Toyota também pode voltar a fornecer motores para a F1 em 2015, utilizando nome da marca Lexus

Após boatos que indicaram possível retorno da Honda, rival japonesa pode voltar à categoria utilizando o nome de sua marca de carros de luxo. De acordo com o jornalista Roger Benoit, parceria seria com a Williams. Kobayashi é o favorito para uma das vagas

 
Após fortes rumores indicando o possível retorno da Honda como fornecedora de motores para a F1 em 2015, agora é a vez de a Toyota acenar com a possibilidade de também voltar à categoria, utilizando o nome Lexus, marca de luxo da empresa.
 
No entanto, de acordo com o jornalista Roger Benoit, correspondente do jornal suíço 'Blick', a nova fase da montadora japonesa seria apenas como fabricante, não como equipe.
 
"Sim, é isso mesmo. A Toyota está preparando um retorno", afirmou Benoit no fim de semana da F1 no Bahrein. "Eles têm a Williams em vista, e Kamui Kobayashi é o japonês favorito para ser levado de volta a um cockpit".
2009, última temporada da Toyota na F1 (Foto: Ercule Colombo)
Outro fator que também pode ter motivado a intenção da fabricante de voltar  à categoria  além da possibilidade do retorno da rival Honda  é a atual parceria da Red Bull com a Infiniti, marca de luxo da Nissan, outra concorrente nipônica. 
 
De acordo com o ClubLexus, a questão foi levada ao mais alto escalão da Toyota, e um acordo pode estar "praticamente fechado".

Além de ter utilizado os próprios motores durante seu período como equipe de fábrica na F1 – entre 2002 e 2009 , a montadora também forneceu propulsores à Jordan (2005), Midland (2006) e à própria Williams (2007 a 2009).
 
A Toyota encerrou de forma inesperada sua passagem na categoria, ao fim de 2009, alegando a necessidade de reduzir custos em função da crise econômica que assolou o mundo naquele ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.