Rosberg lidera 1-2 surpreendente da Mercedes e crava pole do GP da Espanha. Punido, Massa larga em 9º

Nico Rosberg vai largar na pole-position do GP da Espanha. O alemão realizou grande volta e anotou 1min20s718. Lewis Hamilton completa a primeira fila prateada no circuito de Barcelona

A Mercedes escondeu o jogo em todo o fim de semana do GP da Espanha, mas mostrou suas cartas na hora da definição do grid de largada da quinta etapa do Mundial de F1 em 2013. Na sessão classificatória disputada neste sábado (11), em Montmeló, Nico Rosberg completou uma volta perfeita, registrou 1min20s718 e assegurou a sua segunda pole consecutiva no ano, a terceira seguida da escuderia de Brackley na temporada, algo que não acontecia desde 1955. E para completar a festa prateada, Lewis Hamilton fecha a primeira fila do grid na Catalunha.

O resultado acabou sendo surpreendente já que Ferrari, Red Bull e Lotus foram mais rápidas nos treinos livres. Mas as Flechas de Prata indicaram que, em ritmo de classificação, realmente não há carro melhor no grid desta temporada. O mais rápido do 'resto' foi Sebastian Vettel. O tricampeão do mundo, no entanto, não foi páreo para o poderio prateado, já que sua diferença para o pole Rosberg foi de quase 0s3. Seb vai dividir a segunda fila com o amigo Kimi Räikkönen, que conseguiu tirar do seu Lotus E21 uma grande performance em classificação.

A terceira fila do grid do GP da Espanha seria toda da Ferrari. Teoricamente favorita à pole, a escuderia de Maranello decepcionou e sucumbiu ao domínio da Mercedes na terra de Fernando Alonso. O piloto da casa larga em quinto e terá Felipe Massa ao seu lado. O brasileiro ficou a apenas 0s001 do tempo do companheiro de equipe. Mas Felipe foi punido pelos comissários de prova porque bloqueou a passagem de Mark Webber no fim do Q2 e acabou perdendo três posições no grid, caindo de sexto para nono. Esteban Gutiérrez, da Sauber, também perdeu três colocações por ter bloqueado Kimi Räikkönen e caiu de 16º para 19º.

Nico Rosberg surpreendeu todo mundo e cravou sua segunda pole consecutiva (Foto: Getty Images)

Os primeiros minutos do Q1 tiveram a presença na pista dos pilotos de equipes intermediárias, como Williams e Toro Rosso, e das nanicas Caterham e Marussia. Nesta primeira fase, as equipes optaram pelo uso dos pneus duros, poupando os médios para os momentos decisivos de definição das colocações no grid.

As primeiras voltas eram feitas na casa de 1min23s4. Jean-Éric Vergne, muito bem em todo o fim de semana, liderou a sessão em seu início, mas logo foi superado com a ida das Lotus de Räikkönen e Romain Grosjean à pista. Kimi anotou 1min23s087 em sua primeira melhor passagem, com o companheiro de equipe andando 0s1 mais lento.

As equipes mais fortes do grid, como Ferrari, Red Bull e Mercedes, só deixaram para o fim o momento certo para apenas uma tentativa de volta rápida. Tudo com o objetivo de economizar pneus visando a corrida em Barcelona. Aí a Ferrari se mostrou muito rápida com seus dois carros. Alonso tomou a ponta com 1min22s264, destruindo o tempo de Räikkönen, trazendo Massa em segundo.

Só que a Mercedes, que priorizou o ritmo de corrida ao longo das sessões de treinos livres, mostrou o verdadeiro potencial das Flechas de Prata. Tanto que Rosberg, com pneus médios, realizou uma grande volta para se garantir no Q2 com 1min21s913. O W04 de Hamilton rendeu bem demais e cravou a então melhor marca do fim de semana, com 1min21s728, sendo o mais rápido do primeiro segmento da classificação.
Vettel até obteve um bom ritmo, mas não foi páreo para as Mercedes em Barcelona (Foto: Getty Images)

A Red Bull só comprovou que tem um bom carro para o restante do fim de semana e logo colocou seus dois pilotos entre os cinco primeiros: Vettel na terceira posição e Webber, quinto. Entre eles, Alonso, com Massa na sexta posição. Destaque para as duas Toro Rosso, que figuravam no rol dos dez primeiros restando poucos minutos para o fim do Q1.

Os eliminados no Q1 foram praticamente os mesmos de sempre: Charles Pic e Giedo van der Garde, da Caterham, Jules Bianchi e Max Chilton, da Marussia. E a grande decepção desta temporada — ao lado da McLaren —, a Williams, que nem parece aquela equipe que venceu há um ano em Barcelona. Valtteri Bottas foi eliminado, assim como o pole-position e vencedor de 2012 na Catalunha, Pastor Maldonado.

Com Hamilton, Mercedes abre o jogo e vira favorita à pole

Em má fase, a Sauber abriu o Q2 em Barcelona levando à pista seus dois carros. Mas logo a escuderia suíça teria a companhia das oponentes. Apenas a Ferrari preferiu aguardar um pouco antes de liberar a saída de Massa e Alonso dos boxes.
 
