Se quiser ser grande, Williams não pode se dar ao luxo de ter “fim de semana de folga” em Mônaco, diz Smedley

O engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, falou que a Williams não pode aceitar ter um “fim de semana de folga” toda vez que for a Mônaco para o GP de F1. O inglês disse que a equipe tem de marcar entre 18 e 22 pontos por fim de semana

A Williams não pode aceitar mais resultados como o do GP de Mônaco, declarou o engenheiro-chefe Rob Smedley. No último fim de semana, Felipe Massa e Valtteri Bottas sequer foram capazes de andar no top-10, o que deixou o dirigente “incrivelmente desapontado”.
 
Esta foi a primeira vez que a Williams ficou fora da zona de pontuação desde que passou por uma profunda reformulação para o início da temporada 2014. A sequência durou 24 GPs e foi a maior da escuderia em sua história no Mundial de F1.
 
Segundo Smedley, é preciso tomar cuidado para garantir que tal fiasco não se repita em Mônaco em 2016, e para que o time possa cumprir sempre o que é capaz: marcar entre 18 e 22 pontos por fim de semana.
Rob Smedley disse que a Williams não pode ter outro fim de semana como este (Foto: Beto Issa)
“A abordagem correta é sair daqui e entender o porquê de termos nos colocado nesta situação. A Williams tem a aspiração de se tornar uma equipe de ponta outra vez. Eu disse isso antes e vou continuar repetindo, e se você quer ter um time vencedor, não pode ter medo de lugar algum. Não pode vir para Mônaco e dizer ‘temos um fim de semana de folga’”, afirmou.
 
“Até agora, o carro tem sido bom o bastante para marcar entre 18 e 22 pontos a cada corrida, e atingimos essa meta na maioria das oportunidades. Então não dá para vir para uma corrida e pensar que você vai ter um fim de semana de folga. Se o carro é bom para isso em todas as outras pistas, tem que ser bom aqui também”, reforçou.
 
Diante disso, o dirigente pediu uma investigação completa do que ocorreu no Principado. “Temos que olhar para todos os aspectos da performance. O que é errado é apontar para uma área e tirar conclusões precipitadas antes de termos analisado tudo. É levar em conta a performance do carro, a aerodinâmica, a mecânica, o acerto, como operamos os pneus, tudo. Temos que garantir que vamos fazer com a devida diligência em todas as áreas e então tenhamos respostas e um plano de ação para o próximo ano”, completou.
 
O finlandês Valtteri Bottas, eliminado no Q1 e apenas 14º na corrida, corroborou. “Nós precisamos ter certeza de que aprendemos porque, se quisermos ser uma equipe campeã, não podemos ter uma corrida em que não conseguimos nada”, disse.
 
A próxima etapa do campeonato será no dia 7 de junho em Montreal, no Canadá.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.