Sauber anuncia contratação do sueco Ericsson para temporada 2015 do Mundial de F1

Confirmando a informação que começou a circular na sexta-feira, a Sauber anunciou que vai contar com os serviços — e o dinheiro — de Marcus Ericsson na próxima temporada da F1

O sueco Marcus Ericsson, que disputou as 16 primeiras corridas da temporada 2014 com a Caterham, vai ser um dos titulares da Sauber no Mundial de F1 em 2015. O anúncio foi feito após a classificação deste sábado (1) em Austin, nos Estados Unidos.

Ericsson leva para Hinwil uma enorme quantia de dinheiro — especula-se que algo em torno de R$ 50 milhões. E, nas palavras de Monisha, uma motivação nova para o próximo campeonato.

“Estamos muito contentes por anunciar essa cooperação. Conhecemos Marcus como um piloto muito motivado. Ele não teve uma temporada de estreia fácil na F1, contudo, se manteve calmo e melhorou continuamente, principalmente nas últimas corridas. Estamos convencidos de que a assinatura de Marcus pode dar ao time um novo ímpeto”, declarou a chefe da equipe, Monisha Kaltenborn.

Marcus Ericsson vai correr pela Sauber em 2015 (Foto: AP)

Bastante errático, Ericsson chamou a atenção mais negativa do que positivamente ao longo de F1. Até mesmo André Lotterer e Roberto Merhi, que pegaram o carro pela primeira vez já neste segundo semestre, conseguiram superá-lo. Apesar disso, de fato Ericsson atingiu resultados ligeiramente melhores nas últimas provas. A melhor posição de chegada foi um 11º lugar no GP de Mônaco, mas ele só conseguiu ser o melhor entre os pilotos das equipes nanicas nas três últimas corridas.

Garantido no grid de 2015, Ericsson disse que recebeu um presente de Natal adiantado com a confirmação de que seguirá na categoria para um segundo ano.

“Novo depois de uma semana muito turbulenta”, disse o piloto, que está de fora do GP dos EUA devido à ausência da Caterham, “recebi meu melhor presente de Natal de todos os tempos.”

“A Sauber colocou em mim sua confiança para 2015, e isso me deixa orgulhoso, pois a Sauber é tida como uma das melhores equipes no desenvolvimento de jovens pilotos. Será um grande desafio. Eu vou dar o meu melhor para melhorar como piloto e para ser parte do desafio de colocar a Sauber mais perto da frente, que é aonde ela pertence”, completou.

O comunicado da Sauber informa que “o segundo piloto para a temporada 2015 será conhecido em uma data futura”. 

De acordo com a ‘Auto Motor und Sport’, publicação que cravou o acerto de Ericsson com o time, esse segundo piloto será o holandês Giedo van der Garde. Reserva em 2015, Van der Garde foi preterido pela Caterham no início deste ano justamente para que Ericsson fosse contratado.

Dos pilotos que estão no time hoje, Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez, o máximo que se sabe sobre o futuro é que eles vão largar em nono e 15º, respectivamente, no GP dos EUA deste domingo (2). Sutil conseguiu, no treino classificatório realizado nesta tarde, colocar o C33 no Q3 pela primeira vez em 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.