Rosberg bate dupla da Red Bull e põe Mercedes na frente em Silverstone. Massa erra e bate de novo

A chuva deu uma trégua para os pilotos, que finalmente tiveram chance de aproveitar a pista seca de Silverstone nesta sexta-feira (28). Nico Rosberg foi o mais rápido, seguido por Mark Webber e Sebastian Vettel. Felipe Massa bateu pela terceira vez seguida em finais de semana de GP e terminou o dia na 22ª e última posição

Mercedes e Ferrari. Duas das marcas mais lendárias da F1 ocuparam os dois extremos da tabela de tempos do segundo treino livre do GP da Inglaterra, disputado na tarde desta sexta-feira (28) em Silverstone. Com a pista finalmente seca, o circuito britânico viu um Nico Rosberg com ótimo rendimento, tanto com pneus médios quanto com os duros. Em sua melhor volta, o alemão anotou 1min32s248 e terminou na frente, sendo seguido pela dupla da Red Bull. Mark Webber foi o segundo e bateu o companheiro de equipe e líder do campeonato, Sebastian Vettel. 

Por outro lado, Felipe Massa, aos 23 minutos de sessão, perdeu o controle da sua Ferrari F138 ao passar por cima de uma zebra molhada na saída da curva Stowe. O brasileiro acabou rodando e bateu de frente com a barreira de pneus. O piloto nada sofreu, mas a Ferrari não conseguiu disponibilizar seu carro, com a suspensão dianteira direita avariada por conta da batida, de volta para o treino. Assim, Felipe terminou a sessão em 22º e último na tabela de tempos em Silverstone, pista onde o paulista jamais passou de um quarto lugar na carreira na F1.

Destaque para as intermediárias Force India e Toro Rosso, que roubaram a cena das ponteiras Ferrari, McLaren e Lotus. Paul di Resta terminou a sessão na quarta posição, seguido por Lewis Hamilton e por Daniel Ricciardo. Jean-Éric Vergne, que duela com Ricciardo por uma vaga que pode aparecer na Red Bull com a saída de Webber, fechou em sétimo, seguido de perto por Adrian Sutil. Romain Grosjean foi o nono, enquanto Fernando Alonso terminou apenas na décima colocação.
Nico Rosberg tem motivos para ficar feliz com o tempo obtido nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

Depois de uma manhã praticamente perdida, as equipes levaram seus pilotos à pista logo no começo do segundo treino desta sexta-feira. A pista estava bem mais seca em relação à primeira sessão, mas ainda estava úmida em alguns pontos. Mesmo com um trilho relativamente seco em alguns pontos, o asfalto estava mais propício para o uso dos pneus intermediários.

Se pela manhã o primeiro tempo foi estabelecido após mais da metade do treino, na parte da tarde Vettel não levou mais do que cinco minutos para registrar a primeira marca da tarde: 1min44s038, que seria obviamente muito melhor, mais de 10s mais rápido em relação ao tempo estabelecido por Daniel Ricciardo no treino livre 1. Mas com a secagem da pista, esta marca seria facilmente derrubada na sequência.

Com exceção de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, todos os outros pilotos do grid não levaram mais do que dez minutos para completarem as primeiras voltas da tarde em Silverstone. 13 deles registraram volta rápida, sendo que o mais veloz de todos foi um piloto da casa: Paul di Resta, com 1min43s207, ainda com pneus intermediários.

Aí, com o asfalto definitivamente seco, foi a hora e a vez do teste de verdade, com os pilotos usando pneus para pista seca, seja os protótipos preparados pela Pirelli, como também os compostos duros e médios, escolhidos pela fornecedora milanesa para este fim de semana. E foi com o pneu-protótipo que Vergne destruiu o tempo de Di Resta e cravou 1min41s868. O tempo, no entanto, seria facilmente batido nos minutos seguintes. Em seguida, o francês reduziu sua própria marca em mais de 4s ao registrar 1min37s102.

As marcas seguiam caindo, e a Toro Rosso continuava na ponta. Vergne se revezava com Ricciardo na liderança da sessão, até que veio Adrian Sutil para andar bem com pneus duros e subir para o topo da tabela. Mas o alemão não ficou mais do que um minuto na primeira posição do treino, já que Di Resta foi o primeiro piloto do fim de semana a andar abaixo de 1min36s ao anotar 1min35s822. O treino era bem intenso, com muita atividade de pista em apenas 22 minutos.

Pouco depois de Mark Webber provar seu bom rendimento em Silverstone e superar a dupla da Force India ao anotar 1min34s648, Felipe Massa perdeu o controle da F138 na saída da curva Stowe, ao passar por cima de uma zebra ainda molhada, e bateu de frente com a barreira de pneus. O brasileiro não sofreu qualquer tipo de ferimento, mas a suspensão dianteira direita do bólido ficou destruída com o impacto. É o terceiro fim de semana seguido que Felipe bate na F1.

