Verstappen confirma domínio e lidera sexta-feira de treinos livres do GP do Canadá. Hamilton é quarto
Max Verstappen seguiu comandando a tabela de tempos em Montreal. Como no treino inicial do dia, o jovem holandês também se impôs na sessão complementar. Fazendo uso dos rápidos hipermacios, o #33 cravou 1min12s198, mais de um décimo mais rápido que Kimi Räikkönen, o melhor entre os caras da Ferrari. Líder do campeonato, Lewis Hamilton fechou a sexta-feira (8) do GP do Canadá em quarto
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Max Verstappen foi o homem da sexta-feira (8) canadense da F1. O jovem holandês comandou também o segundo treino livre e com uma folga de mais de um décimo para Kimi Räikkönen, o melhor entre os dois ferraristas. Ambos andaram na casa de 1min13s baixo e com os pneus hipermacios – os compostos mais velozes da Pirelli para o fim de semana no circuito Gilles Villeneuve, que sedia a sétima etapa da temporada 2018. Comprovando o bom momento da Red Bull, Daniel Ricciardo ainda conseguiu saltar para a terceira posição nos cinco minutos finais do TL2.
Líder do campeonato, Lewis Hamilton foi o mais veloz com os supermacios – o pneu mais duro do conjunto da fabricante italiano – e apenas 0s579 mais lento que Verstappen, mas em cima de compostos ultramacios. O inglês acabou o dia em quarto. Como é notória a dificuldade da Mercedes em achar performance com a composição mais macia, a dupla prateada dedicou a sexta-feira aos testes com os supermacios e os ultramacios. Valtteri Bottas fez o sexto tempo. O time ainda brigou com o desgaste acentuado dos compostos.
Entre os carros do time alemão, ficou Sebastian Vettel. O tetracampeão cumpriu stints com os supermacios também, mas não alcançou o mesmo desempenho dos rivais. E foi com os hipermacios que acabou registrando a quarta melhor marca. E o posto de melhor do resto ficou com Romain Grosjean, que colocou a Haas em sétimo, logo à frente da Force India de Esteban Ocon. Sergio Pérez e Fernando Alonso completaram os dez primeiros.
A F1 volta neste sábado, a partir das 12h (de Brasília), para o terceiro e último treino livre no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Confira como foi o segundo treino livre do GP do Canadá
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Com o asfalto em uma temperatura de pouco mais de 40 graus, Kimi Räikkönen foi quem primeiro deixou os boxes na sessão complementar da sexta-feira ensolarada em Montreal. O piloto da Ferrari decidiu iniciar seu primeiro stint com os compostos ultramacios (os de cor roxa). Além do ultra, a Pirelli também levou o hipermacio (rosa) e o supermacio (vermelho). Só que o giro inicial de Kimi foi ainda muito alto, na casa de 1min16s158. A Renault mandou Carlos Sainz também na sequência, que ganhou a companhia dos dois pilotos da Force India. Sergio Pérez voltava ao carro depois de ceder a vez a Nicholas Fafiti no TL1. E quem por último se juntou ao grupo foi Brendon Hartley.
Minutos depois, Räikkönen baixou sua marca e atingiu 1min14s382, para comandar a tabela. Aí Kevin Magnussen colocou a Haas em segundo – mas andando de supermacios. Hartley, Romain Grosjean, Sainz, Pérez, Charles Leclerc, Lance Stroll e Marcus Ericsson completavam os dez primeiros.
Não durou nada. O holandês logo superou o nórdico e voltou ao segundo lugar – mas 0s5 atrás de Lewis. Isso porque o #44 voou na sequência para quebrar a barreira de 1min13s. Hamilton surgiu com 1min12s777.
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E quem surgiu bem também foi Fernando Alonso. Andando de ultramacios, o espanhol virou 1min14s297 para saltar para a quarta posição. A McLaren também seguiu testando peças aerodinâmicas à tarde e dedicou a sessão à avaliação de novas asas dianteiras. A colocação, no entanto, seria roubada instantes depois por Stoffel Vandoorne, também fazendo uso dos compostos de cor roxa. Enquanto isso, Sainz deu uma bela rodada, perdeu a traseira e acabou batendo entre as curvas 6 e 7. O incidente provocou a bandeira vermelha com pouco menos de 30 minutos de sessão. Pouco antes disso, o companheiro do espanhol, Nico Hülkenberg, tinha ido à pista depois da troca de câmbio no carro.
