Supremo em Xangai, Hamilton ratifica domínio da Mercedes e lidera segundo treino. Massa roda e Nasr é 8º
Lewis Hamilton fechou a sexta-feira com 100% de aproveitamento nos dois treinos livres do dia na China, liderando as duas sessões e provando o quanto está à frente dos adversários. Felipe Massa rodou antes de abrir sua volta rápida com pneus macios e finalizou em 17º. Felipe Nasr, por sua vez, colocou novamente sua Sauber no top-10
Definitivamente, Lewis Hamilton é o homem a ser batido no fim de semana do GP da China. Dono do melhor retrospecto da F1 em Xangai, com três vitórias, o bicampeão do mundo teve uma sexta-feira (10) perfeita. Depois de liderar, com folga, o primeiro treino livre do dia, Hamilton teve pouco trabalho para colocar o carro #44 da Mercedes novamente na ponta na segunda sessão, à tarde. O britânico cravou 1min37s219 em sua melhor passagem e ratificou sua condição de franco favorito ao triunfo no domingo.
Mas diferente do que foi mostrado no primeiro treino, desta vez a Mercedes não completou dobradinha. Kimi Räikkönen levou a Ferrari ao segundo posto e ficou a pouco mais de 0s4 do tempo de Hamilton. Daniel Ricciardo conseguiu fazer uma boa volta com pneus macios e assegurou um bom terceiro lugar, apenas 0s028 à frente de Sebastian Vettel, quarto. A segunda Mercedes, de Nico Rosberg, apareceu em quinto lugar, 1s180 atrás do líder da segunda sessão do dia.
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Felipe Nasr voltou a apresentar boa performance. Depois de alcançar um significativo quinto lugar pela manhã, o novato brasileiro conseguiu fazer uma boa volta e colocou a Sauber novamente no top-10, em oitavo. Felipe Massa não foi tão bem-sucedido quanto seu xará. No momento em que abria volta rápida com os pneus macios — os mais rápidos do fim de semana —, o piloto da Williams enfrentou problemas nos freios, perdeu o controle do seu carro e rodou no fim da reta, batendo de leve na mureta de proteção. Seu melhor tempo foi estabelecido ainda com os compostos médios, ficando em 17º.
A McLaren, por sua vez, deu sinais de evolução. Jenson Button terminou o último treino do dia em décimo, duas posições à frente de Fernando Alonso.
Confira como foi o segundo treino livre do GP da China de F1
Enquanto ainda sustenta dúvidas sobre sua permanência na Manor Marussia para a sequência da temporada, Roberto Merhi não perdeu tempo e tratou de acelerar o #98 no início da segunda sessão do dia em Xangai, assim como seu companheiro de equipe, Will Stevens. O treino começou bem mais movimentado, com muitos carros na pista nos primeiros minutos da atividade. Destaque para Romain Grosjean, que assumiu a Lotus Mercedes depois de ceder seu cockpit para o reserva Jolyon Palmer na sessão matutina na China.
Em princípio, os pilotos fizeram uso dos pneus médios, deixando os compostos macios para a hora final do treino. Antes dos dez minutos de sessão, Vettel rodou na saída da curva 3 e foi parar na brita, porém o tetracampeão mundial conseguiu voltar à pista sem qualquer dano ao seu carro. Enquanto isso, Rosberg abria sua volta rápida para marcar um tempo muito bom: 1min39s126, cerca de 0s4 mais rápido em relação à sua melhor marca estabelecida pela manhã. Assim, logo na sua primeira volta rápida, a Mercedes já assumia de forma retumbante a ponta, deixando as duas Ferrari — de Räikkönen e Vettel — em segundo e terceiro, respectivamente.
A McLaren apareceu bem no início do treino, com Alonso colocando o MP4-30 #14 em quinto, ainda que a 2s do tempo de Rosberg, e com Button em sétimo. Mas era só o começo, e pilotos como Ricciardo, Kvyat, Massa e Bottas ainda não haviam marcado tempo em Xangai. Dos boxes, o jovem russo da Red Bull via pelo monitor Hamilton acelerar para desbancar Rosberg do primeiro posto ao anotar 1min39s058. Sem muito esforço, o britânico assumia a ponta da sessão. Em seguida foi a vez de Massa dar as caras e marcar o quinto melhor tempo provisório.
As câmeras da transmissão televisiva flagraram um homem, sem colete ou qualquer identificação, atravessando a reta dos boxes e pulando o pit-wall, pouco antes de muitos carros passarem pelo trecho, assustando a todos. De acordo com o jornalista britânico Ian Parkes, a polícia local prendeu o sujeito pouco depois do ocorrido.
