Rosberg aproveita falha de Hamilton na largada, vence com sobras no Japão e dá enorme passo rumo ao título da F1
O ano parece mesmo ser de Nico Rosberg na F1. Mais uma vez, o alemão contou com a sorte e nem chegou a ter Lewis Hamilton como adversário. O líder do campeonato dominou a corrida em Suzuka depois de ver o rival se enrolar mais uma vez na largada. Agora, Nico soma 313 pontos, 33 a mais que Hamilton, que terminou a prova neste domingo apenas em terceiro
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Nico Rosberg deu um passo gigante em direção ao tão sonhado título mundial de F1. Depois de comandar os treinos e voar na classificação, o filho de Keke Rosberg foi absolutamente impecável nas 53 voltas do GP do Japão deste domingo (9). O desempenho acachapante se converteu em sua nona conquista em 2016 e na 23ª da carreira, passando agora a marca de Damon Hill e pulando para o 13º posto na tabela dos pilotos mais vitoriosos da história do Mundial. No campeonato, o dono da Mercedes #6 agora soma 313 pontos, 33 a mais que Lewis Hamilton, o terceiro colocado na prova nipônica.
O triunfo de Rosberg começou a ser construído ainda na largada. O piloto tirou todo o proveito da pole-position e não deu chances, aproveitando ainda a má largada do rival Hamilton, que precisou usar todas as armas para se recuperar, depois de cair da segunda para a oitava posição na primeira volta. Ainda assim, o inglês foi ao pódio e salvou alguns pontos na disputa acirrada que trava com Nico pela taça. Só que a atuação brihante de Rosberg e a recuperação alucinante de Hamilton ajudaram a consagrar a Mercedes. Agora tricampeã no Mundial de Construtores.
A segunda colocação ficou com um valente Max Verstappen, que resistiu aos ataques de Hamilton até a última volta, quando o britânico cometeu um erro no hairpin final. Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen completaram os cinco primeiros. Entre os brasileiros, Felipe Massa aproveitou a boa estratégia da Williams para cruzar a linha de chegada em nono, voltando aos pontos. Felipe Nasr, por sua vez, terminou em 19º.
Confira como foi o GP do Japão de F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O domingo em Suzuka amanheceu nublado e frio, depois da chuva que atingiu a pista durante a madrugada. Ainda assim, quando os carros ganharam o circuito às 2h (de Brasília), o traçado já estava seco. E Valtteri Bottas, Felipe Massa, Jolyon Palmer e Marcus Ericsson escolheram os compostos médios para o início da prova, enquanto Kevin Magnussen, Felipe Nasr e Jenson Button optaram pelos duros. O restante — especialmente no top-10 — foram de macios. E falando em grid, antes mesmo do alinhamento, duas punições: a Ferrari teve de trocar o câmbio do carro de Kimi Räikkönen, que perdeu cinco posições, largando em sétimo. Jenson Button também caiu no grid, depois que a Honda decidiu colocar o motor atualizado em sua McLaren. Assim, o inglês partiu da última colocação.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Após a décima passagem das 53 da corrida nipônica, Rosberg seguia como piloto mais rápido em Suzuka e continuava o trabalho de abrir vantagem — a marca já estava em 7s5 para Vettel. Isso porque a Red Bull chamou logo seus dois pilotos para os pits. Verstappen e Ricciardo vieram aos boxes na volta 11 — ambos mudaram para os compostos duros —. Mas não foi o jovem o primeiro a parar. Na verdade, Fernando Alonso foi quem antes inaugurou a rodada de pit-stops um giro antes. O espanhol da McLaren, que vinha apenas no grupo intermediário, também optou pelo composto laranja.
Rosberg, então, começou a imprimir um ritmo muito forte com os pneus duros. E foi andando na casa de 1min36s753, para abrir uma vantagem acima de 4s. Vettel vinha 6s atrás, mas quase 15s à frente de Hamilton, que já despachara Ricciardo. Räikkönen permanecia em sexto, com Pérez em sétimo. Na verdade, aí todos os seis primeiros andavam na casa de 1min37s.
Mais atrás, Hülkenberg protagonizou uma bela ultrapassagem em cima de Bottas, para se garantir em oitavo. Os dois carros da Williams fechavam os dez primeiros. Aqui, entretanto, o ritmo variava entre 1min38s e 1min40s – especialmente da equipe inglesa. O pit-stop não tardou. Na volta 24, Massa enfim foi aos boxes trocar os pneus. A escolha foi pelos duros, na tentativa de ir até o fim da prova.
