Testemunha, Sutil revela que acidente de Bianchi em Suzuka “mudou sua vida” e diz: “Levou tempo para sair da cabeça”

Emocionado por voltar a Suzuka, Adrian Sutil disse que testemunhar o acidente de Jules Bianchi “mudou sua vida um pouco” e admitiu que levou tempo para superar o que viu na parte final da corrida japonesa do ano passado

Quase um ano depois do trágico acidente de Jules Bianchi, a F1 está de volta a Suzuka. E o retorno ao Japão já desperta lembranças em pilotos e equipes do jovem francês. E quem se também pronunciou a respeito foi Adrian Sutil, que testemunhou a grave batida sofrida por Bianchi na parte final da corrida nipônica. O alemão revelou que a morte de Jules "mudou um pouco a sua vida" e que o fez perceber os perigos a que os pilotos estão expostos a cada novo GP no Mundial.
 
Na volta 43 da corrida em Suzuka do ano passado e debaixo de muita chuva, Bianchi perdeu o controle de sua Marussia na curva 7 e acertou em cheio o guindaste que tinha entrado na área de escape para remover a então Sauber de Sutil, que havia batido no giro anterior. O alemão permaneceu no local e acompanhou bem de perto o drama vivido pelo colega, que acabou morrendo nove meses depois do acidente.
Adrian Sutil, que batera pouco antes no mesmo ponto, testemunhou o acidente com Bianchi em Suzuka (Foto: Getty Images)
Atualmente como piloto de testes da Williams, Adrian reconheceu que aquele foi o momento mais complicado que já viveu na pista e que será difícil retornar ao circuito japonês. E contou ainda que foi doloroso testemunhar o que aconteceu naquele 5 de outubro de 2014.
 
"Há momentos que mudam sua vida um pouco, especialmente quando é a primeira vez que você testemunha algo assim tão de perto", disse o piloto de 32 anos em declaração à agência alemã 'DPA'. 
 
Adrian admitiu que foi difícil de superar o acidente com o colega. "Foi um acidente extremo e levou muito tempo para sair da minha cabeça", contou. "Eu não diria que fiquei em choque permanente, mas serviu para abrir meus olhos para o trabalho dos pilotos, os perigos que corremos. Será diferente voltar a pista de Suzuka neste fim de semana e não só para mim, mas para muitos dos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente com aquilo", completou Sutil.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.