Não demorou muito tempo para que a Mercedes brilhasse em Silverstone. Primeiro, foi Rosberg, que bateu Webber e subiu para a ponta do treino. Na primeira volta, o alemão anotou 1min34s327, mas melhorou em seguida para 1min33s585. Vergne, de maneira surpreendente, manteve um bom rendimento com sua Toro Rosso e chegou a assumir o segundo posto, superando Webber, mas Lewis Hamilton finalmente apareceu e completou a momentânea dobradinha prateada na Inglaterra, uma das casas da Mercedes — cuja sede principal fica em Brackley.

Mas essa dobradinha não durou por muito tempo, já que a Toro Rosso voltou a brilhar ao colocar Vergne em segundo e Ricciardo em terceiro, os dois usando pneus duros. Só que Hamilton deu o troco e voltou à segunda posição ao registrar tempo apenas 0s050 inferior ao de Rosberg. 

Se por outro lado Mercedes e Toro Rosso estavam brilhando, Ferrari, Red Bull e a McLaren estavam bem discretas. Fernando Alonso era apenas o oitavo colocado, enquanto Sebastian Vettel vinha numa modesta 13ª posição. Jenson Button, por sua vez, se colocou duas posições à frente do alemão, enquanto Sergio Pérez era o penúltimo, só à frente de Massa. Lá na frente, Ricciardo continuava dando show ao voltar a posicionar a Toro Rosso na frente ao registrar 1min33s550.

Assim como a Toro Rosso, a Force India era outra equipe do pelotão intermediário que estava fazendo bonito em Silverstone. Antes de os pilotos colocarem pneus médios, o alemão marcou 1min33s374 e subiu para a primeira colocação, com Ricciardo e Rosberg vindo logo atrás. Em compensação, três pilotos de grandes equipes do grid figuravam nas últimas posições: Pérez em 20º, seguido por Kimi Räikkönen e Felipe Massa.

O primeiro a marcar tempo com pneus médios foi Vettel, que cravou 1min33s068 e, em seguida, 1min32s680, se colocando como líder provisório da sessão. Mas o tricampeão do mundo foi batido em mais de 0s4 pela Mercedes de Rosberg, que parecia estar bastante equilibrada para as condições da pista naquele momento. Hamilton também se aproximou do tempo de Sebastian e figurava em terceiro. Tudo isso quando faltavam 38 minutos para o fim do treino.

A chuva só ameaçava, mas não dava as caras em Silverstone. Então, com a pista cada vez mais seca, os tempos seguiam melhorando. Rosberg seguia inabalável na liderança, mas a Red Bull passou a ocupar as segunda e terceira posições. Isso porque Webber superou seu companheiro de equipe e subiu para segundo com 1min32s547, 0s299 atrás do piloto da Mercedes.

Como sempre acontece nos minutos finais do segundo treino livre na F1, os pilotos dedicaram o período para a simulação de corrida, tanto com pneus médios quanto com os duros. Como os tempos de volta obtidos pelos competidores foram bem mais altos do que o normal, as colocações foram mantidas, com a Mercedes na frente. Rosberg fechou a sexta-feira com o melhor tempo, seguido por Webber e Vettel. Massa, por sua vez, encerrou o dia na última posição.

O GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Inglaterra, direto do circuito de Silverstone neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.


F1, GP da Inglaterra, Silverstone, treino livre 2:
1 Nico ROSBERG ALE Mercedes 1:32.248   33
2 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault 1:32.547 +0.299 26
3 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:32.680 +0.432 31
4 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes 1:32.832 +0.584 34
5 Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:32.911 +0.663 28
6 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari 1:33.171 +0.923 34
7 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari 1:33.290 +1.042 38
8 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes 1:33.313 +1.065 34
9 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault 1:33.322 +1.074 38
10 Fernando ALONSO ESP Ferrari 1:33.494 +1.246 32
11 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes 1:33.740 +1.492 29
12 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari 1:33.896 +1.648 36
13 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault 1:34.120 +1.872 30
14 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes 1:34.130 +1.882 29
15 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari 1:34.998 +2.750 32
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault 1:35.070 +2.822 29
17 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault 1:35.127 +2.879 35
18 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth 1:35.802 +3.554 27
19 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault 1:35.984 +3.736 32
20 Max CHILTON ING Marussia Cosworth 1:37.329 +5.081 35
21 Charles PIC FRA Caterham Renault 1:36.079 +3.831 33
  TEMPO 107% TL2     1:38.704 +6.456  
22 Felipe MASSA BRA Ferrari 1:43.466 +11.218 7
               
REC Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault RB6   1:29.615 10/07/2010  
MV Fernando Alonso ESP Ferrari F10   1:30.874 11/07/2010  
               
  Condições do tempo   NUBLADO   ar:21-22ºC | pista: 18-20ºC  
Pneu médio   Pneu duro      

Pneu intermediário            

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