Sete anos depois, equipe Stefan GP define sede na Itália e volta a sonhar com vaga na F1 em 2019

A Stefan GP, que tentou fazer parte da F1 na marra em 2010, volta a planejar uma investida. O empresário Zoran Stefanović agora pensa em construir uma sede em Parma, na Itália

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Zoran Stefanović planeja sua nova investida na F1. O empresário sérvio esteve na Áustria para conversar com Ross Brawn sobre o único assunto possível: a entrada da Stefan GP na F1, um sonho que existe desde o começo dos anos 2000 e que voltou a ganhar força.
 
De acordo com Stefanović, a Stefan GP já tem sede definida – em Parma, na Itália. Além disso, o empresário já pensa na contratação de funcionários.
 
“Estou aqui [na Áustria] para encontrar Ross Brawn. Quero montar uma equipe de F1 na Itália”, disse Stefanović, em entrevista do ‘Motorsport.com’. “Antes de vir, consegui acordos importantes. Defini que equipe vai ficar em Parma, a uma distância razoável do túnel de vento. Também contratei um especialista em aerodinâmica para ajudar no projeto”, seguiu. O plano atual é entrar na F1 em 2019.
Zoran Stefanović volta a sonhar com a F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Stefan GP é um sonho que existe há 15 anos. A grande chance de entrar na F1 veio em 2010: na onda da fundação das equipes nanicas – Hispania, Caterham, Marussia e USF1 –, Zoran tentava colocar sua equipe na pista, mesmo que fosse na marra. Depois de comprar chassis desenvolvidos pela Toyota, a equipe sérvia levou contêineres ao Bahrein, palco da primeira corrida da F1 na ocasião, mesmo sem autorização da FIA. A história não foi adiante: logo ficou claro que a investida dos eslavos não chegaria a lugar nenhum.
 
Hoje, ainda que mantendo o mesmo nome, a equipe surge com uma estratégia muito diferente. A ideia é construir os próprios carros, e o plano original de construir um centro tecnológico em Belgrado ficou no passado.
 
A Stefan GP não é a única que quer entrar na F1. Outras duas equipes chinesas também estão de olho na categoria. Ainda não se sabe, todavia, quando a FIA vai abrir um novo processo seletivo para construtores do certame.
 
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.