Sem dar detalhes, Ecclestone afirma que situação da Red Bull sobre motores para 2016 “está resolvida”

Bernie Ecclestone falou ao diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ sobre o caso que se arrasta sobre alguns meses envolvendo a permanência ou não da Red Bull na F1. Sem revelar detalhes, o chefe supremo do esporte disse que o imbróglio está resolvido

No centro das atenções da F1, o chefe supremo Bernie Ecclestone é a grande referência para resolver algumas das grandes questões recentes do esporte. A principal delas é, sem dúvidas, a permanência da Red Bull no Mundial. Dietrich Mateschitz, dono da empresa austríaca, ameaçou tirar suas duas equipes, Red Bull e Toro Rosso, caso a tetracampeã do mundo não receba um motor competitivo em 2016. Mas Bernie, sem dar detalhes, afirmou nesta sexta-feira (9) que a questão já está resolvida.

Ecclestone falou ao diário italiano ‘La Gazzetta dello Sport’ e deu a entender que compreende a negativa da Ferrari em fornecer motores para a Red Bull. “Tanto a Red Bull quanto a Ferrari querem vencer o Mundial. Por isso também é do interesse da Ferrari manter a Red Bull fora da jogada”, declarou o britânico de 84 anos.

No começo do fim de semana em Sochi, ganhou corpo a possibilidade de a Ferrari fornecer motores apenas para a Toro Rosso em 2016. O time de Faenza receberia uma versão de 2015 da unidade de força construída em Maranello. Contudo, a matriz Red Bull ficaria sem contar com os motores Ferrari.

Bernie Ecclestone acredita que a novela sobre a situação dos motores da Red Bull terá um desfecho em breve (Foto: AP)

E diante das negativas contundentes de Ferrari e Mercedes em reforçar a rival, surge agora a notícia de que a Red Bull pode mudar seus planos e manter a parceria com a Renault. Seja o que for, o poderoso Bernie garante que tudo já está resolvido, embora não tenha revelado o desfecho da ‘novela Red Bull’.

Nas últimas horas, Ecclestone se reuniu separadamente com os dirigentes da Red Bull, Ferrari e Mercedes. Toto Wolff, muito assertivo sobre a negativa da Mercedes sobre vender seus motores para os taurinos, deixou claro mais uma vez sua posição.

Assim, o chefe da F1 diz que tem feito tudo o que é possível para resolver a situação. “Posso organizar para as pessoas falarem umas com as outras, mas não posso força-las a fazer qualquer coisa”, declarou.

“Tudo está sendo resolvido, então não vou me preocupar sobre isso. Acho que tudo está resolvido agora, agora está ficando claro o que eles vão ter”, garantiu Ecclestone, sem dar mais detalhes. “Obviamente, se eles tiverem um motor, então isso será muito bom”, acrescentou o britânico, fazendo mistério.

Quando questionado sobre quando o anúncio sobre a fornecedora da Red Bull para 2016 será feito, Bernie se esquivou. “Não tenho ideia. Quando eles decidirem, eles virão a público. Ele [Dietrich Mateschitz] nunca morreu de amores pela F1. Ele só quer estar em uma posição onde ele possa ser competitivo. E isso é o que vai acontecer. Ele vai ficar bem. Ele sabe o que está fazendo”, bradou.

Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, também fez mistério, mas indicou que o otimismo do dirigente máximo do esporte pode ser prematuro. “A grande coisa é que Bernie parece saber muito mais que o resto de nós. Se ele sabe que está tudo resolvido, então tudo bem, então”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.