Temporada 2014 da F1 chega ao recesso de verão com grande disputa na Mercedes e surra de Alonso em Räikkönen

Enquanto Nico Rosberg e Lewis Hamilton travam grande batalha na luta pelo título mundial de 2014, Fernando Alonso não vê Kimi Räikkönen no seu retrovisor. Quem também tem boa diferença sobre o companheiro de equipe é Nico Hülkenberg, na Force India

O GRANDE PRÊMIO encerra a série de especiais da primeira metade da temporada 2014 da F1 com uma comparação entre os companheiros de equipes. Desde a disputa pelo título entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton, da Mercedes, passando pela grande vantagem de Fernando Alonso sobre Kimi Räikkönen, na Ferrari, e pela apertada briga entre Daniil Kvyat e Jean-Éric Vergne, na Toro Rosso. Confira os duelos internos de cada escuderia nos 11 primeiros GPs do Campeonato Mundial:
MERCEDES
Pontuação: Rosberg (1º) 202 x 191 Hamilton (2º)
Placar em classificação: Rosberg 7×4 Hamilton
Placar em corridas: Rosberg 5×6 Hamilton

A Mercedes foi a equipe a ser batida nas primeiras 11 corridas de 2014. Nico Rosberg e Lewis Hamilton travam grande batalha pela liderança do campeonato e, apesar da vantagem no placar de posições finais nas corridas, Hamilton perde a primeira posição por 11 pontos, atrapalhado pelo extremamente regular Rosberg, que abandonou apenas uma vez no campeonato. Nas vitórias, quatro a dois para Hamilton, enquanto que, nas classificações, Rosberg leva vantagem. 
 

RED BULL
Pontuação: Ricciardo (3º) 131 x 88 Vettel (6º)
Placar em classificação: Ricciardo 6×5 Vettel 
Placar em corridas: Ricciardo 8×3 Vettel

Atual tetracampeã, a Red Bull viu uma surpreendente primeira metade de Daniel Ricciardo. Buscando se estabelecer como a segunda força da temporada, a equipe austríaca já venceu duas vezes em 2014, ambas com o jovem australiano. Na tabela de classificação, Ricciardo leva 43 pontos de vantagem para Sebastian Vettel, mesmo após perder um segundo lugar na Austrália por desclassificação. Nos treinos classificatórios, equilíbrio, com Vettel perdendo por um.
Nico Rosberg e Lewis Hamilton travam grande batalha na temporada 2014 até aqui (Foto: Getty Images)
FERRARI
Pontuação: Alonso (4º) 115 x 27 Räikkönen (12º)
Placar em classificação: Alonso 9×2 Räikkönen 
Placar em corridas: Alonso 11×0 Räikkönen

Oito posições. 88 pontos. A diferença entre Fernando Alonso e Kimi Räikkönen, dois campeões mundiais, é assustadora após as 11 primeiras corridas da temporada 2014. Apesar de um carro considerado malnascido, Alonso aparece em quarto no Mundial de Pilotos com 115 pontos. Na outra extremidade, o finlandês é quem menos pontuou entre os condutores das seis principais equipes do ano, com apenas 27 tentos. Nas classificações, Alonso leva a melhor por nove a dois, enquanto que, nas corridas, a vantagem é ainda maior: o espanhol terminou todas as provas na frente de Räikkönen.

 
WILLIAMS
Pontuação: Bottas (5º) 95 x 40 Massa (9º)
Placar em classificação: Bottas 7×4 Massa
Placar em corridas: Bottas 7×4 Massa 

Impulsionada pelos motores Mercedes e com um chassi que vem tendo muito sucesso, a Williams ainda sonha com o vice-campeonato entre as equipes. No Mundial de Pilotos, Valtteri Bottas é o quinto, em grande ascensão. Enquanto isto, sofrendo com falta de sorte, o brasileiro Felipe Massa é o nono, 55 pontos atrás do finlandês. No ano, o desempenho do piloto do carro #77 é melhor que o do paulista em números gerais, levando vantagem nos treinos classificatórios e nas corridas. O brasleiro abandonou quatro provas após acidentes, ao passo que Bottas viu o motor Mercedes quebrar em sua Williams em Mônaco.

Valtteri Bottas está em ascensão e surpreende na temporada 2014 (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
 
FORCE INDIA
Pontuação: Hülkenberg (7º) 69 x 29 Pérez (11º)
Placar em classificação: Hülkenberg 9×2 Pérez
Placar em corridas: Hülkenberg 7×4 Pérez

Após um excelente início de campeonato, a Force India perdeu um pouco de rendimento a partir do GP da Áustria. Mesmo assim, até o abandono no GP da Hungria – última etapa disputada – Nico Hülkenberg havia marcado pontos em todas as provas, marca que apenas Fernando Alonso dividia com o alemão. 40 pontos atrás do companheiro no Mundial de Pilotos, Sergio Pérez conseguiu ir para o pódio no GP do Bahrein, atrás apenas da dupla da Mercedes que protagonizou uma grande disputa pela vitória. Em classificações, ampla vantagem para Hülk.

