Times concordam em mudança na classificação para estimular competição no Q3, diz revista

As equipes da F1 se reuniram durante os testes no Bahrein e discutiram mudanças visando maior competição no Q3, afirmou a revista alemã 'Auto Motor und Sport'


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ apontou, nesta segunda-feira (24), para possíveis mudanças no formato das classificações da F1, especialmente do Q3. Segundo a publicação, os pilotos se reuniram durante as sessões de testes no Bahrein, e concordaram com algumas alterações que já foram enviadas para a aprovação da FIA.

As mudanças passam pelas três fases da classificação, mas tem como foco a participação efetiva dos dez melhores no Q3. O Q1 passaria para 18 minutos, dois a menos que no atual formato, o Q2 seguiria com 15 minutos e o Q3 passaria a ter 12 minutos.

Além disso, os pilotos classificados para o Q2 vão receber mais um jogo de pneus, porém, aqueles que avançarem para o Q3 deverão utilizá-lo no sábado. A mudança evita que alguns pilotos fiquem durante toda a sessão decisiva nos boxes, poupando os pneus para a largada.

As equipes mandaram uma proposta de distribuição de pneus para aumentar a competição durante o Q3 (Foto: Getty Images)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Se a alteração for aceita, os dez melhores pilotos na classificação largam com os pneus que realizaram a volta mais veloz no Q2.

O resultado da proposta, segundo a ‘Auto Motor und Sport’, será revelado antes dos testes no final desta semana no Bahrein, e já entram em vigor para o GP da Austrália. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.