Tricampeão, Stewart destaca pressão em cima de Verstappen, mas garante: "Pode virar uma grande estrela"

Para o tricampeão mundial Jackie Stewart, Max Verstappen, de 17 anos, pode se tornar uma grande estrela da F1 no futuro. O britânico falou da pressão em cima do novato, mas mostrou confiança no potencial apresentado pelo holandês

Max Verstappen vai estrear na F1 durante os treinos livres para o GP do Japão. O holandês, que completa 17 anos nesta terça-feira (30), chega à principal categoria do automobilismo mundial cercado de expectativas e pressão. Para o tricampeão Jackie Stewart, a responsabilidade é grande, mas Verstappen pode se tornar uma grande estrela.
 
Stewart explicou que tudo o que Verstappen já conquistou perde a importância diante de uma estreia na F1.
 
“O mundo inteiro está olhando para ele, não é pouca pressão. Ele foi sensacional até aqui, mas a F1 é uma outra história”, disse.
 
O britânico comentou a pressão que o holandês deve receber em seus primeiros movimentos na categoria.
 
“Ele vai receber mais pressão que qualquer outro novato nos últimos tempos. Já vi muitos bons pilotos sucumbirem à pressão. Vai ser interessante ver como ele vai se adaptar, é uma tremenda responsabilidade”, declarou.
Para Jackie Stewart, apesar da grande responsabilidade, Max Verstappen pode virar uma estrela (Foto: Getty Images)
Stewart lembrou que Verstappen já vai começar sua trajetória em um circuito complicado, mas que vai se beneficiar do longo período de testes no simulador.
 
“Ele já vai ganhar a oportunidade de guiar em um dos circuitos mais complicados do calendário. Ao menos ele passou muito tempo fazendo simulações nesta pista, é uma grande vantagem. Ele já tem certa experiência e venceu tudo que podia no kart e em categorias inferiores”, falou.
 
O britânico acredita que o holandês tem potencial para ser uma estrela.
 
“A Toro Rosso acredita que já precisa dar a chance a ele. Ele pode virar uma grande estrela”, completou.
 
Verstappen vai substituir Jean-Éric Vergne em 2015. Na atual temporada, o francês tem 19 pontos e ocupa a 13ª colocação no Mundial. 

#GALERIA(5082,79269)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.