Na pista, Rosberg seguia na frente sem sustos, enquanto Vettel já se aproximava de Verstappen. Falando em ferrarista, Räikkönen antecipou sua parada e foi aos pits no giro 27. Neste mesmo momento, Alonso e Sainz protagonizaram uma bela disputa espanhola pelo décimo posto. Mas, apesar de acirrada, a disputa teve breve fim, já que o bicampeão logo parou. O piloto da Toro Rosso ainda ficou refém das duas Williams na sequência.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Outro que também fez uma visita aos boxes foi Verstappen. O holandês voltou de pneus duros novos na 30ª passagem. Rosberg foi logo em seguida. Vettel, por outro lado, optou por ficar na frente e assumiu a ponta brevemente – e ainda se queixou, para não deixar passar, de uma Manor retardatária enquanto liderava.
Neste cenário, o tetracampeão vinha na ponta, apenas 4s1 à frente de Hamilton, que tinha 3s para Rosberg. Apenas dos dois ponteiros estavam sem um segundo pit-stop com pouco mais de 30 voltas. Verstappen, Räikkönen e Ricciardo completavam os seis primeiros. Mas não por muito tempo.
Ricciardo veio na volta 33, mas perdeu uma eternidade nos pits por um problema na troca de pneus. Uma passagem depois, foi a vez do tricampeão da Mercedes parar. O inglês voltou em quarto, atrás de Vettel, Rosberg e Verstappen. Já o australiano da Red Bull retornou atrás de Räikkönen, em sexto. A Ferrari, então, chamou Vettel na 35 e optou pelos macios, surpreendentemente.
Assim, quando as posições se estabeleceram após os pit-stops, Rosberg voltou à liderança, com 5s3 para Verstappen, que vinha 7s melhor que Hamilton, que tinha Vettel colado em seu carro. Räikkönen continuava em quinto, à frente de Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas. Nasr vinha apenas em 19º.
Com dez voltas para o fim, enquanto Rosberg comandava a corrida sem qualquer preocupação, Verstappen tentava abrir vantagem para Hamilton, que vinha encurtando a distância para o holandês, em cima de um ritmo constante com os pneus duros. Em quarto, Vettel, por sua vez, também vinha tentando alcançar o tricampeão, tirando tudo da Ferrari com os compostos macios.
E Lewis pressionou tanto Max, que acabou errando ao tirar o carro por fora na chicane final. A freada forte fez o inglês escapar e perder de vez a chance de conquistar um segundo lugar. Daí, Rosberg liderou com tranquilidade a volta final, para vencer pela nona vez em 2016 e abrir uma enorme vantagem para o britânico na briga entre ambos pelos título.
A Ferrari terminou a prova logo atrás, com Vettel à frente de Räikkönen. Ricciardo, Pérez, Hülkenberg, Massa e Bottas completaram os dez primeiros. Importante dizer aqui que a estratégia de uma única parada acabou por colocar a Williams nos pontos. Felipe Nasr foi apenas o 19º.
A F1 volta agora, daqui a duas semanas, para o GP dos EUA.
F1, GP do Japão, Suzuka, final:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:26:43.333 | 53 voltas | |
2 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | RED BULL TAG HEUER | +4.978 | ||
3 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | +5.776 | ||
4 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | +20.269 | ||
5 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +28.370 | ||
6 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL TAG HEUER | +33.941 | ||
7 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +57.495 | ||
8 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +59.177 | ||
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1:37.763 | ||
10 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +1:38.323 | ||
11 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | HAAS FERRARI | +1:39.254 | ||
12 | 30 | JOLYON PALMER | ING | RENAULT | +1 volta | ||
13 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO FERRARI | +1 volta | ||
14 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | RENAULT | +1 volta | ||
15 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
16 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | +1 volta | ||
17 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO FERRARI | +1 volta | ||
18 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | +1 volta | ||
19 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
20 | 50 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | HAAS FERRARI | +1 volta | ||
21 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | MANOR MERCEDES | +1 volta | ||
22 | 94 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MANOR MERCEDES | +1 volta | ||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:35.118 | volta 35 | ||
RECORDE | MICHAEL SCHUMACHER | ALE | FERRARI | 1:28.954 | 07/10/2006 | ||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | McLAREN MERCEDES | 1:31.540 | 09/10/2005 |