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Soberana na frente, a Mercedes colocava mais de 1s de frente para a Ferrari de Räikkönen, então terceiro colocado. Bottas vinha em quarto, com poucos milésimos de vantagem para Vettel, e Massa aparecendo na sequência. Destaque também para o sétimo lugar de Nasr, que voltava a apresentar o mesmo bom desempenho do C34 exibido no treino da manhã. Button e Alonso se sustentavam entre os dez primeiros colocados, enquanto os dois carros da Red Bull ainda não haviam saído dos boxes.
Räikkönen foi o primeiro piloto a guiar seu carro calçado com pneus macios em Xangai, quando o cronômetro marcava exatamente uma hora para o fim do treino. Com compostos mais rápidos, o finlandês anotou um tempo muito bom: 1min37s662, subindo para o primeiro posto. Mas era questão de minutos para Kimi ser despojado do topo, já que Rosberg e Hamilton voltavam à pista com pneus macios.
Em sua primeira tentativa, Nico cometeu um erro na última curva e não conseguiu superar a Ferrari. Porém, Hamilton não deu vacilo e deixou Räikkönen, Vettel, Rosberg e todo mundo para trás. Com extrema facilidade, o britânico cravou 1min37s219 e pulou para a ponta em Xangai. Quem não tinha nem de longe a mesma facilidade era Felipe Massa. O brasileiro enfrentou problemas no sistema de freio na sua Williams, travou os pneus traseiros e rodou no fim da reta, batendo de leve no muro. Pela posição do carro na pista, a direção de prova acionou bandeira vermelha, interrompendo o treino.
Sem Massa, a sessão foi retomada minutos depois. E, finalmente, com a Red Bull de Ricciardo na pista. Mas o australiano não foi páreo para Felipe Nasr, que completou ótima volta com pneus macios e subiu para quinto — repetindo sua posição no treino da manhã —, ficando somente atrás dos carros de Mercedes e Ferrari. A McLaren também dava mais uma amostra de crescimento com Button ocupando momentaneamente o sétimo lugar, e Alonso, nono, já na metade final do treino.
Na sequência, Kvyat melhorou bem sua marca e subiu para quinto, enquanto Bottas era o sexto. Massa, sem ter como completar volta com pneus macios, consequentemente ficou para trás na tabela de tempos. Depois, foi a vez de Ricciardo impor bom ritmo para ficar a 1s092 do tempo de Hamilton e subir para terceiro. Mas enquanto a maioria dos pilotos buscava a melhor performance com os macios, Hamilton e Rosberg andavam em ritmo de corrida e com pneus duros, já fazendo simulações visando a corrida no domingo.
O programa estabelecido pela Mercedes para o terço final do treino foi seguido pela Ferrari com Räikkönen e também com Vettel, e depois com as outras equipes do grid. Desta forma, as colocações de topo foram mantidas em Xangai, com Hamilton na frente, seguido por Kimi, Ricciardo, Vettel, Rosberg, Kvyat, Bottas, Nasr, Grosjean e Button em décimo lugar. Massa fechou a sessão em 17º, à frente apenas de Sergio Pérez, sofrendo com sua Force India na China, e das Manor Marussia de Roberto Merhi e Will Stevens.
F1, GP da China, Xangai" target="_blank">Xangai, segundo treino livre:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:37.219 | 32 | |
2 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:37.662 | +0.443 | 35 |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:38.311 | +1.092 | 24 |
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:38.339 | +1.120 | 30 |
5 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:38.399 | +1.180 | 35 |
6 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:38.737 | +1.518 | 10 |
7 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:38.850 | +1.631 | 27 |
8 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:39.032 | +1.813 | 26 |
9 | 30 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 1:39.142 | +1.923 | 32 |
10 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:39.275 | +2.056 | 29 |
11 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:39.444 | +2.225 | 30 |
12 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:39.743 | +2.524 | 37 |
13 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:39.751 | +2.532 | 33 |
14 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:39.894 | +2.675 | 32 |
15 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:39.971 | +2.752 | 28 |
16 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:40.151 | +2.932 | 28 |
17 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:40.423 | +3.204 | 7 |
18 | 11 | SERGIO PÉREZ | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:40.868 | +3.649 | 24 |
19 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:42.973 | +5.754 | 27 |
20 | 11 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:44.564 | +7.345 | 8 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:44.024 | +6.805 | ||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/04 | ||
MELHOR VOLTA | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI F2004 | 1:32.238 | 26/09/04 | ||
Condições do tempo | SECO | ar: 15ºC | pista: 33ºC |
Depois do calor pegajoso e da alta umidade da Malásia, a F1 desembarca na cinzenta e fria cidade de Xangai, para a terceira etapa da temporada 2015, ainda atordoada pela vitória de Sebastian Vettel e da Ferrari em Sepang. Para os fãs, o triunfo ítalo-germânico serviu como um alento em um ano que promete novo domínio da Mercedes. Só que, para o GP da China, dificilmente a disputa vista em solo malaio deve se repetir. Isso porque a equipe alemã sentiu o golpe e já prepara a revanche