Sem vaga competitiva, Kobayashi admite que não corre na F1 em 2013 e agradece doação dos fãs

Com a confirmação de Romain Grosjean na Lotus, existem apenas vagas nas equipes nanicas. Esperançoso, o piloto japonês espera conseguir um lugar na F1 em 2014

Infelizmente não deu para Kamui Kobayashi. Com a confirmação de que Romain Grosjean renovou o contrato com a Lotus e vai ser novamente o companheiro de Kimi Räikkönen na próxima temporada, a chance de continuar na F1 em uma equipe competitiva acabou. E o japonês jogou a toalha.

Em nota, ele agradeceu as doações que recebeu desde o início da campanha que fez para continuar na categoria desde a confirmação da dispensa da Sauber, que vai ter Nico Hülkenberg e Esteban Gutiérrez como dupla em 2013. 

 

Kobayashi confirmou que está fora da F1 em 2013, mas espera voltar em 2014 (Foto: Getty Images)

“Obrigado pelo grande apoio”, começou Kobayashi. “Eu aprecio que muitos de vocês já doaram ou ainda estão tentando fazer uma doação. Devo mencionar que, desde o início, a doação tornou-se notícia no Japão. E, por causa do apoio de todos, influenciou algumas empresas japonesas e recebi um bom apoio deles”, falou.

O piloto revelou o orçamento que tem em mãos e elogiou a resposta rápida que teve das empresas de sua terra natal. “Eu estava com um orçamento de € 8 milhões (mais de R$ 22 milhões), pelo menos. Se você imaginar o tempo que eu tinha, e a reação deveria ser imediata, mostra que ainda há um enorme potencial nas empresas japonesas”, disse.

Porém, ele lamentou o fato de ficar de fora da próxima temporada da F1, mas mira voltar em 2014. “Infelizmente, o tempo era curto e não fui capaz de conseguir um lugar em uma equipe competitiva da F1 para 2013. Tenho que admitir que é muito triste e sinto muito pelos fãs e pelas empresas japonesas que me apoiaram. Mas estou confiante de que posso fazer isso acontecer em 2014”, afirmou.

Kobayashi confirmou que as doações estão encerradas e promete anunciar o que vai fazer em breve. Ele promete guardar o dinheiro que arrecadou e usá-lo para tentar uma vaga na F1 em 2014. “Gostaria de parar a doação agora e vou guardar todo dinheiro para 2014. Vou olhar qual é a melhor opção para 2013 e também para 2014. Minha prioridade é garantir um lugar competitivo na F1 em 2014”, contou.

“Não tenho nenhum interesse em outras categorias. Vou fazer um anúncio assim que tomar uma decisão para 2013. Então, por favor, esperem e estou ansioso por sua torcida para o ano que vem”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.