MCLAREN
Pontuação: Button (8º) 60 x 37 Magnussen (10º)
Placar em classificação: Button 6×5 Magnussen
Placar em corridas: Button 9×2 Magnussen

Jenson Button faz um campeonato bastante seguro até o presente momento. Com 60 pontos, o campeão mundial de 2009 aparece atrás apenas dos pilotos da Mercedes, da Red Bull, de Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Nico Hülkenberg. Novato, Kevin Magnussen está duas posições atrás de Button e com 23 pontos a menos. Os dois subiram juntos ao pódio do GP da Austrália, com o dinamarquês garantindo a segunda colocação logo em sua corrida de estreia na principal categoria do automobilismo mundial.

LOTUS
Pontuação: Grosjean (14º) 8 x 0 Maldonado (19º)
Placar em classificação: Grosjean 10×1 Maldonado
Placar em corridas: Grosjean 6×5 Maldonado
 
A Lotus é uma das maiores decepções da temporada 2014 até aqui. A tradicional equipe britânica prometia brigar por vitórias, mas, sem sua principal patrocinadora e com muitos problemas no desenvolvimento do E22, a Lotus vem sofrendo até para marcar pontos. Romain Grosjean, duas vezes oitavo colocado neste ano, é apenas o 14º, enquanto seu companheiro, Pastor Maldonado, não passou do 12º lugar. Nas classificações, a vantagem do franco-suíço é impressionante: por dez vezes Grosjean garantiu uma posição de grid melhor que a do venezuelano. 
Mesmo com todos os problemas da Lotus, Romain Grosjean leva grande vantagem para Pastor Maldonado (Foto: Alastair Staley/Lotus)
TORO ROSSO
Pontuação: Vergne (13º) 11 x 6 Kvyat (15º)
Placar em classificação: Vergne 6×5 Kvyat
Placar em corridas: Vergne 6×5 Kvyat
 
Apesar de não fazer um grande campeonato, a Toro Rosso vê seus pilotos travarem uma interessante disputa no pelotão intermediário. Calouro, Daniil Kvyat está muito próximo de Jean-Éric Vergne na classificação geral e na comparação de resultados na primeira metade da temporada. Até aqui, o time de Faenza não superou a barreira do oitavo lugar, alcançado por duas vezes pelo francês Vergne.

MARUSSIA
Pontuação: Bianchi (16º) 2 x 0 Chilton (21º)
Placar em classificação: Bianchi 8×3 Chilton
Placar em corridas: Bianchi 8×3 Chilton
 
Depois do décimo lugar conquistado em 2013, a Marussia tem motivos para sonhar mais alto na atual temporada. Com Jules Bianchi, nas ruas de Monte Carlo, o time russo marcou os primeiros pontos na principal categoria do automobilismo mundial e, assim, ultrapassou a Sauber na classificação do Campeonato de Construtores. Na comparação com Max Chilton, seu sempre regular companheiro, Bianchi leva boa vantagem em classificações e corridas.
SAUBER
Pontuação: Sutil (17º) 0 x 0 Gutiérrez (20º)
Placar em classificação: Sutil 7×4 Gutiérrez
Placar em corridas: Sutil 5×6 Gutiérrez

Impossível falar em decepções desta primeira metade do campeonato e não citar a Sauber. Com uma dupla de pilotos que vem colecionando abandonos e um C33 – carro da temporada – que não rende nem perto do que rendeu o monoposto dos últimos anos, o time suíço não marcou nenhum ponto, nem no GP da Austrália, quando os dois chegaram ao fim e apenas 13 pilotos cruzaram a linha final. Além do insucesso, a Sauber ainda vê a Marussia, considerada nanica, na sua frente na tabela, graças ao nono lugar de Jules Bianchi em Mônaco. Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez têm números muito parecidos até aqui, sendo o mexicano prejudicado pela série de punições recebidas antes das provas.

CATERHAM
Pontuação: Ericsson (18º) 0 x 0 Kobayashi (22º)
Placar em classificação: Ericsson 2×9 Kobayashi
Placar em corridas: Ericsson 3×8 Kobayashi

Como nas últimas temporadas, o desempenho da Caterham passa longe de ser aceitável. Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi pouco fazem e os abandonos já chegam a nove. Contudo, o sueco aparece mais bem colocado no Mundial de Pilotos, graças ao 11º lugar conquistado no conturbado GP de Mônaco. Kobayashi, por sua vez, aparece na última posição na tabela, tendo dois 13º lugares como melhores resultados em 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.