Um mês após acidente, Alonso passa por testes médicos e viaja para Malásia para reestreia na McLaren

Depois da avaliação dos médicos neste domingo (22) em Cambridge, Fernando Alonso não foi diagnosticado com problemas e se prepara para ir à Malásia. O espanhol sofreu um acidente há exatamente um mês em Barcelona que o tirou de combate da estreia da temporada 2015 na Austrália

Fernando Alonso está a caminho de fazer sua reestreia na McLaren. O espanhol passou por testes médicos neste domingo (22) , exatamente um mês depois do acidente sofrido durante a segunda bateria de testes da F1 em Barcelona.

De acordo com os jornais espanhóis 'AS' e 'Marca', Alonso passou por exames de reflexo e foi avaliado por três médicos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sendo bem sucedido em todos.

Procurado pela BBC, o empresário de Alonso, Luis García-Abad não confirmou a informação, mas voltou a repetir a frase que havia dito dias atrás. "É algo particular, então não posso negar nem confirmar, mas não tenho dúvidas de que ele vai para a Malásia como planejado", falou.

Este teste é um pré-requisito da FIA. A entidade deu cabo ao trâmite necessário para avaliar se Alonso tem condições físicas de voltar a guiar um carro de F1 depois que sofreu uma concussão naquela batida e que lhe deixou internado três dias. Assim que chegar em Sepang, o médico-chefe da FIA vai conduzir uma avaliação final para poder liberar Alonso para a segunda etapa do campeonato.

Na última quarta-feira, Alonso esteve na sede da McLaren em Woking para fazer testes no simulador. Na avaliação da equipe, o dia foi proveitoso e já indicava que o piloto estava totalmente apto para voltar ao MP4-30. Alonso perdeu a primeira etapa do campeonato na Austrália.

O CRONOGRAMA DA HISTÓRIA

As imagens de TV na sala de imprensa não captaram o acidente e evitaram registrar a cena. Alonso perdeu o controle do carro na curva 3 a 215 km/h e 3 segundos depois se chocou. De acordo com Ron Dennis, Alonso "apagou por segundos". Uma ambulância foi encaminhada àquele setor da pista. O piloto levou cerca de 10 minutos para deixar o carro.

Alonso foi encaminhado ao centro médico do autódromo de Barcelona para passar por exames mais minuciosos e depois sedado e encaminhado de um helicóptero para o Hospital Geral da Catalunha. Tanto o fisioterapeuta quanto o pai de Alonso informaram naquele dia que o piloto estava "confuso".

Um torcedor flagrou o momento da arquibancada.


determinarTipoPlayer(“15389016”, “2”, “0”);

Nenhuma lesão foi diagnosticada, bem como não houve evidência de choque elétrico, mas Alonso ficou internado por três dias por conta de uma concussão.

O espanhol foi para a casa da família em Oviedo depois que a McLaren anunciou sua ausência nos testes coletivos finais em Barcelona, sendo substituído por Kevin Magnussen. Lá, gravou um vídeo em que dizia estar “completamente bem” e que esperava voltar às pistas “muito em breve”, sem especificar nada do acidente. Posteriormente, a escuderia confirmou que Alonso não ia à Austrália, e Alonso manifestou sua tristeza e compreensão.

Desde então, Alonso intensificou seu trabalho físico e foi mostrando nas redes sociais enquanto se levantavam suspeitas sobre as causas do aacidente, até agora não muito bem explicadas. A maior das indicações é de que Fernando sofreu um choque elétrico, fato negado pela McLaren.

RIVAIS E AMIGOS

Hockenheim, 2000. No dia em que Rubens Barrichello se consagrou ao vencer pela primeira vez na carreira, outro brasileiro viveu momentos bem mais tensos depois da prova. Ricardo Zonta trocou farpas com o então companheiro de equipe de BAR, Jacques Villeneuve, depois de uma colisão naquele GP fa Alemanha — com o canadense fazendo críticas pesadas ao então jovem brasileiro. 15 anos mais tarde, eles garantem: não foi nada demais.

STOCK CAR 'IN LOCO'

O GRANDE PRÊMIO está em Goiânia para a cobertura da etapa de abertura da Stock Car em 2015, a Corrida de Duplas. Pilotos famosos foram convidados para a prova que ganhou importância no calendário, como Jacques Villeneuve e Ingo Hoffmann, que deixou a aposentadoria de lado para formar dupla com o atual campeão da categoria, Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet tem sido o destaque do fim de semana com o carro #51 de Átila Abreu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.