Sem desistir, Kubica admite precisar de mais uma cirurgia para poder tentar, mas diz: “Voltar à F1 seria um sonho”

Robert Kubica disse que quer manter os pés no chão e ser realista quanto a um eventual retorno ao Mundial de F1, mas segue sonhando e acredita que “com alguma sorte, vai ser possível”

Aos 29 anos, Robert Kubica continua sonhando em voltar a competir no Mundial de F1. Atualmente no Mundial de Rali, o polonês admite que ainda não está totalmente do acidente de rali que sofreu no início de 2011, mas se recusa a descartar a chance de retornar à principal categoria do planeta.

Kubica, em entrevista à BBC, falou que precisaria passar por mais uma cirurgia no braço para poder ficar em condições de guiar um monoposto outra vez. Ele pretende avaliar todas as opções que têm quando terminar a temporada do WRC.

Robert Kubica continua sonhando em voltar à F1 (Foto: Citroën Racing)

“Uma vez que a temporada esteja encerrada, vou olhar tudo. Será um sonho voltar para a F1”, declarou o piloto, vencedor do GP do Canadá de 2008.

“O braço e a mão estão OK. Do ponto de vista da mobilidade, houve progresso. Do ponto de vista da limitação, continua igual. Então eu preciso fazer mais uma cirurgia, e há possibilidades, mas é uma temporada apertada, há muitos ralis e eles são eventos longos”, comentou.

Kubica, que tem um sexto lugar como melhor resultado na classe principal do Mundial de Rali, na qual compete com um Ford da equipe M-Sport, chegou a testar um carro do DTM, mas optou por seguir no off-road. No ano passado, foi campeão da classe 2 do WRC.

Apesar do sonho de andar outra vez na F1, ele se mantém realista. “Seria um sonho voltar à F1, mas temos que ficar realistas. Se eu decidir tentar, eu vou fazer mais uma cirurgia neste inverno e talvez, com a ajuda dos médicos e alguma sorte, vai ser possível”, completou.

Tido por muitos como potencial campeão mundial, Kubica disputaria a temporada 2011 pela Lotus. Contudo, em 6 de fevereiro, ele sofreu um gravíssimo acidente no Rali Ronde di Andora, na Itália, e escapou da morte.

Em 76 corridas disputadas na F1, teve como melhor resultado a mencionada vitória no GP do Canadá de 2008, marcou uma pole, foi ao pódio 12 vezes e terminou o campeonato de 2008 em quarto lugar com o mesmo número de pontos do terceiro colocado, Kimi Räikkönen.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.