A paralisação durou menos de dez minutos, e quando o treino foi reiniciado, a ordem da tabela estava assim: Hamilton, Verstappen, Bottas, Vandoorne, Alonso, Räikkönen, Sainz, Leclerc, Ocon, Pérez, Hartley, Ericsson, Grosjean, Hülkenberg, Ricciardo, Magnussen, Galsy, Sirotkin e Stroll. Sebastian Vettel era o único sem tempo ainda.
Falando no tetracampeão ferrarista, ele não demorou a iniciar seus trabalhos. Assim que a pista foi reaberta, o #5 apareceu com os pneus supermacios. E conseguiu apenas o sexto tempo. Logo depois, o companheiro de equipe Räikkönen decidiu já andar de hipermacios. E em cima dos rosas, saltou para a ponta, ao registrar 1min12s328. A marca foi 0s5 mais veloz. Mas aí vem o detalhe: o tempo do Hamilton foi feito com os supermacios – em tese, o composto mais lento do fim de semana.
Quem também optou pelos hipermacios foi Verstappen. O jovem acertou uma boa volta e, mesmo sem ter o melhor segundo setor, foi capaz de completar o giro em 1min12s198, tomando de Kimi a liderança. Enquanto isso, o engenheiro de Lance Stroll o alertava sobre a alta velocidade com que estava entrando na curva final do circuito. Apenas lembrando que o canadense deu uma bela batida no 'Muro dos Campeões'.
Quando o treino se aproximava da primeira hora, Stoffel Vandoorne atingiu o muro da curva 9 e quebrou a suspensão, ficando por ali mesmo. Por conta da remoção do carro, a direção de prova acionou o safety-car virtual.
Com a sessão em bandeira verde novamente, com pouco menos de 30 minutos para o fim, muita gente voltou à pista. A Mercedes mandou sua dupla com os ultramacios, enquanto a Ferrari decidiu enviar Vettel com os hipermacios. Mas o alemão não passou de um quarto tempo na primeira tentativa de volta rápida. Ricciardo, depois de perder muito tempo nos boxes por um problema com a unidade de potência, foi à pista para tentar recuperar o tempo perdido. Só que, a partir daí, a sessão entrou na fase das simulações de corrida.
Enquanto a maioria iniciou seus stints usando os pneus hipermacios, incluindo a Ferrari e a Red Bull, a Mercedes optou pelos ultramacios. Nesta configuração, Hamilton vinha em desempenho mais consistente que o dos adversários. O grande problema da parte final da sessão foi o tráfego, que limitou o trabalho de avaliação do ritmo de prova. E, portanto, nada mudou entre os ponteiros.
#GALERIA(8431)
F1 2018, GP do Canadá, Montreal, Treino livre 2:
1 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:12.198 | ||
2 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:12.328 | +0.130 | |
3 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:12.603 | +0.405 | |
4 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:12.777 | +0.579 | |
5 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:12.985 | +0.787 | |
6 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:13.061 | +0.863 | |
7 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:13.620 | +1.422 | |
8 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:13.747 | +1.549 | |
9 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:13.754 | +1.556 | |
10 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Renault | 1:13.866 | +1.668 | |
11 | 16 | Charles LECLERC | MCO | Sauber Ferrari | 1:13.884 | +1.686 | |
12 | 28 | Brendon HARTLEY | NZL | Toro Rosso Honda | 1:13.889 | +1.691 | |
13 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:13.956 | +1.758 | |
14 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:13.967 | +1.769 | |
15 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:14.108 | +1.910 | |
16 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Renault | 1:14.167 | +1.969 | |
17 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Renault | 1:14.433 | +2.235 | |
18 | 10 | Pierre GASLY | FRA | Toro Rosso Honda | 1:14.486 | +2.288 | |
19 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:14.703 | +2.505 | |
20 | 35 | Sergey SIROTKIN | RUS | Williams Mercedes | 1:14.782 | +2.584 | |
Tempo 107% | 1:17.252 | +5.054 |
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