana até então. Mesmo com pneus macios, Sebastian pulverizou em 0s315 o tempo do companheiro de Red Bull e subiu para a liderança do treino com 1min39s089. Massa era o quarto colocado, atrás também de Webber e Button, mas à frente de Alonso. Senna vinha num discreto 15º lugar, duas posições à frente de Maldonado.

E falando em latino-americano, a fase não é das melhores para Sergio Pérez, coincidentemente, depois que o mexicano assinou com a McLaren para 2013. Depois de ter rodado e abandonado o GP do Japão, o jovem de Guadalajara enfrentou problemas no sistema hidráulico da Sauber e deixou o carro parado na saída da curva 11 quando vinha testando com pneus supermacios.

Finalmente, com a segunda metade do treino iniciada, os pilotos foram todos à pista com pneus supermacios. E, naturalmente, os tempos começaram a despencar. Schumacher queria ter sido um dos primeiros a baixar sua marca, mas Pedro de la Rosa, no hairpin estava muito lento com sua HRT, causando uma reclamação veemente por parte do alemão. Um veterano, de 43 anos, brigando com outro não menos veterano, de 41.

Enquanto Vettel travava seus pneus dianteiros na entrada da curva 1, Webber tratava de passar o parceiro de Red Bul em 0s225 para assumir a primeira colocação. Romain Grosjean, apagado no treino, assim como Kimi Räikkonen, conseguiu melhorar razoavelmente seu tempo, mas o suficiente apenas para ficar em décimo. E, em seguida, Vettel deu o troco em Webber ao marcar 1min38s832, 0s032 mais rápido que o veterano.

Massa vinha em um respeitável quinto lugar. Entretanto, os tempos do brasileiro até poderiam ter sido melhores, já que Felipe enfrentava problemas no Kers da sua F2012. O sistema de recuperação de energia cinética acaba sendo um fator bastante importante, principalmente no percurso da grande reta de Yeongam, com extensão de mais de 1 km. Senna, por sua vez, era o 13º, cinco posições à frente de um irreconhecível Pastor Maldonado.

Assim como no Japão, Vettel parece ser o grande favorito à vitória na Coreia do Sul (Foto: Red Bull/Getty Images)

Longe de ser um primor de emoção, o segundo treino livre tinha a liderança tranquila da Red Bull, com 1-2 liderado por Vettel, seguido por Webber e por Alonso. Button, Schumacher e Massa vinham na sequência. Räikkönen, ainda com boas chances de conquistar o título, ainda que não tenha vencido nesta temporada, era apenas o décimo colocado, 1s007 atrás do tempo de Vettel.

Buscando avaliar melhor o ritmo de corrida com pneus supermacios, boa parte dos pilotos realizaram testes com seus respectivos carros com tanque cheio. Dessa forma, os tempos estavam obtidos estavam bem distantes das melhores marcas do dia na Coreia do Sul, fato que garantiu a Vettel o melhor tempo desta sexta-feira em Yeongam, repetindo o que aconteceu uma semana atrás em Suzuka, quando a McLaren liderou o primeiro treino, mas a Red Bull deu o troco e iniciou sua arrancada para a vitória do GP do Japão.

F1, GP da Coreia do Sul, Yeongam, treino livre 2:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.