Com base na performance exibida nos treinos livres, a ordem das forças na Espanha era, pela ordem, Ferrari, Red Bull, Lotus, Mercedes, Force India e Toro Rosso, que estava realmente andando à frente da McLaren, grande candidata à eliminação no Q2. Só que ninguém contava que as Flechas de Prata iriam surpreender em Montmeló.

Tanto a Lotus estava forte em classificação que Räikkönen marcou uma grande volta: 1min21s676, subindo para o topo da tabela, seguido por Rosberg, Nico Hülkenberg e Hamilton. Mas Alonso tratou de mostrar porque a Ferrari tem de ser considerada favorita à vitória no domingo. Diante dos seus fãs, o espanhol foi 0s030 mais rápido que Kimi, assumindo a primeira posição. Mas Rosberg e Massa melhoraram suas voltas, subindo para terceiro e quarto, respectivamente.

Mas boa parte dos pilotos esperou os minutos finais para fazer a última tentativa de volta rápida com os pneus médios. Vettel foi muito bem em sua volta e assumiu a ponta com 1min21s602. Webber também conseguiu um bom rendimento e subiu para a quarta posição provisória. Só que a Mercedes indicou que realmente escondeu o jogo no fim de semana. Hamilton completou uma volta incrível e assinalou 1min21s001, 0s601 mais rápido que o tricampeão Vettel.
A diferença entre Alonso e Massa foi menor do que a imagem sugere: apenas 0s001 (Foto: Getty Images)

Entre os eliminados, ficaram pelo caminho Daniel Ricciardo e Vergne — ainda assim, em uma boa posição no grid —, Sutil, Button, Hülkenberg e Gutiérrez. Ao contrário do seu companheiro de equipe, Sergio Pérez conseguiu ir ao Q3, fechando a segunda fase da classificação em sétimo, à frente de Massa, Grosjean e Di Resta. O brasileiro ficou sob investigação dos comissários por ter bloqueado Webber no setor final e acabou sendo punido com a perda de três posições no grid.

Mercedes mostra cartas escondidas na manga, sobra e garante 1-2 prateada

Räikkönen foi o primeiro a fazer volta rápida no Q3, deixando clara a estratégia de duas tentativas em Barcelona. Kimi anotou 1min21s539, uma ótima volta, melhor que a feita no Q2. Mas se a Lotus estava bem, a Mercedes vinha ainda melhor. Tanto que Rosberg foi o primeiro piloto do fim de semana a andar abaixo de 1min21s. O alemão anotou 1min20s824, colocando a Flecha de Prata como favoritíssima à pole. As Ferrari de Alonso e Massa vinham em segundo e terceiro, respectivamente, mas 0s4 acima do tempo de Nico, um abismo, praticamente.

Faltando dois minutos para o fim da classificação, finalmente todos foram à pista para uma última tentativa. O tráfego era intenso no circuito catalão, com dez pilotos muito próximos entre si.

Vettel foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas ficou longe do tempo de Rosberg, assim como Räikkönen. Nico veio em seguida e, mesmo tendo feito uma segunda parcial inferior, conseguiu melhorar ainda mais seu tempo, baixando para 1min20s718. Assim, o piloto a terceira pole-position de sua carreira, a segunda consecutiva e a terceira seguida da Mercedes, fato que não acontecia desde 1955. Para completar a festa alemã, Hamilton conquistou o segundo lugar. Primeira fila prateada na Espanha.

A segunda fila terá os amigos Vettel e Räikkönen, enquanto Alonso largará em quinto, ao lado de Massa, com o brasileiro conseguindo tempo de volta apenas 0s001 mais lento que o companheiro de equipe. Mas a punição sofrida duas horas após a classificação tirou Felipe do sexto posto. O piloto da Ferrari #4 largará em nono lugar, ao lado de Paul di Resta, na quinta fila do grid.

F1, GP da Espanha, Barcelona, grid de largada:
1 Nico ROSBERG ALE Mercedes   1:20.718   12
2 Lewis HAMILTON ING Mercedes   1:20.972 +0.254 12
3 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault   1:21.054 +0.336 12
4 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault   1:21.177 +0.459 17
5 Fernando ALONSO ESP Ferrari   1:21.218 +0.500 12
6 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault   1:21.308 +0.590 16
7 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault   1:21.570 +0.852 12
8 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes   1:22.069 +1.351 13
9 Felipe MASSA BRA Ferrari P+3 1:21.219 +0.501 12
10 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes   1:22.233 +1.515 17
11 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari   1:22.127 +1.409 14
12 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari   1:22.166 +1.448 12
13 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes   1:22.346 +1.628 12
14 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes   1:22.355 +1.637 9
15 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari   1:22.389 +1.671 13
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault   1:23.260 +2.542 3
17 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault   1:23.318 +2.600 9
18 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault   1:24.661 +3.943 6
19 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari P+3 1:22.793 +2.075 6
20 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth   1:24.713 +3.995 15
21 Max CHILTON ING Marussia Cosworth   1:24.996 +4.278 6
22 Charles PIC CHN Caterham Renault   1:25.070 +4.352 6
  TEMPO 107% Q1     1:27.448 +6.730  
               
REC Rubens BARRICHELLO BRA Brawn BGP 001   1:19.954 09/05/2009  
MV Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari F2008   1:21.670 27/04/2008  
               
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