Verstappen assume risco por intermediários, mas ressalta tentativa : “Às vezes funciona, às vezes não”

Na esperada chuva em Hockenheim, Max Verstappen arriscou com os pneus intermediários e não teve sucesso na tentativa de vantagem que esperava e levou a sua Red Bull apenas para a quarta colocação. Daniel Ricciardo abandonou a prova por problemas mecânicos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Max Verstappen e a Red Bull apostaram em uma troca de pneus errada que custou a luta por posições mais à frente, no GP da Alemanha deste domingo (22). Com a chuva indecisa que começou a cair a partir da 20ª volta, o piloto apostou nos pneus intermediários, o que não foi uma boa estratégia na pista. Ao final, Verstappen cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Daniel Ricciardo sofreu uma falha mecânica e foi obrigado a abandonar a prova.
 
O holandês foi o único dentre os quatro primeiros do grid a recorrer para o pneu intermediário quando a chuva apertou, mas, com curta duração, logo o piloto taurino teve que voltar aos boxes para retornar aos compostos de pista seca, para continuar no páreo.
 
Com a batida de Sebastian Vettel, o safety-car foi acionado e Verstappen pode diminuir a diferença para os ponteiros da prova, mas o tempo gasto no pit-stop anterior não foi recuperado e o piloto de 20 anos ficou a uma posição de ir ao pódio.
 
Daniel Ricciardo não teve nem a chance de correr com pista úmida. O australiano abandonou a corrida na volta 28, por falhas mecânicas, mesmo tendo competido com novos componentes de motor em Hockenheim.
Daniel Ricciardo "estaciona" sua Red Bull após perda de potência em Hockenheim (Foto: F1)
“Senti a freada na curva 6 quando estava reduzindo a marcha. Eu ouvi algo engraçado, basicamente. Então, quando eu acelerava, esperava algo quando tivesse potência e aí não tinha nenhuma. Pude ouvir alguns ruídos e não soou saudável”, explicou Ricciardo. 
 
Apesar de ter o terceiro melhor carro do grid, o piloto taurino confessou que não foi fácil ultrapassar nas primeiras voltas.
 
“Para ser honesto, as primeiras dez, quinze voltas foram realmente difíceis com o meio [do grid]. Eu não acho que, em retrospecto, foi um pneu muito bom. Eu estava realmente lutando no trânsito e até mesmo no começo, eu simplesmente não tinha aderência”, completou. 
 
Sobre a mudança nos pneus quando a chuva finalmente veio, o companheiro de Ricciardo disse que foi um risco que assumiu e que no final o safety-car anulou um pouco da diferença obtida com a parada.
 
“Felizmente, não fez diferença, porque, de qualquer maneira, todos teriam parado depois do safety-car para pneus novos. Eu tentei, e você sabe, às vezes funciona e às vezes não. Desta vez não funcionou. Eu só queria que a corrida tivesse começado um pouco mais tarde”, afirmou Verstappen.
 
Sem perder tempo, o piloto considera que fez o que podia e já pensa no GP da Hungria, no próximo domingo (29). A prova no circuito de Hungaroring pode favorecer as características aerodinâmicas da Red Bull e render bons resultados, o que Verstappen está ansioso para ver na semana que vem, antes da pausa de verão da F1.
 
“Acho que até hoje não fomos tão ruins, apesar de perdermos muito nas retas. Estou definitivamente ansioso pela Hungria”, encerrou Verstappen.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.