Rosberg segue na frente e puxa dobradinha da Mercedes no TL2 no Japão. Ferrari se aproxima com Räikkönen
Nico Rosberg seguiu determinando o ritmo da F1 em Suzuka, no Japão. O líder do campeonato se impôs mais uma vez e puxou a dobradinha da Mercedes. A Ferrari foi a equipe que mais perto ficou do time alemão. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi apenas o 11º, enquanto Felipe Nasr concluiu os trabalhos nipônicos em 19º
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A Mercedes seguiu ditando o ritmo em Suzuka na tarde japonesa da F1 nesta sexta-feira (7). E, de novo, Nico Rosberg se colocou como homem mais veloz do grid. Andando com pneus macios em ritmo de classificação, o alemão cravou a melhor volta do segundo treino livre ao virar 1min32s250. Ainda que seu carro tenha apresentado uma fumacinha suspeita na fase intermediária da sessão, o líder do campeonato não teve qualquer dificuldade para comandar as ações e ainda se mostrou muito forte quando andou em ritmo de corrida, já na parte final dos trabalhos.
Entre os brasileiros, Felipe Massa foi apenas o 11º, enquanto Felipe Nasr concluiu os trabalhos nipônicos em 19º. A F1 retorna neste sábado, a partir das 0h (de Brasília), para um último treino livre antes da classificação. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Confira como foi o segundo treino livre da F1 para o GP do Japão
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Depois de um erro no TL1 e que lhe custou tempo de avaliação e simulação de ritmo de corrida, Romain Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes, assim que a segunda sessão ganhou luz verde. Quem seguiu o francês foi o colega de Haas, Esteban Gutiérrez. Pascal Wehrlein e Jenson Button surgiram na sequência também, logo à frente de Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Todo mundo aí usando os pneus duros – os de risca laranja. Falando em borracha, importante lembrar que, para o GP do Japão, a Pirelli escolheu, além dos duros, os macios e os médios – a mesma combinação utilizada na semana passada, em Sepang, na Malásia.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A Mercedes, por sua vez, não quis esperar muito mais para sair e, logo depois da marca de dez minutos de treino, mandou Nico Rosberg e Lewis Hamilton à pista. Só que Lewis saiu de pneus duros, enquanto Nico optou pelos médios. A curiosidade aqui é que, logo na saída dos boxes, o motor soltou uma fumaça suspeita. Ainda assim, o alemão conseguiu tocar suas voltas.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Neste momento, em que as equipes já trabalhavam com os pneus macios, buscando as simulações de ritmo de classificação, Rosberg voltou à pista, também usando os amarelos. E voou. O tempo que o jogou para a ponta da tabela veio em 1min32s250 – 0s8 mais veloz que o tetracampeão ferrarista. Nos minutos seguintes, Räikkönen, Hamilton e Bottas também se juntaram a Nico na pista.
Aí que o tricampeão obteve 1min32s322 e se colocou em segundo. O finlandês, por sua vez, saltou para terceiro, andando apenas 0s2 mais lento que o piloto da Mercedes. Vettel seguia em quarto, com Pérez em quinto.
Pouco tempo depois, o safety-car virtual teve de ser acionado pela direção de prova por conta de Gutiérrez. A Haas do mexicano apresentou problemas mecânicos entre os setores 1 e 2 e acabou parando por ali mesmo. Como foi necessário retirar o carro da área de escape, os carros tiveram de reduzir a velocidade naquele ponto.
O treino ganhou vida novamente cerca de cinco minutos depois, quando restavam quase 45 minutos para o fim da sessão. E tão logo a luz verde autorizou o reinício, Verstappen voltou à pista, agora usando pneus macios usados. E o jovem holandês se colocou entre os dois carros da Ferrari, na quarta colocação. Enquanto isso, Massa vinha só em 11º, enquanto Nasr era apenas 19º.
Alguns minutos mais tarde e pouco antes da marca de uma hora de sessão, Räikkönen, Alonso, Massa, Bottas, Magnussen começaram as simulações de ritmo de corrida. Interessante foi ver as escolhas diferentes de pneus. Enquanto o espanhol da McLaren e os dois pilotos da Williams optaram pelos compostos macios. O ferrarista saiu de médios, enquanto o jovem da Renault escolheu os duros.
Vettel veio na sequência, mas andando com os macios, assim como a dupla da Force India, da Red Bull e de quase todo o restante do grid. Nesta configuração, a equipe italiana se mostrou forte e andou bem perto dos pilotos da Mercedes em desempenho de prova. Na verdade, a meia hora final foi intensa e criou enorme trânsito na pista de Suzuka.
As posições não mudaram na parte final da sessão, e Rosberg mais uma vez se manteve à frente de Hamilton. A Ferrari, por outro lado, se aproximou, especialmente com Räikkönen, mas Verstappen deixou claro que a briga vai ser dura com os italianos.
A F1 volta no sábado para o terceiro treino livre e também a definição do grid de largada do GP do Japão de F1.
F1, GP do Japão, Suzuka, treino livre 2:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:32.250 | 35 | ||
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:32.322 | +0.072 | 35 | |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:32.573 | +0.323 | 26 | |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | 1:33.061 | +0.811 | 29 | |
5 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:33.103 | +0.853 | 34 | |
6 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:33.570 | +1.320 | 37 | |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:33.873 | +1.623 | 35 | |
8 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:33.985 | +1.735 | 37 | |
9 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.028 | +1.778 | 33 | |
10 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | 1:34.086 | +1.836 | 33 | |
11 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:34.127 | +1.877 | 33 | |
12 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | 1:34.150 | +1.900 | 29 | |
13 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | 1:34.241 | +1.991 | 33 | |
14 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | 1:34.305 | +2.055 | 27 | |
15 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | 1:34.339 | +2.089 | 36 | |
16 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:34.398 | +2.148 | 29 | |
17 | 50 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | 1:34.643 | +2.393 | 11 | |
18 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | 1:34.760 | +2.510 | 40 | |
19 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:34.824 | +2.574 | 26 | |
20 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | 1:35.292 | +3.042 | 30 | |
21 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | 1:35.400 | +3.150 | 37 | |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:36.640 | +4.390 | 26 | |
TEMPO 107% | TL2 | 1:38.708 | +6.458 | |||||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI | 1:28.954 | 07/10/2006 | |||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | McLAREN MERCEDES | 1:31.540 | 09/10/2005 |